16h44 - quinta, 15/09/2022

Distinguir o mérito!


Carlos Pinto
A apologia da memória e o reconhecimento do mérito alheio é um exercício que todos devíamos fazer, mas nem sempre isso sucede por razões várias. Aliás, é bastante comum deixarmos passar a oportunidade de prestar homenagem no momento certo àqueles que deram o seu melhor em prol de uma causa ou, simplesmente, de agradecer publicamente o trabalho que certas pessoas empreenderam num determinado período ou ao longo de uma vida em nome do bem comum ou da(s) comunidade(s). Os exemplos em que tal sucedeu são mais que muitos um pouco por todo o país…
Não foi o caso, felizmente, de Odemira, que no passado dia 8 de setembro, por ocasião das comemorações do Dia do Município, viu a Câmara e a Assembleia Municipal distinguir três personalidades que, por razões distintas, deram (e continuam a dar) um contributo precioso para a afirmação e para o prestígio do concelho: José Alberto Guerreiro, António Martins Quaresma e Mariana Martins.
José Alberto Guerreiro liderou durante uma dúzia de anos os destinos do município (depois de outros tantos anos como vereador), ficando indissociavelmente ligado ao projeto transformador que foi o Polis Litoral Sudoeste e à afirmação de Odemira como destino turístico de excelência.
Já António Martins Quaresma é, porventura, o maior conhecedor da história social, económica e patrimonial do concelho, desenvolvendo há anos um trabalho "hercúleo" de investigação e redação que, seguramente, é fundamental para o futuro da região.
Por fim, mas não menos importante, surge Mariana Martins, que além de ter sido a primeira mulher em todo o mundo a licenciar-se em guitarra portuguesa (um meio, sabe-se, quase exclusivo dos homens), é igualmente um exemplo de como se pode fazer a diferença mesmo vivendo fora dos grandes centros urbanos.
As homenagens municipais de que os três foram alvo são, por tudo isto e muito mais, um gesto da mais inteira justiça e amplamente merecido por parte de todos. Parabéns!



COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - segunda, 04/03/2024
Câmara de Odemira
dinamiza Universidade Sénior
A Câmara de Odemira assumiu, no início deste ano de 2024, a dinamização da Universidade Sénior (USO), para "criar condições para que o envelhecimento ativo e saudável seja uma realidade acessível a todos".
07h00 - segunda, 04/03/2024
Prémio de Conto
de regresso em
Santiago do Cacém
A Câmara de Santiago do Cacém tem a decorrer, até 12 de abril, o prazo de candidaturas para a 15ª edição do Prémio de Conto Manuel da Fonseca, que presta homenagem ao escritor natural do concelho e à sua obra.
07h00 - domingo, 03/03/2024
Líder do PCP
faz campanha em
Alcácer do Sal
O secretário-geral do PCP, Paulo Raimundo, vai estar neste domingo, 3, em Alcácer do Sal, em ações de campanha para as eleições Legislativas de 10 de março.
07h00 - sábado, 02/03/2024
Grândola recebe
prova de duatlo
neste sábado
O calendário nacional de duatlo arranca neste sábado, 2 de março, em Grândola, com a realização do Duatlo de Grândola 2024, promovido pela Câmara Municipal e pelo clube Amiciclo, com o apoio técnico da Federação de Triatlo de Portugal.
07h00 - sexta, 01/03/2024
Brigada do Mar
recolhe lixo marinho
no Alentejo Litoral
A Brigada do Mar promoveu, entre os dias 15 e 18 de fevereiro, uma ação de descontaminação de lixo marinho nas praias entre Tróia e Sines, tendo inclusive recolhido recipientes de plásticos de combustível provenientes de atividades ilícitas, provavelmente do tráfico de droga.

Data: 23/02/2024
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial