16h07 - quinta, 27/10/2022

Futuro está na Educação


Carlos Pinto
Em julho deste ano, em plena FACECO, a Câmara de Odemira e o Instituto Politécnico de Beja assinaram um protocolo que permitiu, já neste ano letivo, lançar a realização de dois cursos técnicos superiores profissionais (CTeSP) no município – um de Lazer, Desporto e Bem-estar e outro de Gestão de Organizações Sociais –, valorizando o território e permitindo que os alunos deste município possam prosseguir os seus estudos no ensino superior sem terem de sair de casa.
Mais recentemente, e tal como o "SW" lhe conta nesta edição, é o Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) que vai avançar com um investimento de 1,5 milhões de euros em Sines, onde irá construir uma nova residência para estudantes, com uma capacidade de 47 camas.
Segundo adiantam os responsáveis pela Instituto, o projeto deverá estar concluído em dezembro de 2023, abrindo portas para a criação de um novo campus (que incluirá uma escola superior) do IPS na cidade do Alentejo Litoral.
Estes dois projetos por parte de dois institutos politécnicos com forte ligação à região são, indiscutivelmente, uma excelente oportunidade para a capacitação das gerações mais jovens deste território, valorizando os recursos locais e permitindo a criação de mão de obra especializada e "massa crítica" para o Alentejo Litoral.
Mais do que nunca, a resposta aos desafios do futuro está na aposta presente no educação, na formação e na qualificação. Só assim se conseguirá tirar partido dos avultados investimentos em curso e previstos para a região, capitalizando mais-valias e o desenvolvimento económico e social.

2. Depois da tragédia de há um ano, o Clube Fluvial Odemirense colocou "mãos à obra" e inaugurou, no passado dia 23 de outubro, o seu centro náutico. Nunca a expressão "renascer das cinzas" fez tanto sentido como neste caso, sendo de aplaudir a dedicação e perseverança dos responsáveis deste emblema, assim como elogiar todos aqueles – de instituições públicas e entidades privadas ou à população em geral – que se juntaram para ajudar a reerguer o que um ato tresloucado e criminoso destruiu.



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - quarta, 24/04/2024
Festejar 50 anos de Abril
no Alentejo Litoral
O "SW" dá-lhe a conhecer as propostas para festejar os 50 anos do 25 de Abril nos con-celhos de Odemira, Sines, Santiago do Cacém, Grândola e Alcácer do Sal.
07h00 - quarta, 24/04/2024
Carlos Beato:
"O 25 de Abril
valeu a pena!"
Antigo presidente da Câmara de Grândola, Carlos Beato esteve ao lado de Salgueiro Maia na madrugada libertadora de 25 de Abril de 1974.
07h00 - quarta, 24/04/2024
Alunos de
Mação visitaram
concelho de Sines
Um grupo de alunos de Mação, no distrito de Santarém, visitou na passada semana o concelho de Sines, no âmbito da edição deste ano do programa "Partilha com Energia", da empresa EDP.
07h00 - terça, 23/04/2024
Concurso de BD em Odemira sobre
travessia aérea Portugal-Macau
A Câmara de Odemira tem a decorrer, até junho, um concurso de banda desenhada (BD) para assinalar o centenário da primeira travessia aérea entre Portugal e Macau, que partiu de Vila Nova de Milfontes em 1924.
07h00 - segunda, 22/04/2024
Moradores de Melides
exigem obras na
Estrada Nacional 261
Moradores da freguesia de Melides, concelho de Grândola, queixam-se da degradação da Estrada Nacional 261 (EN 261) e vão protestar, nesta segunda-feira, 22, para exigir obras nesta via de acesso ao vizinho concelho de Santiago do Cacém.

Data: 19/04/2024
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial