18h39 - quinta, 08/12/2022

Desporto é mais que resultados


Carlos Pinto
A Câmara de Odemira promoveu, na noite do passado sábado, 3 de dezembro, a primeira edição da Gala do Desporto. Uma noite de festa que levou ao palco do cineteatro Camacho Costa dezenas de atletas de diversas modalidades, numa cerimónia que teve como grande objetivo premiar e reconhecer todos aqueles que ao longo do ano "trabalharam em prol do desenvolvimento desportivo do concelho".
Ao contrário do que muitos julgam, a importância do desporto vai muito além dos resultados alcançados pelas equipas ou atletas nas provas e campeonatos que disputam. É através do desporto que crianças, jovens e adultos ganham hábitos de vida saudáveis. É através do desporto que se incute o espírito de equipa e de entreajuda. É através do desporto que se promove a integração social e se conquista o respeito do(s) adversário(s).
Mas o desporto vai muito além disso: é através da sua prática e das coletividades que a promovem que se consegue estimular a perceção de comunidade e dinamizar muitas aldeias e vilas que, sem estas expressões coletivas, pouca ou nenhuma atividade recreativa teriam ao longo do ano.
Por tudo isto, fez bem a Câmara de Odemira em promover esta Gala do Desporto. Não só para distinguir o mérito das conquistas alcançadas por muitos odemirenses em modalidades como o futebol, canoagem, atletismo, andebol ou bodyboard, mas também para valorizar as centenas de voluntários – entre atletas, treinadores, dirigentes e encarregados de educação – que diariamente permitem que a prática desportiva seja uma realidade constante.

2. Segundo a presidente da Conferência Vicentina, Ana Silva Fernandes, esta instituição social de Santiago do Cacém contabiliza um aumento "de cerca de 48 para perto de 62 cabazes" alimentares distribuídos a famílias carenciadas do concelho "nos últimos seis meses". Analisados assim, pode haver quem ache que estes números não parecem nada de extraordinário, mas não é o caso. Este aumento dos pedidos de apoio são reflexo de uma crise social que se começa a acentuar em Portugal e para a qual devemos todos estar alerta. O ano de 2023 vai ser (muito) exigente…



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - terça, 16/04/2024
Porto de Sines foi dos que mais
cresceu na União Europeia em 2023
O Porto de Sines mantém a 14ª posição no top 15 dos maiores portos de contentores da União Europeia (UE), de acordo com a análise feita por Theo Notteboom para a publicação "PortEconomics".
07h00 - terça, 16/04/2024
Sines recorda
José Afonso neste
mês de abril
O Centro de Artes de Sines vai recordar, neste mês de abril, Zeca Afonso com uma exposição, apresentações de livros, palestra e concerto por Filipa Pais, no âmbito das comemorações dos 50 Anos do 25 de Abril.
07h00 - segunda, 15/04/2024
Empresa adquire novos terrenos para
produzir hidrogénio verde em Sines
O consórcio MadoquaPower2X (MP2X), que junta investidores portugueses, dinamarqueses e neerlandeses e é liderado pela empresa Madoqua Renewables, acaba de adquirir mais 60 hectares na Zona industrial e Logística de Sines (ZILS), para instalar unidades de produção de hidrogénio e amoníaco verdes.
07h00 - segunda, 15/04/2024
Fundo de Transição
Justa para o Alentejo
Litoral já tem site
O Fundo de Transição Justa para o Alentejo Litoral tem uma nova página oficial na Internet, em www.
07h00 - segunda, 15/04/2024
Praia de Milfontes
sobe ao quarto lugar
do campeonato
O Praia de Milfontes subiu ao quarto lugar do campeonato distrital da 1ª divisão de Beja, depois de ter ganho na tarde deste domingo, 14, em Aljustrel.

Data: 05/04/2024
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial