17h00 - quinta, 18/05/2023

Economia dá sinais positivos


Carlos Pinto
Enquanto vamos passando os dias ao sabor de pequenas polémicas e outras questiúnculas "menores", seja à espera que a comissão de inquérito da TAP chegue ao fim, saber qual o próximo sabor de gelado escolhido pelo Presidente ou que clube vai ser o novo campeão nacional de futebol, há todo um país que vai dando sinais de recuperação e vitalidade.
Talvez por isso, e sem que muitos tenham dado por tal, ficámos a saber, no final do passado mês de abril, que o Produto Interno Bruto (PIB) português avançou 2,5% em termos homólogos nos primeiros três meses deste ano, sendo o terceiro melhor registo entre os países da União Europeia (UE). Melhor: o crescimento em cadeia, ou seja, em comparação com os três meses anteriores, foi de 1,6%, o mais alto da UE.
Já em maio, o famigerado (e de má memória) Fundo Monetário Internacional (FMI) veio a público rever a sua projeção para o crescimento da economia portuguesa em 2023, passando de 1% para 2,6%, um valor muito acima dos 1,8% projetados pelo Governo e pelo Banco de Portugal.
Quer tudo isto dizer que, afinal de contas, há um país que está a conseguir superar as dificuldades dos últimos meses, desde a retoma pós-pandemia aos efeitos nefastos da invasão russa à Ucrânia. É certo que as dificuldades das famílias no dia-a-dia ainda são muitas, mas todos estes dados são um sinal positivo da economia, que demonstra desta forma que existem condições para "dar a volta" à crise, que é o que realmente interessa aos portugueses.
Muito mais que saber quem chamou o SIS, se as relações entre Belém e São Bento estão de "cortar à faca" ou se a festa do título será no Marquês ou nos Aliados.

2. A ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, decretou, por fim, o estado de seca severa e extrema em grande parte dos territórios a sul do país, Alentejo Litoral incluído. Diz o ditado que "mais vale tarde que nunca", mas esperemos que neste caso – e sabendo nós do quão exigente e burocrático é operacionalizar medidas desta natureza – não se tenha perdido tempo a mais…



COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - domingo, 24/09/2023
Prova de BTT
em Vale Bejinha
neste domingo
A aldeia de Vale Bejinha, na freguesia de São Luís (Odemira), receber neste domingo, 24, a 11ª edição da prova de BTT "Desenferruja Canelas", que contará com percursos de 25, 45 e 75 quilómetros.
07h00 - domingo, 24/09/2023
Caminhadas com
Arte" no concelho
de Odemira
A cooperativa Lavrar o Mar promove, a partir deste domingo, 24, o projeto "As Artes no Alto da Serra e na Costa Vicentina", que cruza artes performativas e cultura local nos concelhos de Odemira, Aljezur e Monchique.
07h00 - sábado, 23/09/2023
Roteiro "Sonoridades
& Sabores" no
concelho de Odemira
O concelho de Odemira recebe, a partir de sábado, 23, um roteiro pela tradição musical e gastronómica com petiscos e pratos tradicionais acompanhados pelo cante ao baldão, viola campaniça, acordeonistas e música tradicional.
07h00 - sexta, 22/09/2023
Jorge Palma
ao vivo em
São Teotónio
O cantor Jorge Palma vai atuar neste sábado, 23, a partir das 22h00, em São Teotónio, num concerto onde não vão faltar clássicos intemporais, assim como os novos temas do recém-editado "Vida".
07h00 - sexta, 22/09/2023
Festival "Terras
Sem Sombra" em
Santiago do Cacém
O pianista belga Olivier de Spiegeleir atua neste sábado, 23, na Igreja Paroquial de Santa Maria, em Vila Nova de Santo André, no concelho de Santiago do Cacém, no âmbito do festival "Terras Sem Sombra".

Data: 15/09/2023
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial