10h53 - quinta, 15/06/2023

Esperança na juventude!


Carlos Pinto
Dizer que o futuro está nos mais jovens é uma verdade lapalissiana, pois sendo mais novos é natural que sejam eles a dar continuidade às nossos sociedades. Já não tão óbvia é aquela visão de alguns (muitos) adultos de agora, que olham para as gerações mais jovens com sobranceria e altivez, incapazes de perceber as suas aspirações , anseios e preocupações.
Para estes, os homens e mulheres de amanhã serão sempre incapazes de igualar os feitos dos adultos de hoje, estando destinados a um futuro de fracasso(s). Que será deles sem nós, pensam alguns. Nada mais errado!
Os jovens de hoje estão muito mais preparados para enfrentar o "mundo real" do que os seus pais estavam quando tinham a mesma idade. Porque os jovens de hoje têm mais cultura, mais informação, uma visão completamente distinta do mundo e daquilo que os rodeia. E como em todas as gerações, há causas que os guiam e pelas quais se batem com "unhas e dentes".
Ora esta é uma evidência que não pode ser subvalorizada apenas porque os seus gostos são diferentes dos dos seus progenitores, porque a música que ouvem não tem nada que ver com a de outrora ou porque há aspetos da vida em sociedade, como a sustentabilidade ambiental ou o bem estar animal, que valorizam mais que o conforto e as "marcas".
Por tudo isto, é preciso envolver cada vez mais os jovens naquilo que são as dinâmicas comunitárias locais. Seja em associações recreativas ou culturais, nos clubes desportivos, nas empresas e até na política. Os jovens podem (e devem) ter uma palavra a dizer sobre o(s) território(s) que queremos construir e sobre os caminhos a percorrer até lá, pois são eles que vão usufruir dos mesmos. Caso contrário, teremos terras cada vez mais despidas… de gente e de vida.

2. Parabéns aos 11 alunos do Agrupamento de Escolas de Odemira, que no Concurso Nacional de Jovens Cientistas demonstraram (mais uma vez) que estudar no interior, fora dos grandes centros urbanos, não é sinónimo de falta de capacidade para criar e inovar. Um trabalho meritório destes jovens e da professora Paula Canha que merece (e deve) ser sempre reconhecido e enaltecido.



COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - segunda, 16/09/2024
Ministro da Educação visita
Escola Profissional de Odemira
O ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, visita nesta segunda-feira, 16, a Escola Profissional de Odemira (EPO), para conhecer o projeto educativo desta instituição.
06h00 - segunda, 16/09/2024
Fundação GALP
apoia alunos
de Sines e Santiago
A Fundação GALP vai atribuir bolsas de mérito a alunos de licenciatura oriundos de Sines e Santiago do Cacém, no distrito de Setúbal, com o valor de 900 euros por ano.
20h00 - domingo, 15/09/2024
Praia de Milfontes
vence no arranque
da Taça de Honra
A vitória do Praia de Milfontes em Vidigueira foi o grande destaque da ronda inaugural da Taça de Honra da 1ª Divisão Distrital, realizada na tarde deste domingo, 16.
06h00 - sábado, 14/09/2024
Exposição sobre
curandeiras para
ver em Odemira
O Espaço CRIAR – Centro de Artes e Ofícios, em Odemira, recebe a partir deste sábado, 14, a exposição "Curandeiras como nós", de Mariana Dias Coutinho, a partir do trabalho de campo desenvolvido no concelho, no âmbito do projeto com o mesmo nome.
06h00 - sexta, 13/09/2024
Escassez de água preocupa empresas agrícolas do Sudoeste Alentejano
Um estudo da associação que representa empresas agrícolas do Sudoeste Alentejano revela que a escassez de água é a "maior preocupação", apontando a necessidade de o Governo implementar uma estratégia nacional para a gestão dos recursos hídricos.

Data: 13/09/2024
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial