16h00 - quinta, 21/03/2024

O mérito da persistência


Carlos Pinto
Ana Ramos, Bruna Matos e Mariana Gonçalves são naturais do concelho de Odemira e acabam de conquistar a medalha de prata no Concurso Italiano para Jovens Cientistas "I Giovani e le Scienze", realizado anualmente em Milão (Itália).
As três jovens representaram Portugal na competição com uma investigação sobre o potencial de alguns fungos para a biodegradação de polietileno, acabando por garantir o segundo lugar entre 35 projetos de pesquisa em diversas áreas do conhecimento humano realizados por "jovens cientistas" provenientes de países como Itália, Bélgica, Brasil, México, Luxemburgo, Portugal, Espanha, Taiwan, Turquia e Tunísia.
O trabalho que Ana Ramos, Bruna Matos e Mariana Gonçalves levaram até Itália foi concebido no ano letivo de 2022-2023, quando as três eram alunas do Agrupamento de Escolas de Odemira e faziam parte do seu Clube de Ciência Viva/BIGEO, coordenado pela professora Paula Canha.
Há mais de duas décadas que este Clube Ciência Viva/BIGEO funciona no seio do Agrupamento de Escolas de Odemira, ajudando os alunos em projetos de investigação "em qualquer área da ciência em que estejam interessados".
Um trabalho meritório que tem granjeado inúmeros elogios e, sobretudo, tem permitido aos jovens alunos odemirenses que dele fazem (ou fizeram) parte experiências únicas em competições de cariz científico nacionais e internacionais, algumas das vezes regressando a casa com prémios na bagagem.
Por norma, temos a tendência para nos martirizarmos com a interioridade a que estamos submetidos, a lamentar-nos com as distâncias que nos separam dos grandes centros urbanos ou a criticarmos a falta de oportunidades laborais na região. Tudo isto tem o seu fundo de razão, mas também não pode server de agente inibidor à nossa progressão enquanto cidadãos do mundo e bons profissionais.
É nesse âmbito que é de louvar o trabalho desenvolvido pelo Clube de Ciência Viva/BIGEO do Agrupamento de Escolas de Odemira, que tem tido o mérito da persistência e a capacidade de querer sempre fazer mais e melhor. É disto que a região necessita!



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - sexta, 26/04/2024
Concerto de
Capicua na
vila de Grândola
Um concerto com Capicua está marcado para esta sexta-feira, 26, no Cine Granadeiro, em Grândola, integrado no programa comemorativo dos 50 anos do 25 de Abril e dos 60 anos da música "Grândola, Vila Morena".
07h00 - sexta, 26/04/2024
Vila de Odemira
recebe circuito de
atletismo no domingo
Dezenas de atletas vão participar, no próximo domingo, 28, na 42ª edição do Circuito de Atletismo Vila de Odemira, competição organizada pelo Núcleo Desportivo e Cultural de Odemira, em parceria com a Câmara Municipal, e que integra o programa comemorativo dos 50 anos do 25 de Abril no concelho.
07h00 - sexta, 26/04/2024
Odemira vai receber Encontro
das Estações Náuticas em 2025
O concelho de Odemira vai receber, no próximo ano de 2025, a quarta edição do Encontro da Rede das Estações Náuticas de Portugal, organizado em parceria entre a Estação Náutica de Odemira e a Fórum Oceano, com o apoio da Entidade Regional de Turismo do Alentejo.
07h00 - quarta, 24/04/2024
Festejar 50 anos de Abril
no Alentejo Litoral
O "SW" dá-lhe a conhecer as propostas para festejar os 50 anos do 25 de Abril nos con-celhos de Odemira, Sines, Santiago do Cacém, Grândola e Alcácer do Sal.
07h00 - quarta, 24/04/2024
Carlos Beato:
"O 25 de Abril
valeu a pena!"
Antigo presidente da Câmara de Grândola, Carlos Beato esteve ao lado de Salgueiro Maia na madrugada libertadora de 25 de Abril de 1974.

Data: 19/04/2024
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial