13h01 - quinta, 04/04/2024

Justiça lenta!


Carlos Pinto
O Ministério Público (MP) junto do Supremo Tribunal de Justiça (STJ) já recebeu o pedido de António Costa para ser ouvido o mais brevemente possível no processo Operação Influencer, relacionado com o data center da empresa Start Campus em Sines e que ditou a queda do Governo.
A confirmação surgiu pela Procuradoria-Geral da República (PGR), depois de terça-feira, 2 de abril, o agora ex-primeiro-ministro António Costa ter anunciado que tinha dado instruções ao seu advogado para apresentar um requerimento que lhe permita ser ouvido "com a maior celeridade" pela justiça para "esclarecer qualquer dúvida" ou suspeita.
"Constituí advogado e dei instruções ao advogado para hoje mesmo apresentar um requerimento junto do senhor coordenador do MP no STJ para que, com a maior celeridade possível possam proceder à minha audição para se esclarecer qualquer dúvida que tenham sobre a suspeita que tenham porque não há nada pior que haver uma suspeita e ela não ser esclarecida", disse António Costa à saída da tomada de posse do Governo de Luís Montenegro.
Recorde-se que a Operação Influencer remonta ao início de novembro de 2023, ou seja, há praticamente cinco meses. Desde então tivemos um primeiro-ministro a demitir-se, eleições legislativas antecipadas convocadas após dissolução da Assembleia da República, uma longa campanha eleitoral, eleições que ditaram um Parlamento "partido" em três blocos e a tomada de posse de um novo governo… minoritário!
Entretanto, tudo isto foi acontecendo sem que as suspeitas levantadas pela PGR relativamente ao então primeiro-ministro António Costa tivessem qualquer tipo de esclarecimento por parte da justiça, que se quer cega mas não lenta. É difícil de perceber…

2. Lentidão foi algo que o novo Governo não teve na mudança da imagem institucional do mesmo, com o regresso imediato do escudo e da esfera armilar. É uma opção que se aceita perfeitamente, mas causa estranheza que seja motivo para tanto regozijo cibernético. Seria o anterior logotipo um dos maiores problemas do país?



COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - sábado, 25/05/2024
Prova de canoagem
de mar liga Sines
a Vila Nova de Milfontes
Realiza-se neste sábado, 25, a terceira etapa do Campeonato Nacional de Canoagem de Mar SURFSKI-SW Alentejano, que vai ligar Sines a Vila Nova de Milfontes.
07h00 - sexta, 24/05/2024
Iniciativa em Odemira
para promover a
saúde do coração
Palestras, rastreios de saúde e atividades desportivas são alguns dos destaques da iniciativa "Tudo em Prol do Coração", que a Câmara de Odemira promove nesta sexta-feira, 24, para divulgar hábitos de vida saudáveis entre a população, como a prática regular de atividade física e uma alimentação equilibrada.
07h00 - sexta, 24/05/2024
23 praias do Alentejo Litoral com "Qualidade de Ouro"
O Alentejo Litoral vai contar, no verão de 2024, com um total de 23 praias com o galardão de "Qualidade de Ouro", atribuído pela associação ambientalista Quercus para distinguir anualmente a qualidade da água balnear das praias portuguesas, com base na informação pública oficial disponível.
07h00 - sexta, 24/05/2024
Obras de reparação
avançam na ER 261
em Melides
A Infraestruturas de Portugal (IP) tem em curso obras de reparação do pavimento da Estrada Regional 261 (ER261) em Melides, no concelho de Grândola, obrigando o trân-sito no local a circulação alternada.
07h00 - sexta, 24/05/2024
Torneio de andebol masculino e
feminino no concelho de Odemira
As seleções de andebol sub-14 (femininas e masculinas) do Algarve, Madeira, Setúbal e Huelva (Espanha) participam, neste fim de semana, 24 a 26 de maio, na edição deste ano do Torneio Sudoeste Andebol Cup.

Data: 17/05/2024
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial