16h43 - quinta, 20/03/2025

Investimentos necessários e... indispensáveis!


Carlos Pinto
Depois de muita discussão, parece mesmo que a água do Alqueva vai chegar até ao Mira, para reforçar a barragem de Santa Clara e o respetivo perímetro de rega, até ao ano de 2030, num investimento que pode ascender a 35 milhões de euros.
A intenção consta, pelo menos, da estratégia nacional "Água que une", recentemente apresentada pelo Governo e que inclui ainda a modernização e reabilitação total do Aproveitamento Hidroagrícola do Mira, que deverá ser executada também até 2030, num investimento total de 170 milhões de euros.
Há muito que estas duas obras são reclamadas pelos agentes locais, tendo em conta os efeitos das alterações climáticas que se têm vindo a verificar na região (agora atenuados pelas recentes chuvadas, que permitiram Santa Clara atingir um nível de armazenamento de 53%, há muito não visto), assim como o aumento da "pressão" no consumo de água por parte da atividade agrícola. Por tudo isto, estes são investimentos necessários… e indispensáveis!
Ainda assim, existem duas premissas que devem manter-se presentes em todo este processo: as da racionalidade e do bom senso. Porque se agora temos mais água armazenada em Santa Clara e existe uma perspetiva desta disponibilidade ser uma constante a médio prazo, por via do Alqueva, é também fundamental que se continue a apostar numa gestão criteriosa desde recurso, garantindo um consumo sustentável e não única e exclusivamente condicionado pelas necessidades de um setor que quanto mais água tiver, mais água gastará.
É na conciliação destas duas perspetivas, entre a sustentabilidade e desenvolvimento económico, que estará a "chave do sucesso" do futuro, (quase) ultrapassados que estão os problemas e as restrições do passado.



COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - sábado, 14/06/2025
Rota Mineira
do Alentejo liga
Grândola a Aljustrel
O Clube Land Rover de Portugal promove, neste sábado, 14, a Rota Mineira do Alentejo, que vai ligar os concelhos de Grândola e de Aljustrel e oferecer aos participantes "uma experiência única que combina a admiração das paisagens deslumbrantes com a descoberta do património mineiro local".
07h00 - sábado, 14/06/2025
Performance
artística em igreja
de Odemira
A artista francesa Louise Chardon vai estar, a partir deste sábado, 14, na Igreja da Misericórdia de Odemira, para apresentar a residência-performance "Gravidade".
07h00 - sexta, 13/06/2025
Conservatória de Odemira continua de portas fechadas
A Conservatória do Registo Predial de Odemira está de "portas fechadas" desde o passado mês de abril, situação que tanto o presidente da Câmara Municipal como uma organização de produtores agrícolas criticam, esperando que o Governo possa encontrar uma resolução.
07h00 - sexta, 13/06/2025
Jovens "cientistas"
de Odemira premiados
na Mostra Nacional
Dois trabalhos realizados por alunos da Escola Secundária Doutor Manuel Candeias Gonçalves, de Odemira, foram premiados durante a Mostra Nacional de Ciência 2025/ Concurso Nacional de Jovens Cientistas, que decorreu no final de maio na cidade do Porto.
07h00 - sexta, 13/06/2025
Atletas do NDCO
campeões distritais
de meia-maratona
Os atletas Ana Lourenço e Carlos Papacinza, ambos do Núcleo Desportivo e Cultural de Odemira (NDCO), sagraram-se campeões distritais de meia-maratona durante o evento multidisciplinar Brisas do Atlântico, que na terça-feira, 10, ligou o Almograve à Zambujeira do Mar, no concelho de Odemira.

Data: 13/06/2025
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial