15h51 - quinta, 01/05/2025

E depois do "apagão"?


Carlos Pinto
Passava pouco das 11h30 de segunda-feira, 28 de abril, quando se deu um verdeiro "apagão total" em toda a Península Ibérica. Ao longo de horas, todos nós ficámos "desligados", sem fontes de energia elétrica e com muita desinformação a circular nas redes sociais, o que levou a certos "excessos" em supermercados e postos de abastecimento de combustível. Só no dia seguinte o operador de rede de distribuição de eletricidade E-Redes garantiu que o serviço estava totalmente "reposto e normalizado", explicando que a religação da rede foi feita em cascata (alta, média e baixa tensão) e que foi possível recuperar mais depressa o fornecimento de energia "fruto da gestão integrada da rede nos vários níveis de tensão".
Ultrapassada esta crise, ao que tudo indica com origem em Espanha, que ensinamentos devemos retirar das horas vividas durante o "apagão" para o nosso futuro? Desde logo, a necessidade de uma maior organização no topo da cadeia de comando, ou seja, entre Governo e Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), uma vez que ao longo de horas não houve, por parte destes, qualquer tipo de informação oficial prestada à população que não a divulgada pela comunicação social (que fez um trabalho admirável, mas a quem nem toda a gente tinha acesso).
Nesse âmbito, e enquanto Governo e ANEPC ficaram muito aquém do exigido, é de saudar o papel das autarquias, que em articulação com os respetivos serviços municipais de Proteção Civil e as autoridades locais, conseguiram prestar informação às respetivas populações e tomar medidas concretas para minimizar os impactos da falta de eletricidade.
Mas após este "apagão" urge igualmente refletir sobre o processo de transição energética em curso no país. Será que a aposta nas energias renováveis é real ou continuamos a depender de fontes energéticas mais baratas… vindas de Espanha? Não deveria há muito estar definido um plano de emergência para dar resposta em "situações-limite" como a desta semana? E será que as empresas concessionárias das redes, um bem público e essencial, estão preparadas e possuem planos de contingência para este tipo de episódios ou a sede de lucro sobrepõe-se a tudo o resto?
São estas as questões a que é necessário, rapidamente, dar resposta. Sob risco de ficarmos, de novo, às escuras!



COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - sábado, 14/06/2025
Rota Mineira
do Alentejo liga
Grândola a Aljustrel
O Clube Land Rover de Portugal promove, neste sábado, 14, a Rota Mineira do Alentejo, que vai ligar os concelhos de Grândola e de Aljustrel e oferecer aos participantes "uma experiência única que combina a admiração das paisagens deslumbrantes com a descoberta do património mineiro local".
07h00 - sábado, 14/06/2025
Performance
artística em igreja
de Odemira
A artista francesa Louise Chardon vai estar, a partir deste sábado, 14, na Igreja da Misericórdia de Odemira, para apresentar a residência-performance "Gravidade".
07h00 - sexta, 13/06/2025
Conservatória de Odemira continua de portas fechadas
A Conservatória do Registo Predial de Odemira está de "portas fechadas" desde o passado mês de abril, situação que tanto o presidente da Câmara Municipal como uma organização de produtores agrícolas criticam, esperando que o Governo possa encontrar uma resolução.
07h00 - sexta, 13/06/2025
Jovens "cientistas"
de Odemira premiados
na Mostra Nacional
Dois trabalhos realizados por alunos da Escola Secundária Doutor Manuel Candeias Gonçalves, de Odemira, foram premiados durante a Mostra Nacional de Ciência 2025/ Concurso Nacional de Jovens Cientistas, que decorreu no final de maio na cidade do Porto.
07h00 - sexta, 13/06/2025
Atletas do NDCO
campeões distritais
de meia-maratona
Os atletas Ana Lourenço e Carlos Papacinza, ambos do Núcleo Desportivo e Cultural de Odemira (NDCO), sagraram-se campeões distritais de meia-maratona durante o evento multidisciplinar Brisas do Atlântico, que na terça-feira, 10, ligou o Almograve à Zambujeira do Mar, no concelho de Odemira.

Data: 13/06/2025
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial