14h52 - quinta, 12/06/2025

O ódio está a vencer...


Carlos Pinto
Os últimos dias foram assim:

"Um ator da companhia de teatro A Barraca foi agredido esta terça-feira, 10 de junho, por um grupo de extrema-direita, em Lisboa, quando entrava para um espetáculo com entrada livre de homenagem a Camões. […] A diretora da companhia e também atriz Maria do Céu Guerra narrou à Lusa que foi por volta das 20h00, estavam os atores a chegar ao Cinearte, no Largo de Santos, quando se cruzaram à porta "com um grupo de neonazis com cartazes, programas", com várias frases xenófobas, que começaram por provocar uma das atrizes."

"O candidato presidencial Henrique Gouveia e Melo participou hoje, em Lisboa, numa cerimónia do 10 de Junho de homenagem aos ex-combatentes, na qual ouviu gritos de traição e insultos racistas devido à presença do imã de Lisboa."

"Um carro onde seguiam elementos da Claque Super Dragões, afeta ao FC Porto, foi incendiado por adeptos sportinguistas esta terça-feira, no Lumiar, na sequência de um duelo do campeonato de hóquei em patins. Dos cinco ocupantes, quatro ficaram feridos. Duas pessoas tiveram de ser hospitalizadas, entre elas o condutor."


Estas três notícias dizem respeito a factos ocorridos na passada terça-feira, 10 de junho, Dia de Portugal. Factos que nos devem preocupar de sobremaneira e que demonstram, na perfeição, o caminho de retrocesso civilizacional que estamos a percorrer em passo acelerado, instigado por fake news e falsas perceções que brotam constantemente das redes sociais.
Sem que nos tenhamos apercebido (apesar de todos os sinais latentes há muito evidentes), o ódio está a vencer. Será este um fim inevitável? Será este o país (e o mundo) que queremos deixar aos nossos filhos? Parece-nos bem que não, por isso a hora é de agir e condenar, sem peias ou "paternalismos", qualquer tipo de comportamento que não tem cabimento numa sociedade democrática, progressista e civilizada. É agora ou nunca. E depois não nos queixemos…



COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - terça, 08/07/2025
Câmara de Odemira quer reabilitar
antiga residência de estudantes
A Câmara de Odemira tem a decorrer negociações com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Alentejo, no âmbito do Fundo para uma Transição Justa, para a reabilitação da antiga residência de estudantes da vila.
07h00 - terça, 08/07/2025
Inês Hilário
candidata do PS
à Junta de Bicos
A empresária e atual presidente da Junta de Vale de Santiago (Odemira), a socialista Inês Hilário, vai ser a candidata do PS em Bicos, que volta a ter junta de freguesia a partir de 2025, nas eleições Autárquicas de 12 de outubro.
07h00 - terça, 08/07/2025
Judiciária apreende
folhas de canábis
em Grândola
A Polícia Judiciária (PJ) apreendeu cerca 2200 quilos de folhas canábis sativa numa unidade de produção no concelho de Grândola, supostamente dedicada à produção de canábis medicinal.
07h00 - terça, 08/07/2025
Odemira tem nova associação de apoio a pessoas com experiência oncológica
Apoiar a população que já enfrentou uma experiência oncológica é um dos objetivos da nova associação OncoMira – Pessoas e Oncologia, fundada em Odemira nesta segunda-feira, 7 de julho.
07h00 - segunda, 07/07/2025
Novo empreendimento com
95 habitações em Alcácer do Sal
Já arrancou a construção do empreendimento Olive Green Residences, em Alcácer do Sal, que contará com um total de 95 apartamentos de tipologias de T0 a T4, num investimento de cerca de 38 milhões de euros.

Data: 27/06/2025
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial