00h00 - sexta, 18/08/2017

Os cinco candidatos (e equipas)
à presidência da Câmara de Odemira

Os cinco candidatos (e equipas) à presidência da Câmara de Odemira

São cinco os candidatos à presidência da Câmara Municipal de Odemira nas eleições Autárquicas agendadas para o próximo dia 1 de Outubro, com listas apresentadas pelo PS, CDU, PSD, Bloco de Esquerda e CDS-PP.
Mas vamos por partes e começando pelo PS, que detém a maioria na Câmara de Odemira há 20 anos, a aposta voltou a recair em José Alberto Guerreiro, 57 anos, presidente desde 2009 e que se recandidata a um terceiro (e último mandato). Na lista socialista surge ainda, nos lugares seguintes, Ricardo Cardoso, Deolinda Seno Luís, Telma Guerreiro, Pedro Ramos, Raquel Vicente e Silva e João Soares.
Já a CDU tem como cabeça-de-lista a jovem fisioterapeuta Sara Ramos, de apenas 32 anos, que é seguida na lista por Ricardo Cesário, Ana Vaz, Luís Cardoso, Helena Ventura, Fernando Fialho e Nuno Encarnação. Ainda à esquerda, o Bloco volta a candidatar à presidência da Câmara de Odemira a professora Ana Loureiro, a quem se seguem Eugénia Soares, Martin Winiecki, Fernanda Pinto, Jorge Vilhena, Fátima Teixeira e Davide Roque.
Renovação é o mote no seio da candidatura do PSD, que este ano vai a votos sem o CDS. O jovem empresário Luís Bernardo Freitas, de 33 anos, lidera uma lista que tem, nos lugares seguintes, Márcio Coelho, Ana Patrícia Firmino, Alexandre Perdigão, Susana Silva, Paulo Vaz e Ana Lúcia Carrilho.
Finalmente, o CDS tem como candidata Mariana Freire de Andrade, 48 anos, que actualmente desempenha funções de chefe de gabinete no grupo parlamentar do CDS-PP na Assembleia da República. Na lista centrista surgem depois os nomes de Margarida Lourenço, Francisco Delgado, Filipa Murta, José Agostinho, Inês Português e Cristina Marreiros.
Quanto à Assembleia Municipal de Odemira, são quatro os candidatos: Ana Aleixo pelo PS (que vai tentar a eleição para o cargo até agora desempenhado pela também socialista Natália Cabecinha), João Quaresma pela CDU, Romeu Mateus pelo PSD e Pedro Gonçalves pelo Bloco de Esquerda.


Apenas PS e CDU se apresentam a votos em todas as 13 assembleias de freguesia do concelho de Odemira.
No caso dos socialistas são recandidatos os actuais presidentes Manuel Pereira (Boavista dos Pinheiros), Manuel Penedo (Colos), Maria da Glória Pacheco (Longueira/Almograve), Fernando Peixeiro (Santa Clara-a-Velha), Nuno Duarte (São Martinho das Amoreiras) e Francisco Lampreia (Vila Nova de Milfontes). São ainda candidatos Paulo Luz (Luzianes-Gare), Artur Silvestre (Relíquias), Fernando Guerreiro (Sabóia), António Cópio (São Salvador e Santa Maria/Odemira), Fernando Parreira (São Luís), Dário Guerreiro (São Teotónio) e Fátima Guerreiro (Vale de Santiago).
Por sua vez, a CDU volta a apostar nos actuais autarcas teresa Bernardino (Luzianes-Gare), Daniel Balinhas (Relíquias), Mário Santa Bárbara (São Salvador e Santa Maria/Odemira), Manuel Campos (São Luís) e Florival Silvestre (Vale de Santiago). Nas outras freguesias, os comunistas candidatam Nelson Costa (Boavista dos Pinheiros), Fernando Silva (Colos), Cristina Protásio (Longueira/Almograve), Firmino Jacinto (Sabóia), Leonel Rodrigues (Santa Clara-a-Velha), Eduardo Marques (São Martinho das Amoreiras), Hélder Salvador (São Teotónio) e Maria José Chaves (Vila Nova de Milfontes).
Já o PSD tem candidatos em oito freguesias: Telma Bernardo Freitas (Boavista dos Pinheiros), Patrícia Santos (Longueira/Almograve), Márcio Coelho (Sabóia), Anabela Paulino (Santa Clara-a-Velha), António Almeida (São Salvador e Santa Maria/Odemira), Luís Candeias (São Luís), Hélder Viana (São Teotónio) e José Gabriel Lourenço (Vila Nova de Milfontes).
Por fim, o Bloco de Esquerda conta em 2017 com candidaturas em seis freguesias do concelho de Odemira: Dora Dias (Boavista dos Pinheiros), Pedro Gonçalves (Colos), Ana Loureiro (Longueira/Almograve), Eugénia Soares (São Salvador e Santa Maria /Odemira), Joaquim Rodrigues (São Teotónio) e Ventura Ramalho (Vila Nova de Milfontes).


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
00h00 - sexta, 18/08/2017
Cerveja de Sabóia
com sabor a Alentejo
Imagine chegar ao balcão de um café, num dia de calor, e pedir uma cerveja de pão alentejano e aguardente de medronho, com alecrim ou com orégãos… Esquisito? É provável que pense que sim.
00h00 - quinta, 17/08/2017
Praias de Milfontes e Zambujeira com postos de saúde
A Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano (ULSLA) tem a funcionar, até final deste mês de Agosto, dois postos de saúde nas praias de Vila Nova de Milfontes e Zambujeira do Mar, ambas no concelho de Odemira.
00h00 - quinta, 17/08/2017
Exposição de arqueologia
para ver em Odemira
A rotunda do Lagar, na vila de Odemira, recebe a partir desta quinta-feira, 17 de Agosto, a exposição de arqueologia "Quem nos escreve desde a serra?".
07h00 - quarta, 16/08/2017
Campanha para uso racional
de água no Alentejo Litoral
A empresa Águas Públicas do Alentejo (AgdA), em parceria com a Associação de Municípios para a Gestão da Água Pública no Alentejo (AMGAP) tem a decorrer uma campanha de sensibilização para a poupança de água.
07h00 - quarta, 16/08/2017
Santaclarense com
14 reforços certos
O defesa Bruno Almeida (ex-Naverredondense) e o avançado André Teixeira (ex-Messinense) são os mais recentes reforços do Santaclarense para 2017-2018, época em que a equipa volta a disputar a 2ª divisão distrital de Beja.

Data: 11/08/2017
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial