07h00 - quarta, 30/09/2020

Acção judicial avança em
defesa do Parque Natural

Acção judicial avança em defesa do Parque Natural

O movimento de cidadãos "Juntos pelo Sudoeste", juntamente com a Associação Foz do Mira, apresentou, na passada semana, uma acção judicial no Tribunal Administrativo e Fiscal de Beja, no sentido de garantir a defesa dos valores do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina (PNSACV).
A acção foi apresentada no dia em que se assinalaram os 25 anos da criação do Parque Natural e, segundo os seus promotores, deve-se ao facto de este nunca ter estado "tão ameaçado" pela produção agrícola, nomeadamente a que recorre a estufas de plástico.
Segundo adianta ao "SW" o movimento "Juntos pelo Sudoeste", a acção judicial apresentada no TAFB pretende, desde logo, assegurar uma "avaliação dos impactos ambientais das explorações actualmente existentes na área do PNSACV correspondente ao Perímetro de Rega do Mira, não obstante estarem a ser levados a cabo na área do Perímetro de Rega do Mira".
A par disto, o movimento quer também que seja feita uma "avaliação do impacto ambiental de todos os novos projectos agrícolas, levados a cabo na área do PNSACV, considerada área sensível de acordo com a legislação de avaliação de impacto ambiental".
E ainda que, "contrariamente, ao que acontece actualmente, sempre que o Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF) tenha que analisar um projecto a implementar na área do PNSACV, pondere em que medida esse projecto pode ou não afectar significativamente a Rede Natura 2000".
Na opinião do movimento "Juntos pelo Sudoeste", o Estado português tem vindo a negligenciar "a preservação de um valioso património ecologicamente sensível" como é o PNSACV, "que tem sofrido fortes ameaças aos seus valores naturais, alguns deles únicos no planeta".


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - terça, 29/09/2020
Odemira aprova moção sobre
transportes escolares no concelho
A Assembleia Municipal de Odemira aprovou na sexta-feira, 25, por unanimidade uma moção, apresentada pelos eleitos do PS, onde manifesta as suas preocupações relativamente ao transporte escolar no concelho no presente ano escolar de 2020-2021.
07h00 - segunda, 28/09/2020
Assembleia Municipal
de Odemira aprova
moção sobre água
Os eleitos da Assembleia Municipal de Odemira defendem que a Câmara de Odemira, "em articulação com os restantes municípios do país, deverá desenvolver de imediato esforços junto de quem de direito para que os municípios portugueses onde existam barragens de água para abastecimento público, regadio e outros fins devam fazer parte integrante dos órgãos de decisão de planeamento e gestão das respectivas bacias hidrográficas".
07h00 - segunda, 28/09/2020
Praia de Milfontes
eliminado da Taça
A formação do Praia de Milfontes disse adeus à edição de 2020-2021 da Taça de Portugal, após ter sido eliminada neste domingo, 27 de Setembro, na casa do Mineiro Aljustrelense.
07h00 - segunda, 28/09/2020
Detidos por tráfico
de droga em Odemira
A GNR deteve na passada semana dois homens, um de 38 anos e outro de 58, por suspeitas do crime de tráfico de estupefacientes no concelho de Odemira, adianta ao "SW" fonte oficial da Guarda.
07h00 - sexta, 25/09/2020
Trânsito cortado
por obras na ponte
metálica de Odemira
A empresa Infra-estruturas de Portugal (IP) tem a decorrer trabalhos de reparação na ponte metálica de Odemira, o que obrigará ao "corte integral da circulação" sobre o tabuleiro nas noites desta sexta-feira e sábado, 25 e 26, entre as 22h00 e as 7h00.

Data: 18/09/2020
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial