07h00 - sexta, 20/09/2019

Melhor polvo do mundo
"à prova" na Zambujeira

Melhor polvo do mundo "à prova" na Zambujeira

A Zambujeira do Mar (Odemira) recebe entre esta sexta-feira e domingo, dias 20 a 22, o VII Festival do Polvo, iniciativa da Associação Cultural Recreativa e Desportiva Zambujeirense que visa "promover a qualidade e as potencialidades gastronómicas do polvo do Sudoeste".
"Com a iniciativa pretende-se dinamizar também a economia local, num momento em que a Zambujeira se apresenta mais serena e em que é possível desfrutar também do melhor pôr-do-sol do mundo", acrescenta fonte da organização ao "SW".
Nesse sentido, o evento, que conta com o apoio da Câmara de Odemira e a colaboração do EPO-Centro Escolar e Empresarial do Sudoeste Alentejano e da Junta de Freguesia de São Teotónio, apresenta ao longo de três dias diversos pratos e petiscos à base de polvo, que poderão ser provados num total de 14 restaurantes da localidade.
Este ano participam no festival os restaurantes "Azul e Mar", "A Barca – Tranquitanas", "Casino da Ursa", "Cantinho dos Sabores", "Costa Alentejana", "Marisqueira i", "O Marinho", "Nobre Vendinhas", "Odesos", "Piccolino", "Ponto e Vírgula", "Rita", "O Sacas" e "Sunset".
A par dos "pitéus" à base de povo da costa da Zambujeira do Mar, o festival conta no seu programa com diversos showcookings. Nesta sexta-feira, 20, pelas 17h00, o showcooking será dinamizado pela EPO, enquanto no sábado, 21, será a vez dos chefs António Calinhos (11h30) e Vítor Esteves (17h00). No domingo, 22, também às 17h00, o showcooking será da "responsabilidade" da chef Vanessa Pereira.
Além da componente gastronómica, o festival – que tem entradas livres e vai decorrer no Largo Mira Mar – contará com animação infantil, insufláveis para os mais pequenos e muita música.
Nesta sexta-feira, 20, actuam a Marcha Popular da Zambujeira do Mar (21h00) e os grupos "Com Alma" (21h30) e "Brasa Doirada" (22h45). Sábado, 21, será a vez de subir ao palco o grupo de danças latinas da Associação Mil Passos, de Vila Nova de Milfontes (20h30), seguindo-se a actuação do grupo "Banza" (21h30) e baile com Ricardo Glória (23h00). No último dia do festival a animação estará a cargo do grupo "Vint'Veri" (20h00), do contador de histórias Jorge Serafim (21h00) e do "Acoustic Road Trio" (22h00).


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - sexta, 20/09/2019
Canoístas de Milfontes
"brilham" na Selecção
Três canoístas do Clube Náutico do Litoral Alentejano (CNLA), de Vila Nova de Milfontes, estiveram em excelente plano durante a sua participação em duas provas internacionais ao serviço da Selecção Nacional, com destaque para a jovem Maria Fonseca Santos, que regressou a casa com uma medalha de bronze.
07h00 - sexta, 20/09/2019
Campanha das Legislativas
no concelho de Odemira
A campanha para as eleições Legislativas de 6 de Outubro está na rua e os candidatos pelo distrito de Beja das principais forças políticas vão passar nas próximas semanas pelo concelho de Odemira, com diversas acções de rua e de contacto com cidadãos e instituições locais.
07h00 - sexta, 20/09/2019
Incêndio destruiu 195 hectares de floresta em S. Luís
Cerca de 195 hectares de mato e floresta destruídos, perto de meio milhar de árvores queimadas e mais de quatro dezenas de animais mortos: é este o balanço, ainda provisório, do grande incêndio que na passada semana lavrou na zona da Cova da Zorra, na freguesia de São Luís (Odemira).
07h00 - sexta, 20/09/2019
Presidente da JF São Luís
defende mais sensibilização
Na opinião de Fernando Parreira, o incêndio da passada semana veio comprovar que ainda há trabalho a fazer na freguesia (e não só), por forma a evitar um novo incêndio com tamanhas proporções.
07h00 - quinta, 19/09/2019
Caravanistas
multados pela GNR
no Alentejo Litoral
A Unidade de Controlo Costeiro da GNR elaborou, nesta quarta-feira, 18 de Setembro, um total de 92 autos de contra-ordenação por caravanismo/campismo selvagem nas localidades de Sines, Milfontes e Aljezur.

Data: 20/09/2019
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial