07h00 - sexta, 23/09/2022

Núcleo Museológico da Olaria
inaugurado em Melides

Núcleo Museológico da Olaria inaugurado em Melides

A Câmara de Grândola inaugura, nesta sexta-feira, 23, pelas 17h00, o novo Núcleo Museológico da Olaria de Melides, que pretende "dar continuidade à tradição oleira" do concelho "aliada à liberdade criativa".
Segundo a autarquia, a musealização da olaria de Melides, "último testemunho da atividade oleira na região, pretende documentar, proteger e divulgar os testemunhos materiais e imateriais da atividade que se desenvolveu" na localidade, "pelo menos desde o século XVII".
A intervenção decorre no âmbito da política municipal "de valorização e preservação do património histórico, refletindo o intenso trabalho que o atual executivo tem desenvolvido nos últimos anos, visando a salvaguarda do património e da memória coletiva", acrescenta a mesma fonte.
A Câmara de Grândola explica que no novo núcleo museológico, e "ao longo de cinco espaços expositivos, integrados na casa do oleiro, oficina e forno, estará patente uma exposição sobre a história da olaria, onde o visitante poderá conhecer a forma tradicional de preparar e modelar o barro e os últimos oleiros da localidade".
Com este projeto a autarquia pretende "manter viva a tradição oleira aliada à contemporaneidade", tendo sido construídas na envolvente da olaria duas oficinas de cerâmica com quatro rodas de oleiro, "onde três ceramistas vão estar em permanência a modelar peças com liberdade criativa para novas abordagens artísticas e designs inovadores".
O novo núcleo museológico integra o Museu Municipal polinucleado, projeto museológico "de abrangência concelhia" que está a ser criado pelo Município de Grândola "para a salvaguarda de realidades patrimoniais diversas valorizadoras da identidade dos grandolenses".


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - quinta, 22/09/2022
CUF vai criar
clínica na zona
da Comporta
A empresa Vanguard Properties e o grupo de saúde CUF assinaram nesta quarta-feira, 21, um memorando de entendimento para a instalação de uma clínica de proximidade no loteamento Dunas, do projeto turístico e residencial Terras da Comporta, nos concelhos de Alcácer do Sal e Grândola.
07h00 - terça, 20/09/2022
Câmara de Grândola
reforça apoios à
Educação em 2022-2023
A Câmara de Grândola decidiu reforçar o investimento municipal na área da Educação em 2022-2023, ano que assume novas responsabilidade nesta área, no âmbito do processo de transferência de competências do Estado para as autarquias.
07h00 - sexta, 16/09/2022
Encontro da
Canção de Protesto
em Grândola
O Encontro da Canção de Protesto, marcado para este fim-de-semana, dias 16 a 18, em Grândola, quer passar em revista a ditadura brasileira e a "era de Bolsonaro" com sessões testemunhais e de cinema, colóquios e concertos.
07h00 - quinta, 18/08/2022
Parceria em Grândola
para esterilizar
animais de rua
A Câmara de Grândola assinou um protocolo de colaboração com a Associação Animais de Rua para promover campanhas de esterilização de animais errantes no concelho, para minorar o problema da sobrepopulação destes animais.
07h00 - quarta, 17/08/2022
Investimento de 307 mil euros
no novo CAO da Cercigrandola
O Centro de Atividades Ocupacionais (CAO) da Cercigrandola, em Grândola, dispõe agora de uma nova sala de convívio, que representou um investimento na ordem dos 307 mil euros.

Data: 29/09/2022
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial