A Câmara de Grândola já lançou o concurso público para a requalificação dos espaços exteriores da zona envolvente ao Bairro da Esperança, Parque de Feiras e Parque Desportivo, num investimento avaliado em 390 mil euros.
Segundo a autarquia, a intervenção "vai decorrer em duas fases" e pretende "reabilitar zonas de lazer que se encontram bastante degradadas, criando, ao mesmo tempo, novos espaços de recreio, e mais e melhores condições para moradores e para todos os que visitam e usufruem estes equipamentos municipais".
Nesse sentido, a Câmara Municipal revela que a primeira fase da obra vai começar na Alameda 22 de Outubro, "com a construção de um parque de estacionamento em pavimento betuminoso na área em terra batida em frente à entrada principal do Parque de Feiras".
O novo parque de estacionamento terá capacidade para 56 lugares, "dois dos quais para portadores de deficiência", revela a edilidade, acrescentando que na restante envolvência desta zona "vão ser construídos novos passeios idênticos ao já existente, colocado novo mobiliário urbano, iluminação e elementos arbóreos".
Já no Largo Serrano da Piedade, "cujo estado do jardim está bastante degradado", a intervenção inclui, entre outros trabalhos, o abate da vegetação arbórea em mau estado fito-sanitário e substituição pela mesma espécie, a criação de áreas pavimentadas em betão poroso enquadradas por canteiros de relva e arbustos e a colocação de mobiliário urbano, iluminação, bebedouro e um bicicletário.
Para o local está igualmente prevista a construção, numa das laterais do jardim, de uma bolsa de estacionamento com seis lugares de veículos automóveis e velocípedes e a requalificação da bolsa de estacionamento existente junto ao edifício de habitação municipal.
Quanto à Rua 1º de Maio, a intervenção programada pela Câmara de Grândola prevê a requalificação das bolsas de estacionamento, "duplicando a sua capacidade, através do estacionamento perpendicular, passando a ter 55 lugares mais um de portador de deficiência e bolsa de estacionamento para velocípedes".
Será ainda reparado o pavimento que se encontra em mau estado e pavimentado o separador central com blocos rectangulares de cor amarela, "com o objectivo de dar continuidade à linguagem urbana da Alameda 22 de Outubro".
Depois, a segunda fase da obra vai incluir a requalificação de passeios, estacionamentos, mobiliário urbano, vegetação arbórea e a circulação viária, sendo que junto à entrada do Parque Desportivo, na área em terra batida, vai ser criada uma rotunda em substituição do separador existente, "possibilitando uma maior fluidez em termos de circulação e acesso ao parque, bem como um lugar de paragem para os autocarros".
Por sua vez, na área de estacionamento actualmente informal "vai ser criado um parque de estacionamento em pavimento betuminoso, com elementos arbóreos e nova iluminação, com capacidade para 105 lugares de estacionamento, três dos quais para portadores de deficiência".
Na envolvência deste parque vai ainda ser criada uma faixa pavimentada pedonal, "que permitirá uma ligação à entrada do parque e uma zona de estar equipada com mobiliário urbano e nova vegetação arbórea".