07h00 - sexta, 16/04/2021

Porto de Sines cresce 10%
no primeiro trimestre de 2021

Porto de Sines cresce 10% no primeiro trimestre de 2021

O Porto de Sines movimentou quase 12 milhões de toneladas de carga nos primeiros três meses deste ano, o que representa um crescimento de 10% face ao mesmo período de 2020, adianta fonte da Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS).
Em comunicado enviado ao "SW", a APS afiança que "os primeiros três meses de 2021 mostraram que o Porto de Sines mantém a trajetória de crescimento apresentada no final do ano anterior".
No caso dos contentores, "os 440.645 TEU movimentados de janeiro a março representaram uma evolução homóloga de 16%, com a carga contentorizada de importação e exportação a atingir os 104.391 TEU".
A APS acrescenta que o "conjunto de todos os segmentos de carga cifrou-se em quase 12 milhões de toneladas movimentadas nos primeiros três meses do ano, representando um crescimento homólogo de 10%, demonstrando que esta infraestrutura portuária não registou impactos relevantes na sequência da recente crise causada pelo bloqueio do Canal do Suez".
A empresa gestora do Porto de Sines adianta ainda que no segmento da carga geral, onde se incluem os contentores, se registou um total de 5,6 milhões de toneladas movimentadas, o que "contribuiu decisivamente para os resultados globais" do trimestre.
Já no segmento de granéis líquidos, onde se incluí o crude, os refinados e o gás natural, "registou-se um crescimento homólogo de 4%, com mais de seis milhões de toneladas movimentadas, mantendo Sines como a principal porta do país para produtos energéticos".
A APS reforça no comunicado que "a este trimestre positivo deve associar-se a resiliência demonstrada por toda a comunidade portuária de Sines que, em contexto de pandemia, possibilitou a manutenção das cadeias de abastecimento, em prol das necessidades da economia".
A empresa diz ainda que os valores apresentados nestes três primeiros meses de 2021 "permitem perspetivar mais um ano positivo para o Porto de Sines, numa altura em que decorre a bom ritmo a ampliação do Terminal de Contentores – Terminal XXI, sem qualquer interferência na operacionalidade do porto, e que irá representar um aumento da capacidade de 2,3 milhões para 4,1 milhões de TEU anuais".


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - quinta, 15/04/2021
Câmara de Sines
restaura estátua
de Vasco da Gama
A Câmara de Sines já tem a decorrer os trabalhos de restauro da estátua de Vasco da Gama na cidade, numa intervenção realizada por uma empresa especializada e que deve estar concluída no início de Maio.
07h00 - terça, 13/04/2021
Homem resgatado a bordo
de navio fundeado em Sines
Os elementos da Estação Salva-vidas de Sines efetuaram esta segunda-feira, 12, à noite, o resgate de um homem de 51 anos, de nacionalidade indiana, que se encontrava em dificuldades a bordo de um navio que estava fundeado no Porto de Sines.
07h00 - sexta, 09/04/2021
Construção de novo
terminal de Sines
sem concorrentes
O concurso público internacional para a construção e concessão do novo terminal de contentores do Porto de Sines, designado por Terminal Vasco da Gama e avaliado em cerca de 642 milhões de euros, ficou deserto.
07h00 - quarta, 31/03/2021
Câmara de Sines entrega testes
rápidos à Covid-19 à Misericórdia
A Câmara de Sines entregou na passada semana 300 testes de antigénio, de deteção rápida do vírus que provoca a Covid-19, à Santa Casa da Misericórdia local, no âmbito do apoio às instituições do concelho no combate à propagação da pandemia.
07h00 - segunda, 29/03/2021
Sporting e Benfica
vencem taças da Liga
de futsal em Sines
As equipas masculina do Sporting e feminina do Benfica venceram, neste domingo, 28, as finais das respetivas taças da Liga, disputadas no Pavilhão Multiusos de Sines.

Data: 09/04/2021
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial