00h00 - segunda, 17/04/2017

Concelho de Odemira
festeja Liberdade de Abril

Concelho de Odemira festeja Liberdade de Abril

Concertos de Xutos & Pontapés, Dengaz, Raquel Tavares e David Carreira, a exposição "Retratos do Cante" e actividades culturais e desportivas marcam o programa "Abril em Odemira", já a decorrer.
A iniciativa decorre até ao final deste mês e inclui iniciativas gratuitas em vários locais para evocar "os valores e ideais" da democracia, da liberdade e da Revolução dos Cravos de 25 de Abril de 1974, explica a Câmara de Odemira.
Os "pontos altos" vão decorrer nos dias 24 e 25 de Abril, mas o "pontapé de saída" do programa foi dado no dia 4, com a abertura da exposição "Retratos do Cante", que inclui fotografias sobre o cante alentejano da autoria de seis fotógrafos amadores alentejanos e vai estar patente até dia 28 deste mês no Centro de Valorização Cultura Local em Odemira.
Na noite de dia 24, véspera do dia comemorativo dos 43 anos da Revolução dos Cravos, as iniciativas arrancam às 22h00, no Largo Brito Pais, com o concerto de Dengaz & Ahya Band. Segue-se o hastear da bandeira nacional ao som da Banda Filarmónica e do Grupo Coral de Odemira e a leitura de um poema, às 00h00, na Praça da República, um festival piro-musical e o concerto dos Xutos & Pontapés.
No dia 25 de Abril, haverá uma sessão solene da Assembleia Municipal de Odemira, às 10h30, no auditório da Biblioteca Municipal, um Festival de Folclore, às 16h00, no Cerro do Peguinho, e o concerto de Raquel Tavares, a partir das 22h00, no Largo Brito Pais.
O programa também vai incluir, até ao próximo dia 29 de Abril, iniciativas no âmbito da sexta edição do projecto "Abril, Leituras Mil", da Biblioteca Municipal de Odemira, para promover a leitura e assinalar o Dia Internacional do Livro Infantil e o Dia Mundial do Livro [ver última página].
Uma sessão de yoga para crianças, espectáculos e sessões de contos infantis, uma animação de leitura, a exposição "Grandes Vidas Portuguesas", a final do quinto Concurso de Leitura "Odemira a Ler+" e duas oficinas de escrita são iniciativas previstas no âmbito do projecto e que vão decorrer na biblioteca e no Jardim Sousa Prado.
O cine-teatro Camacho Costa também vai ser palco de várias iniciativas, como o concerto de Pedro Barroso no dia 19, um Encontro de Grupos Corais no dia 22, e o espectáculo da Escola de Música Tradicional de Odemira no dia 29.
A "banda sonora" do programa também vai incluir sessões dos DJ's Lighthouse e Djoana no dia 21, os concertos das bandas FaxRock, Suspeitos do Costume e Alcoolemia no dia 22, e de David Carreira no dia 23, no Largo Brito Pais.
A apresentação do livro Moagem Industrial em Odemira: a firma Miranda, Lda, de António Martins Quaresma, esta terça-feira, 18, na Fábrica Miranda, o lançamento do livro Os Hamsters da Biblioteca, de Fernando Évora e Gonçalo Condeixa, e a abertura de uma exposição colectiva da associação de artistas plásticos Sopa dos Artistas, no dia 23, na Igreja da Misericórdia, são as restantes iniciativas do programa.


Notícias Relacionadas

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - quarta, 24/04/2024
Alunos de
Mação visitaram
concelho de Sines
Um grupo de alunos de Mação, no distrito de Santarém, visitou na passada semana o concelho de Sines, no âmbito da edição deste ano do programa "Partilha com Energia", da empresa EDP.
07h00 - terça, 16/04/2024
Porto de Sines foi dos que mais
cresceu na União Europeia em 2023
O Porto de Sines mantém a 14ª posição no top 15 dos maiores portos de contentores da União Europeia (UE), de acordo com a análise feita por Theo Notteboom para a publicação "PortEconomics".
07h00 - terça, 16/04/2024
Sines recorda
José Afonso neste
mês de abril
O Centro de Artes de Sines vai recordar, neste mês de abril, Zeca Afonso com uma exposição, apresentações de livros, palestra e concerto por Filipa Pais, no âmbito das comemorações dos 50 Anos do 25 de Abril.
07h00 - segunda, 15/04/2024
Empresa adquire novos terrenos para
produzir hidrogénio verde em Sines
O consórcio MadoquaPower2X (MP2X), que junta investidores portugueses, dinamarqueses e neerlandeses e é liderado pela empresa Madoqua Renewables, acaba de adquirir mais 60 hectares na Zona industrial e Logística de Sines (ZILS), para instalar unidades de produção de hidrogénio e amoníaco verdes.
07h00 - segunda, 15/04/2024
Fundo de Transição
Justa para o Alentejo
Litoral já tem site
O Fundo de Transição Justa para o Alentejo Litoral tem uma nova página oficial na Internet, em www.

Data: 19/04/2024
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial