00h00 - sexta, 21/04/2017

Xutos e muito mais na festa
da Liberdade em Odemira

Xutos e muito mais na festa da Liberdade em Odemira

Já lá vão (quase) 43 anos desde a madrugada escura em que o capitão Salgueiro Maia partiu com as suas tropas de Santarém para Lisboa para derrubar o cinzentismo que então dominava o país. A manhã na capital acordou limpa e, sobretudo, livre. A 25 de Abril de 1974 a liberdade chegou a Portugal e mais de quatro décadas de pois continua a ser celebrada na vila de Odemira com muitos concertos, cante alentejano, provas desportivas e cerimónias protocolares.
A iniciativa "Abril em Odemira" tem vindo a decorrer ao longo de todo o mês, mas os pontos altos das comemorações vão decorrer ao longo dos próximos dias. Já nesta sexta-feira, 21 de Abril, o palco montado no Largo Brito Pais recebe os DJs Lighthouse e Joana (22h00), enquanto no sábado, 23, actuam os grupos FaxRock, Suspeitos do Costume e Alcoolémia (22h00).
Também no sábado arranca o Toféu José Poeira em ciclismo e realiza-se um encontro de cante alentejano no cine-teatro Camacho Costa, com os grupos corais de Odemira, de São Luís, de Vila Nova de Milfontes e de Baleizão (15h00).
No domingo, 23, o dia fica marcado pelo espectáculo familiar "Karingana Reggae" (15h00 no Jardim Sousa Prado), pelo lançamento do livro Os hamsters da biblioteca, de Fernando Évora e Gonçalo Condeixa (18h00 na Igreja da Misericórdia), e pela inauguração de uma exposição colectiva da Sopa dos Artistas (18h30 na Igreja da Misericórdia). De noite, o grande destaque vai para o concerto de David Carreira no Largo Brito Pais (22h00).
O rapper Dengaz, acompanhado pela Ahya Band, abre às 10 da noite as "hostilidades" no programa de segunda-feira, 24. À meia-noite será hasteada a bandeira nacional no edifício da Câmara Municipal, cerimónia acompanhada pela banda filarmónica e pela leitura de um poema. E depois do espectáculo piro-musical sobem ao palco os Xutos & Pontapés.
Na terça-feira, 25 de Abril, as comemorações da "Revolução dos Cravos" começam às 10h00, com uma sessão solene da Assembleia Municipal, a que se segue a formatura das duas corporações de bombeiros do concelho e da Liga de Combatentes junto aos Paços do Concelho. De tarde, às 16h00, o Cerro do Peguinho recebe um festival de folclore, com os ranchos de Fortios (Portalegre), de Danças Ribatejanas (Santarém), da Casa do Povo de Vila Nova de Milfontes e de Odiáxere. E à noite, às 22h00, o fado de Raquel Tavares vai fazer ouvir-se no Largo Brito Pais.
Até final da semana, o programa do "Abril em Odemira" conta ainda com o V Concurso de Leitura "Odemira a Ler+" (27 de Abril), um espectáculo da Escola de Música Tradicional de Odemira (29 de Abril) e o 37º Circuito de Atletismo "Vila de Odemira" (30 de Abril).


Notícias Relacionadas

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - quinta, 28/03/2024
Festival
Mira Fest na
vila de Odemira
Um total de 11 bandas portuguesas e duas espanholas vão passar pela edição deste ano do Festival Mira Fest, que vai decorrer no Pavilhão dos Bombeiros Voluntários de Odemira nesta sexta-feira e sábado, 29 e 30 de março.
07h00 - segunda, 25/03/2024
População de Odemira
desafiada a celebrar
Abril em palco
A cooperativa artística Lavrar o Mar, sediada em Aljezur, está à procura de 100 pessoas do concelho de Odemira, visando a criação de um espetáculo a apresentar durante as comemorações dos 50 anos do 25 de Abril.
07h00 - domingo, 24/03/2024
Taça Concelhia
de BTT de Odemira
arranca em Santa Clara
A edição deste ano da Taça Concelhia de BTT de Odemira arranca no próximo domingo, 24 de março, mantendo o objetivo de afirmar este concelho do Alentejo Litoral como um "território de excelência para a prática de BTT nas vertentes de turismo, lazer e competição".
10h08 - sexta, 22/03/2024
Três detidos em São Teotónio com
mais de 360 doses de droga
Três homens, com idades entre os 22 e os 36 anos, foram detidos, na terça-feira, 19, pela GNR, por suspeitas da prática do crime de tráfico de estupefacientes em São Teotónio, no concelho de Odemira.
07h00 - sexta, 22/03/2024
Três alunas de
Odemira premiadas
em Itália
As jovens Ana Ramos, Bruna Matos e Mariana Gonçalves, naturais do concelho de Odemira, conquistaram a medalha de prata no Concurso Italiano para Jovens Cientistas "I Giovani e le Scienze", realizado anualmente em Milão (Itália) e onde representaram Portugal com uma investigação sobre o potencial de alguns fungos para a biodegradação de polietileno.

Data: 22/03/2024
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial