07h00 - quarta, 26/04/2017

Odemira fortalece
dinâmica económica

Odemira fortalece dinâmica económica

O objectivo é ver nascer empresas mais depressa e facilitar a afirmação de ideias inovadoras com projectos "strat up" no concelho de Odemira. A estratégia já está no terreno e a ambição da Câmara Municipal de Odemira é muito clara: "estimular a economia local".
As duas novas medidas são desenvolvidas no âmbito do Odemira Empreende – Programa Municipal de Empreendedorismo e Emprego. No caso da "Via Verde Empresário", o objectivo é "melhorar o prazo de resposta e potenciar a confiança de quem investe nos serviços municipais".
"O objectivo é de facto facilitar a vida aos empresários. A criação desta Via Verde pretende agilizar os processos entrados na Câmara Municipal e que visem o desenvolvimento de actividades económicas", explica o vice-presidente do Município, Ricardo Cardoso, adiantando ao "SW" que podem usufruir desta medida as iniciativas que sejam para candidatar a fundos comunitários ou que criem três ou mais postos de trabalho.
"Obviamente que aquilo que se pretende é ter uma administração mais célere ao serviço do desenvolvimento económico do concelho de Odemira", insiste o autarca, admitindo que, de algum modo, esse processo tem sido evolutivo e que é necessário "testá-lo".
"Todos nós temos de avaliar a capacidade e a eficiência dos serviços. No Município de Odemira temos trabalhado nessa eficiência dos serviços de uma forma continuada, existem ainda algumas questões a limar e sentimos que, de facto, o prazo de resposta é uma dessas questões. Portanto, tomámos esta iniciativa própria", explica Ricardo Cardoso.
Por outro lado, a Câmara de Odemira vai também disponibilizar espaços no seu Ninho de Empresas para projectos de empresas na sua fase "pré-start up" e "start up". Nesse sentido, são disponibilizados espaços físicos e colocados ao dispor das jovens empresas e projectos um conjunto de gabinetes e serviços, seja no modelo de Incubadora Tradicional (para empresas que necessitam de espaço físico), de Incubadora Nómada (em modelo co-working) ou de Incubadora Virtual (para empresas que não necessitam um espaço físico, permitindo ter a sua sede fiscal e outros serviços de suporte).
"Aquilo que queremos é facilitar a diversificação de actividades económicas no concelho de Odemira. Uma das vertentes importantes são as novas iniciativas empresariais e os empreendedores que pretendam implementar iniciativas económicas", sublinha Ricardo Cardoso, chamando a atenção para o facto de, no concelho de Odemira, os empreendedores terem "uma facilidade, que é o Município disponibilizar-lhes espaços para desenvolverem essas actividades".
"O nosso ninho de empresas é um bocadinho diferente daquilo que é habitual, pois adequamos os nossos espaços àquilo que são as necessidades dos empreendedores. E aquilo que queremos é desenvolver novas iniciativas, conseguir acolher jovens empreendedores em Odemira e, obviamente, fixar pessoas no nosso concelho", acrescenta.
Sublinhe-se que a estes espaços, podem candidatar-se empresas ou empresários em nome individual constituídos há menos de um ano, empreendedores que tenham uma ideia de negócio ou um projecto inovador com potencial empresarial ou identificados pelo OPECO – Observatório das Políticas Educativas do Concelho de Odemira.
Também podem concorrer a estes novos espaços no Ninho de Empresas de Odemira os jovens entre os 18 e os 35 anos que sejam promotores de ideias empreendedoras e criativas premiadas pelo prémio "Espírito Empreendedor" e empresas spin-off, com o objectivo de explorar novos produtos ou serviços de base tecnológica ou inovadora em parceria com universidades ou empresas.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - segunda, 18/03/2024
Renascente vence,
Odemirense empata
e Milfontes perde
As três equipas do concelho de Odemira que participam no campeonato distrital da 1ª divisão de Beja tiveram sortes diferentes na 17ª jornada da competição, realizada na tarde deste domingo, 17.
07h00 - sexta, 15/03/2024
Novo relvado
sintético em ATL
na cidade de Sines
A Câmara de Sines tem a decorrer a empreitada de execução de um campo de futebol de relvado sintético e de um sistema de rega no ATL "A Gaivota", num investimento avaliado em 28 mil euros.
07h00 - sexta, 15/03/2024
Instalação artística denuncia
problemas no rio Mira
Um aqueduto "incompleto, partido e corrompido", para ilustrar a incapacidade de resolver os problemas associados à gestão dos recursos hídricos do rio Mira, no concelho de Odemira, foi a proposta do coletivo Corpo Atelier para a representação oficial portuguesa na Bienal de Arquitetura de Veneza 2023, que teve como tema "Futuros Férteis".
07h00 - quarta, 13/03/2024
Câmara de Sines
reabilita Jardim
das Descobertas
A Câmara de Sines tem a decorrer obras de reabilitação do Jardim das Descobertas, na principal artéria da cidade, para resolver "conflitos existentes" entre o percurso pedonal, a arborização e o estacionamento, num investimento de 124.
07h00 - quarta, 13/03/2024
Cirurgia endoscópica inovadora
no Hospital do Litoral Alentejano
A Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano (ULSLA) realizou a primeira cirurgia endoscópica da coluna, tratamento inovador das patologias da coluna, a um paciente do Hospital do Litoral Alentejano, em Santiago do Cacém.

Data: 08/03/2024
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial