07h00 - quarta, 26/04/2017

Odemira fortalece
dinâmica económica

Odemira fortalece dinâmica económica

O objectivo é ver nascer empresas mais depressa e facilitar a afirmação de ideias inovadoras com projectos "strat up" no concelho de Odemira. A estratégia já está no terreno e a ambição da Câmara Municipal de Odemira é muito clara: "estimular a economia local".
As duas novas medidas são desenvolvidas no âmbito do Odemira Empreende – Programa Municipal de Empreendedorismo e Emprego. No caso da "Via Verde Empresário", o objectivo é "melhorar o prazo de resposta e potenciar a confiança de quem investe nos serviços municipais".
"O objectivo é de facto facilitar a vida aos empresários. A criação desta Via Verde pretende agilizar os processos entrados na Câmara Municipal e que visem o desenvolvimento de actividades económicas", explica o vice-presidente do Município, Ricardo Cardoso, adiantando ao "SW" que podem usufruir desta medida as iniciativas que sejam para candidatar a fundos comunitários ou que criem três ou mais postos de trabalho.
"Obviamente que aquilo que se pretende é ter uma administração mais célere ao serviço do desenvolvimento económico do concelho de Odemira", insiste o autarca, admitindo que, de algum modo, esse processo tem sido evolutivo e que é necessário "testá-lo".
"Todos nós temos de avaliar a capacidade e a eficiência dos serviços. No Município de Odemira temos trabalhado nessa eficiência dos serviços de uma forma continuada, existem ainda algumas questões a limar e sentimos que, de facto, o prazo de resposta é uma dessas questões. Portanto, tomámos esta iniciativa própria", explica Ricardo Cardoso.
Por outro lado, a Câmara de Odemira vai também disponibilizar espaços no seu Ninho de Empresas para projectos de empresas na sua fase "pré-start up" e "start up". Nesse sentido, são disponibilizados espaços físicos e colocados ao dispor das jovens empresas e projectos um conjunto de gabinetes e serviços, seja no modelo de Incubadora Tradicional (para empresas que necessitam de espaço físico), de Incubadora Nómada (em modelo co-working) ou de Incubadora Virtual (para empresas que não necessitam um espaço físico, permitindo ter a sua sede fiscal e outros serviços de suporte).
"Aquilo que queremos é facilitar a diversificação de actividades económicas no concelho de Odemira. Uma das vertentes importantes são as novas iniciativas empresariais e os empreendedores que pretendam implementar iniciativas económicas", sublinha Ricardo Cardoso, chamando a atenção para o facto de, no concelho de Odemira, os empreendedores terem "uma facilidade, que é o Município disponibilizar-lhes espaços para desenvolverem essas actividades".
"O nosso ninho de empresas é um bocadinho diferente daquilo que é habitual, pois adequamos os nossos espaços àquilo que são as necessidades dos empreendedores. E aquilo que queremos é desenvolver novas iniciativas, conseguir acolher jovens empreendedores em Odemira e, obviamente, fixar pessoas no nosso concelho", acrescenta.
Sublinhe-se que a estes espaços, podem candidatar-se empresas ou empresários em nome individual constituídos há menos de um ano, empreendedores que tenham uma ideia de negócio ou um projecto inovador com potencial empresarial ou identificados pelo OPECO – Observatório das Políticas Educativas do Concelho de Odemira.
Também podem concorrer a estes novos espaços no Ninho de Empresas de Odemira os jovens entre os 18 e os 35 anos que sejam promotores de ideias empreendedoras e criativas premiadas pelo prémio "Espírito Empreendedor" e empresas spin-off, com o objectivo de explorar novos produtos ou serviços de base tecnológica ou inovadora em parceria com universidades ou empresas.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - quarta, 24/04/2024
Festejar 50 anos de Abril
no Alentejo Litoral
O "SW" dá-lhe a conhecer as propostas para festejar os 50 anos do 25 de Abril nos con-celhos de Odemira, Sines, Santiago do Cacém, Grândola e Alcácer do Sal.
07h00 - terça, 23/04/2024
Concurso de BD em Odemira sobre
travessia aérea Portugal-Macau
A Câmara de Odemira tem a decorrer, até junho, um concurso de banda desenhada (BD) para assinalar o centenário da primeira travessia aérea entre Portugal e Macau, que partiu de Vila Nova de Milfontes em 1924.
07h00 - segunda, 22/04/2024
Câmara de Odemira faz
investimento na Educação
A Câmara de Odemira tem a decorrer as empreitadas de ampliação do Centro Escolar de São Luis, no valor de quase 2,2 milhões de euros, e do espaço exterior da EB1 de Relíquias, avaliadas em cerca de 166 mil euros, que serão concluídas ate ao final do presente ano letivo.
07h00 - domingo, 21/04/2024
Performance artísticas vai construir
"atlas" do concelho de Odemira
Uma performance artística, criada por Ana Borralho e João Galante, vai juntar, no domingo, cerca de uma centena de pessoas em palco na vila de Odemira, para "construir um atlas da organização social humana" deste concelho.
07h00 - sexta, 19/04/2024
Almograve vai ter novo centro escolar
A Câmara de Odemira vai avançar com a construção de um novo Centro Escolar em Almograve, num investimento avaliado em pouco mais de 2,3 milhões de euros para dar resposta a uma necessidade sentida nesta freguesia do litoral do concelho.

Data: 19/04/2024
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial