00h00 - sexta, 05/01/2018

História de Milfontes
contada a crianças

História de Milfontes contada a crianças

A enfermeira Ana Isabel Pereira e a ilustradora Teresa Calado acabam de lançar Uma história de Milfontes para crianças, livro para os mais novos sobre a história e estórias de Vila Nova de Milfontes.
"A ideia do livro surgiu assim de forma espontânea", confidencia ao "SW" Ana Isabel Pereira, de 45 anos, que sempre achou que Vila Nova de Milfontes "era uma vila que tinha dados históricos como que meio perdidos e soltos". Por isso mesmo, tratou de reunir a informação disponível e escrever tudo de uma forma simplificada, a pensar sobretudo nas crianças.
Para tal, revela, teve a "ajuda preciosa" do historiador António Martins Quaresma. "Entre entardeceres e cafézinhos fomos teando um livro no tempo. Ele ditava-me a história e eu imaginava o que uma criança gostaria de ouvir, numa espécie de interacção com uma personagem que é a Mirita, um nome de uma menina que tem por base o nome do rio, assim como a explicação dos termos mais difíceis, é a Mirita que os explica! E foi assim que Uma história de Milfontes para crianças foi correndo nas páginas, tentando 'apanhar' os acontecimentos no tempo e dando-lhe uma sequência interessante", diz Ana Isabel Pereira.
E se à primeira vista escrever um livro parece tarefa morosa e lenta, neste caso o trabalho acabou por ser simples e rápido. "Eu gosto de escrever depressa e de forma aleatória, assim como fazem as crianças. Por isso bastou pensar um pouco como uma criança curiosa! Escrevi de forma simples os termos mais complicados, arranjei uma forma criativa de os explicar e foi como escrever uma história da História", conta a autora.
Às palavras de Ana Isabel Pereira juntam-se no livro os desenhos da designer e ilustradora Teresa Calado, também de Vila Nova de Milfontes. Ilustrações cheias de luz e cor que são uma, na opinião da escritora da obra, uma mais-valia para despertar a imaginação dos mais novos e ajudá-los a focalizar aquilo que é real.
Com estas ilustrações "podemos dar-lhes cor e aprender a ter uma visão diferente dos locais, dos monumentos e o local onde vivemos todos os dias ou passamos lá um Verão inesquecível. É assim como uma união harmoniosa entre as palavras e a imagem que lhe está associada, enriquecem-se mutuamente", observa a autora.
Lançado a 29 de Dezembro, o livro Uma história de Milfontes para crianças está a despertar a curiosidade das pessoas da vila. Por isso mesmo, as autoras contam ter a obra disponível nas livrarias locais, nas lojinhas de artesanato e até mesmo no Posto de Turismo.
"Vamos ver ainda qual o caminho que ele percorre, mas esperamos que seja uma literatura para ficar. É quase como criá-lo e depois dar-lhe uma casa e dar a possibilidade às pessoas, a quem esta vila significa algo, de saberem mais sobre ela e poderem contar aos filhos, aos netos... E por aí adiante! É assim que se fazem as histórias e a História", conclui Ana Isabel Pereira.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - terça, 16/04/2024
Porto de Sines foi dos que mais
cresceu na União Europeia em 2023
O Porto de Sines mantém a 14ª posição no top 15 dos maiores portos de contentores da União Europeia (UE), de acordo com a análise feita por Theo Notteboom para a publicação "PortEconomics".
07h00 - terça, 16/04/2024
Sines recorda
José Afonso neste
mês de abril
O Centro de Artes de Sines vai recordar, neste mês de abril, Zeca Afonso com uma exposição, apresentações de livros, palestra e concerto por Filipa Pais, no âmbito das comemorações dos 50 Anos do 25 de Abril.
07h00 - segunda, 15/04/2024
Empresa adquire novos terrenos para
produzir hidrogénio verde em Sines
O consórcio MadoquaPower2X (MP2X), que junta investidores portugueses, dinamarqueses e neerlandeses e é liderado pela empresa Madoqua Renewables, acaba de adquirir mais 60 hectares na Zona industrial e Logística de Sines (ZILS), para instalar unidades de produção de hidrogénio e amoníaco verdes.
07h00 - segunda, 15/04/2024
Fundo de Transição
Justa para o Alentejo
Litoral já tem site
O Fundo de Transição Justa para o Alentejo Litoral tem uma nova página oficial na Internet, em www.
07h00 - terça, 09/04/2024
Sines recebe
reunião da Comissão
Arco Atlântico
A cidade de Sines vai receber, nesta terça e quarta-feira, 9 e 10, a Assembleia Geral de 2024 da Comissão Arco Atlântico da Conferência das Regiões Periféricas Marítimas (CRPM), da qual faz parte a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDRA).

Data: 19/04/2024
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial