00h00 - sábado, 03/02/2018

Projecto "GiraMundo"
quer integrar migrantes

Projecto "GiraMundo" quer integrar migrantes

Promover a integração dos residentes estrangeiros que vivam no concelho de Odemira através das expressões culturais, artísticas e desportivas e dar a conhecer o território onde agora vivem são os grandes objectivos do "GiraMundo".
O projecto é dinamizado pela TAIPA – Organização Cooperativa para o Desenvolvimento Integrado do Concelho de Odemira e arranca já neste sábado, 3, com uma viagem "à descoberta" da freguesia de São Luís.
"O 'GiraMundo' é um projecto de intervenção comunitária que promove a integração dos migrantes a residir, estudar ou a trabalhar no concelho de Odemira. O conceito 'GiraMundo' prende-se pelo movimento do mundo dentro de Odemira e Odemira a envolver-se neste crescimento de interacções interculturais", explica ao "SW" Teresa Barradas, da TAIPA.
De acordo com esta responsável, o projecto destina-se aos cidadãos de países terceiros, nomeadamente Bangladesh, Brasil, Índia, Nepal e Ucrânia, que residam no concelho, tendo como mais-valia promover "o relacionamento entre os migrantes e a comunidade local através da arte e cultura e desporto".
Teresa Barradas explica que o "GiraMundo" nasceu das "reflexões" e do "trabalho" que tem vindo a ser realizado no Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes (CLAIM) de Odemira, onde o objectivo é "criar pontes e melhorar o conhecimento na promoção de bem-estar dos migrantes e da comunidade em geral face a esta temática".
Nesse sentido, revela, o projecto vai apostar, por um lado, em viagens "à descoberta" do concelho e, por outro lado, nos ateliers "Integrar pela Arte". "A par desta vertente, o 'GiraMundo' também tem uma componente informativa e utiliza diferentes métodos para dar a conhecer às pessoas que cá chegam as regras, direitos e deveres do que é viver em Portugal", acrescenta.
O projecto é financiado pelo Fundo para o Asilo, a Migração e Integração (FAMI) e pelas empresas Lusomorango, Maravilha Farm's, Haygrove e Sudoberry, todas com actividade no concelho. Ligados ao "GiraMundo", como parceiros formais, estão igualmente o Município de Odemira, o Agrupamento de Escolas de São Teotónio, a Sociedade Recreativa S. Teotoniense, a associação desportiva Cautchú, o Grupo Desportivo Renascente de São Teotónio e a Junta de Freguesia de São Teotónio.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - terça, 22/05/2018
Odemira: PS e Bloco contestam
prospecção de petróleo no Sudoeste
As concelhias de Odemira do Partido Socialista e do Bloco de Esquerda manifestaram-se publicamente contra a decisão da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), que na passada semana permitiu o avanço do projecto do consórcio GALP/ ENI para a prospecção de petróleo na costa alentejana sem estudo de impacte ambiental.
07h00 - terça, 22/05/2018
Pequenos "chefs" no
concelho de Odemira
Quem tem filhos e netos cedo se acostuma a lidar com a "falta de apetite" dos mais novos para frutas, legumes e sopa.
00h00 - segunda, 21/05/2018
PS pede "intervenção urgente"
na estradas nacionais em Odemira
Os eleitos do PS na Assembleia Municipal de Odemira exigem uma "intervenção urgente" por parte das autoridades competentes num conjunto de estradas nacionais que servem o concelho.
00h00 - segunda, 21/05/2018
Centro de Interpretação
em Pousadas Velhas
O novo Centro de Interpretação dos Charcos Temporários Mediterrânicos do Sudoeste Alentejano é inaugurado nesta segunda-feira, 21, junto sítio das Pousadas Velhas, em Vila Nova de Milfontes (Odemira).
00h00 - domingo, 20/05/2018
"Brisas do Atlântico 2018"
com inscrições abertas
Estão abertas as inscrições para a edição deste ano da "Brisas do Atlântico", evento desportivo multidisciplinar entre Almograve e Zambujeira do Mar promovido pela Câmara de Odemira.

Data: 11/05/2018
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial