00h00 - sexta, 09/02/2018

Centro de Arqueologia
Náutica em Alcácer

Centro de Arqueologia Náutica em Alcácer

Explorar o património cultural sub-aquático do rio Sado é o grande objectivo do futuro Centro de Arqueologia Náutica do Alentejo Litoral (CANAL), que ficará instalado em Alcácer do Sal.
Na quarta-feira, 7, foi assinado o contrato de comodato da futura sede do CANAL entre a autarquia e a Universidade Nova de Lisboa, entidades parceiras de um projecto que visa investigar o "património cultural subaquático jazente nas águas do rio Sado, entre a cidade de Alcácer e a feitoria fenícia do Abul, património esse que se suspeita ser abundante e de enorme valor científico".
O autarca Vítor Proença espera que o projecto possa trazer a Alcácer de Sal "especialistas que trabalham em várias partes do mundo".
Recorde-se que o projecto do CANAL nasceu em Setembro de 2015, propondo-se a, entre outras metas, "localizar, identificar e caracterizar naufrágios ou outras estruturas submersas na zona", "determinar a natureza histórico-arqueológica da paisagem cultural marítimo-fluvial da região" e "desenvolver o potencial turístico-arqueológico do território".


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - terça, 22/05/2018
Odemira: PS e Bloco contestam
prospecção de petróleo no Sudoeste
As concelhias de Odemira do Partido Socialista e do Bloco de Esquerda manifestaram-se publicamente contra a decisão da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), que na passada semana permitiu o avanço do projecto do consórcio GALP/ ENI para a prospecção de petróleo na costa alentejana sem estudo de impacte ambiental.
07h00 - terça, 22/05/2018
Pequenos "chefs" no
concelho de Odemira
Quem tem filhos e netos cedo se acostuma a lidar com a "falta de apetite" dos mais novos para frutas, legumes e sopa.
00h00 - segunda, 21/05/2018
PS pede "intervenção urgente"
na estradas nacionais em Odemira
Os eleitos do PS na Assembleia Municipal de Odemira exigem uma "intervenção urgente" por parte das autoridades competentes num conjunto de estradas nacionais que servem o concelho.
00h00 - segunda, 21/05/2018
Centro de Interpretação
em Pousadas Velhas
O novo Centro de Interpretação dos Charcos Temporários Mediterrânicos do Sudoeste Alentejano é inaugurado nesta segunda-feira, 21, junto sítio das Pousadas Velhas, em Vila Nova de Milfontes (Odemira).
00h00 - domingo, 20/05/2018
"Brisas do Atlântico 2018"
com inscrições abertas
Estão abertas as inscrições para a edição deste ano da "Brisas do Atlântico", evento desportivo multidisciplinar entre Almograve e Zambujeira do Mar promovido pela Câmara de Odemira.

Data: 11/05/2018
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial