00h00 - sexta, 13/04/2018

Marta Cabral: "BTT reforça posição da Rota Vicentina"

Marta Cabral: "BTT reforça posição da Rota Vicentina"

A presidente da associação Rota Vicentina considera que a aposta no BTT vai reforçar aquela que é a oferta do projecto e consolidar a sua posição nos mercados nacional e internacional. "É um reforço da nossa posição e da nossa oferta. E é também um contributo muito concreto para o nosso objectivo de descentralizar aquilo que é a oferta e procura turística do litoral relativamente ao interior", sublinha ao "SW" Marta Cabral.

Qual a mais-valia do BTT para o projecto da Rota Vicentina?
É um reforço da nossa posição e da nossa oferta. E é também um contributo muito concreto para o nosso objectivo de descentralizar aquilo que é a oferta e procura turística do litoral relativamente ao interior. Por outro lado, queremos dar uma noção de orientação, de regulação da actividade. Os 'bttistas' estão a chegar e é fundamental criar condições para que eles o façam em segurança para eles próprios e para o território. Aqui o desafio acabou por ser muitíssimo ambicioso, pois estamos a falar de muitos quilómetros [de trilhos]. Mas sentimos que isso nos iria dar mais uma vez uma escala interessante para conquistar o mercado internacional.

Vai estar tudo pronto no início de 2019? É essa a vossa expectativa?
Sim, o lançamento oficial será no início de 2019. Sendo que em alguns casos estamos a falar de aldeias do interior com uma dinâmica turística ainda não muito forte. Portanto, queremos até lá e preparar uma série de atractivos mais ligados às comunidades e à cultura local, que achamos que vão complementar muito bem esta oferta mais "física".

Qual o investimento da Rota Vicentina nestes trilhos de BTT?
Este investimento está totalmente assegurado pelo Alentejo 2020 e pelo Município de Odemira. O valor do investimento é na ordem dos 500 mil euros... É significativo, porque é uma área muito extensa e requer muita investigação. Mas claro que deste montante quase 20% vai para o novo Centro de BTT, ou seja, infra-estrutura física pura e dura. E depois há uma componente importante na parte da promoção, da criação de material e painéis, da sinalética...

Além destes trilhos, há outros novos projectos no horizonte da Rota Vicentina?
Estamos com uma série de novidades na área pedestre, com a criação de mais percursos circulares. Estamos a evoluir de uma rota para uma rede de percursos cada vez mais diluída pelo território. Na área das bicicletas, além do BTT, estamos também a apostar no touring bike. E há outra componente a que queremos dar mais destaque, que é a área das actividades e aquilo que são os serviços oferecidos pelas empresas locais, numa valorização contínua do que é o nosso património e o reforço da importância que esse património tem e pode ter para a economia local.


Notícias Relacionadas

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - terça, 22/05/2018
Odemira: PS e Bloco contestam
prospecção de petróleo no Sudoeste
As concelhias de Odemira do Partido Socialista e do Bloco de Esquerda manifestaram-se publicamente contra a decisão da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), que na passada semana permitiu o avanço do projecto do consórcio GALP/ ENI para a prospecção de petróleo na costa alentejana sem estudo de impacte ambiental.
07h00 - terça, 22/05/2018
Pequenos "chefs" no
concelho de Odemira
Quem tem filhos e netos cedo se acostuma a lidar com a "falta de apetite" dos mais novos para frutas, legumes e sopa.
00h00 - segunda, 21/05/2018
PS pede "intervenção urgente"
na estradas nacionais em Odemira
Os eleitos do PS na Assembleia Municipal de Odemira exigem uma "intervenção urgente" por parte das autoridades competentes num conjunto de estradas nacionais que servem o concelho.
00h00 - segunda, 21/05/2018
Centro de Interpretação
em Pousadas Velhas
O novo Centro de Interpretação dos Charcos Temporários Mediterrânicos do Sudoeste Alentejano é inaugurado nesta segunda-feira, 21, junto sítio das Pousadas Velhas, em Vila Nova de Milfontes (Odemira).
00h00 - domingo, 20/05/2018
"Brisas do Atlântico 2018"
com inscrições abertas
Estão abertas as inscrições para a edição deste ano da "Brisas do Atlântico", evento desportivo multidisciplinar entre Almograve e Zambujeira do Mar promovido pela Câmara de Odemira.

Data: 11/05/2018
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial