00h00 - sexta, 13/04/2018

Rota Vicentina cria
novos trilhos de BTT

Rota Vicentina cria novos trilhos de BTT

Depois dos caminhantes, os "amantes" do BTT são a nova aposta da Rota Vicentina! O projecto de pedestrianismo que atravessa todo o Alentejo Litoral vai criar em parceria com a Câmara de Odemira uma rede com mais de 1.200 quilómetros de trilhos de BTT no concelho, que deverão estar a funcionar no início de 2019. O projecto está a entrar na sua recta final e pretende transformar Odemira numa referência para a modalidade em termos nacionais.
"Odemira quer ser uma referência no BTT a nível nacional. É para isso que trabalhamos e por isso que lutamos. E estamos convencidos que com este projecto estamos cada vez mais perto de o conseguir", admite ao "SW" Ricardo Cardoso, vice-presidente da Câmara de Odemira.
A proposta para os percursos dos trilhos começou a ser apresentada esta semana, com sessões públicas em Odemira (na terça-feira, 10) e em São Teotónio (na quinta-feira, 12), numa rede que irá reforçar substancialmente a oferta da Rota Vicentina.
"É um reforço da nossa posição e da nossa oferta. E é também um contributo muito concreto para o nosso objectivo de descentralizar aquilo que é a oferta e procura turística do litoral relativamente ao interior", sublinha a presidente da Rota Vicentina – Associação para a Promoção do Turismo de Natureza na Costa Alentejana e Vicentina, Marta Cabral.
Uma opinião que é partilhada por Ricardo Cardoso, considerando este projecto reúne todas as condições para combater a "sazonalidade" e afirmar a "diferenciação" da oferta turística existente no concelho de Odemira. "Acreditamos que o BTT pode ombrear com o pedestrianismo e trazer para Odemira muitos turistas. E com isso preencher a ocupação e a oferta turística em alturas médias e média-baixa", argumenta.
A proposta que está a ser apresentada publicamente pela Rota Vicentina, no sentido de serem recolhidas mais sugestões e propostas, prevê a criação de 38 trilhos de BTT, num total de 1.562 quilómetros (acima dos 1.200 quilómetros inicialmente ambicionados). Estes trilhos, com vários graus de dificuldade e distância, serão divididos por cinco núcleos espalhados pelo território do concelho, atravessando todas as freguesias de Odemira e, em alguns casos, entrando pelos concelhos vizinhos de Aljezur, Monchique, Ourique, Santiago do Cacém e Sines.
Odemira será a "sede" de um dos núcleos e o local onde será construído o Centro de BTT, que servirá de base logística ao projecto. A nova infra-estrutura está avaliada em cerca de 100 mil euros e será erguida na margem esquerda do rio Mira. Este núcleo contará com 10 trilhos, num total de 503,9 quilómetros.
Em São Teotónio ficará outro núcleo, com seis trilhos (289,7 quilómetros no total) com partida e chegada no Quintalão. Já o Posto de Turismo será a "base de partida" do núcleo de Santa Clara-a-Velha, com oito trilhos (333,5 quilómetros), ao passo que o núcleo de São Luís terá partida e chegada no Largo do Mercado, incluindo cinco trilhos (157,8 quilómetros).
Finalmente, o núcleo de Colos terá partida e chegada no Largo D. Manuel I e conta com nove trilhos, num total de 277,1 quilómetros. Este núcleo tem a particularidade de incluir um sub-núcleo, sediado em Amoreiras-Gare, que contará com dois trilhos.
A criação destes novos trilhos de BTT na Rota Vicentina representa um investimento total na ordem dos 500 mil euros. O projecto tem comparticipação comunitária, através do programa regional Alentejo 2020, cabendo à Câmara de Odemira a componente nacional.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - quarta, 24/04/2024
Festejar 50 anos de Abril
no Alentejo Litoral
O "SW" dá-lhe a conhecer as propostas para festejar os 50 anos do 25 de Abril nos con-celhos de Odemira, Sines, Santiago do Cacém, Grândola e Alcácer do Sal.
07h00 - terça, 23/04/2024
Concurso de BD em Odemira sobre
travessia aérea Portugal-Macau
A Câmara de Odemira tem a decorrer, até junho, um concurso de banda desenhada (BD) para assinalar o centenário da primeira travessia aérea entre Portugal e Macau, que partiu de Vila Nova de Milfontes em 1924.
07h00 - segunda, 22/04/2024
Câmara de Odemira faz
investimento na Educação
A Câmara de Odemira tem a decorrer as empreitadas de ampliação do Centro Escolar de São Luis, no valor de quase 2,2 milhões de euros, e do espaço exterior da EB1 de Relíquias, avaliadas em cerca de 166 mil euros, que serão concluídas ate ao final do presente ano letivo.
07h00 - domingo, 21/04/2024
Performance artísticas vai construir
"atlas" do concelho de Odemira
Uma performance artística, criada por Ana Borralho e João Galante, vai juntar, no domingo, cerca de uma centena de pessoas em palco na vila de Odemira, para "construir um atlas da organização social humana" deste concelho.
07h00 - sexta, 19/04/2024
Almograve vai ter novo centro escolar
A Câmara de Odemira vai avançar com a construção de um novo Centro Escolar em Almograve, num investimento avaliado em pouco mais de 2,3 milhões de euros para dar resposta a uma necessidade sentida nesta freguesia do litoral do concelho.

Data: 19/04/2024
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial