00h00 - segunda, 16/04/2018

Mesa da Zambujeira
candidata a "maravilha"

Mesa da Zambujeira candidata a "maravilha"

Lagosta, navalheiras, ostras, santolas, amêijoas e bruxinhas fresquinhas vindas directamente da costa da Zambujeira do Mar, pão cozido em forno de lenha, vinhos frescos produzidos na zona do Brejão e medronho proveniente da serra: já está de água na boca? E é mesmo para ficar perante a "mesa" apresentada pela Câmara de Odemira e pelo restaurante "Costa Alentejana", da Zambujeira do Mar, ao concurso "Sete Maravilhas à Mesa", que está entre as 49 pré-finalistas nomeadas.
Depois das praias, dos monumentos e das aldeias, entre outros, a competição visa promover a gastronomia e os vinhos de Portugal, associados à oferta turística. A mesa "Barco à Mesa na Zambujeira do Mar" foi uma das duas apresentadas por Odemira (juntamente com a mesa "Mil Sabores no Celso", em parceria com o restaurante "A Tasca do Celso", de Vila Nova de Milfontes) e surge entre as finalistas da região do Alentejo, associando à gastronomia o Trilho dos Pescadores da Rota Vcentina.
"Temos ao longo dos últimos anos participado nestes concursos, algumas vezes com enorme sucesso e noutras vezes com sucesso. E desta vez espero que não seja diferente. Mas só já estar entre os semi-finalistas é importante para o concelho", sublinha com satisfação o vice-presidente da Câmara de Odemira, reconhecendo que o concelho se caracteriza "por ter uma gastronomia mediterrânica, muito ligada àquilo que se faz um pouco por todo o Alentejo".
"Mas depois temos uma especificidade muito própria que é o facto de estarmos junto ao mar. Odemira tem uma coisa que outros locais não terão com tanta qualidade, que são os produtos frescos", acrescenta Ricardo Cardoso.
Para o autarca, a participação (e o reconhecimento) de Odemira neste tipo de competição traz imensas mais-valias. E a gastronomia, diz, tem sempre um enorme peso na escolha do destino por parte dos turistas.
"Hoje em dia as pessoas procuram boas sensações, boas experiências e a gastronomia está, de facto, muito cotada nessa escolha de destino a seguir", afiança Ricardo Cardoso, lembrando que no Guia de Restaurantes do Alentejo, editado pela Turismo do Alentejo, o concelho de Odemira surge com 10 restaurantes certificados.
"Só por aí se percebe a qualidade gastronómica deste concelho e a aposta que faz na sua oferta gastronómica. Estamos cientes que esse é, com certeza, um bom atractivo e muitas vezes o factor diferenciador na hora em que as pessoas estão a escolher qual o destino onde vão passar o seu período de férias", conclui.


Notícias Relacionadas

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
21h34 - domingo, 23/09/2018
Odemirense e Milfontes
entram a perder na época
Odemirense e Praia de Milfontes entraram de "pé esquerdo" na Taça de Honra da 1ª divisão distrital de Beja, ao perderem os seus jogos na ronda inaugural da nova prova do calendário de 2018-2019.
20h35 - domingo, 23/09/2018
Vitórias checas na Taça
do Mundo de Orientação
Os checos Kryztof Bogar e Martina Tinkovska foram os grandes vencedores da ronda final da Taça do Mundo de Orientação em BTT, que terminou neste domingo, 23, na vila de Odemira, depois de três dias muita competição e adrenalina.
07h00 - domingo, 23/09/2018
Odemirense e Milfontes
na Taça de Honra de Beja
As equipas do Odemirense e do Praia de Milfontes iniciam às 17h00 deste domingo, 23, a sua participação na nova Taça de Honra da 1ª divisão de Beja com a ambição de fazer o melhor possível, mas sem a "obsessão" de querer chegar a todo o custo à final a quatro da competição.
07h00 - domingo, 23/09/2018
Taça do Mundo de Orientação
em BTT chega ao fim em Odemira
Termina neste domingo, 23, a ronda final da Taça do Mundo (WMTBO), que decorre desde sexta-feira, 21, em Odemira com a participação de cerca de duas centenas de atletas vindos de 15 países.
07h01 - sexta, 21/09/2018
Normalidade no arranque das aulas em Odemira
Normalidade! É com esta expressão que a vereadora Telma Guerreiro descreve o arranque do novo ano lectivo de 2018-2019 no concelho de Odemira, destacando o facto de o número total de alunos, do pré-escolar ao ensino secundário, se manter estabilizado face ao ano anterior e haver aumento de estudantes nos agrupamentos de Odemira e de São Teotónio.

Data: 21/09/2018
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial