07h00 - quarta, 18/04/2018

"Odemira Empreende"
apoia novos projectos

"Odemira Empreende" apoia novos projectos

Uma barbearia e uma florista são dois dos sete novos projectos empresariais que acabam de ser apoiados pelo "Odemira Empreende", programa municipal de empreendedorismo dinamizado pela autarquia local. Os sete "cheque-empreendedores", num total de cerca de 45 mil euros, foram entregues aos novos empresários no final de Março, num apoio que visa, acima de tudo, incentivar a capacidade empreendedora dos novos empresários odemirenses.
"É um investimento que sentimos que vale a pena. Hoje em dia os nossos centros [urbanos] estão de facto a ser reabilitados, estão a abrir lojas que há uns anos estavam encerradas, e isso é o objectivo do programa. Odemira tem neste momento centros urbanos mais dinâmicos e foram criados mais de 80 novos postos de trabalho, assim como muitas micro-empresas", sublinha com satisfação o vice-presidente da Câmara de Odemira.
Em declarações ao "SW", Ricardo Cardoso reconhece que o "Odemira Empreende" está a funcionar "bastante bem", multiplicando várias vezes o investimento financeiro realizado pela autarquia desde o seu início, no Verão de 2015.
"Consideramos que os objectivos estão de facto a ser cumpridos! Além disso, há muitas empresas ligadas à animação turística e neste momento Odemira tem a principal oferta de animação turística de todo o Alentejo. E também na área dos produtos locais, com especial destaque para o medronho e para o mel, as coisas têm estado a acontecer bastante bem. Relembro que há apenas três anos tínhamos três destilarias de medronho e neste momento já temos 15 legalizadas. É um trabalho por vezes mais demorado que aquilo que gostaríamos, mas sentimos que efectivamente as coisas estão no caminho certo", sublinha.
O programa "Odemira Empreende" conta com as medidas "Apoio à Criação do Próprio Emprego" e "Apoio Financeiro ao Investimento", sendo que esta última visa incentivar o investimento empresarial, nomeadamente todo o investimento que seja relevante para o desenvolvimento sustentado e que contribua para a criação de novos postos de trabalho, apostando na qualificação profissional, na inovação e nas novas tecnologias. Para tal, estão identificadas como "zonas preferenciais" para investimento os núcleos antigos, as áreas de reabilitação urbana, as zonas industriais classificadas no Plano Director Municipal (PDM) de Odemira e os parques empresariais municipais.
Para Ricardo Cardoso, este programa tem também a mais-valia de "complementar" outros que já existem. "Como se sabe, há programas de apoio comunitário e programas de apoio nacional. E nós sentíamos que o nosso principal tecido económico, composto por micro-empresas, ficava arredado desses apoios. E este 'Odemira Empreende' tem efectivamente esse objectivo: ser complementar a outros apoios existentes e estar focado muito especialmente no micro-negócio e nas micro-empresas, que representam, no seu conjunto, muito para o concelho de Odemira", vinca o edil.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - segunda, 22/04/2024
Moradores de Melides
exigem obras na
Estrada Nacional 261
Moradores da freguesia de Melides, concelho de Grândola, queixam-se da degradação da Estrada Nacional 261 (EN 261) e vão protestar, nesta segunda-feira, 22, para exigir obras nesta via de acesso ao vizinho concelho de Santiago do Cacém.
07h00 - segunda, 22/04/2024
Câmara de Odemira faz
investimento na Educação
A Câmara de Odemira tem a decorrer as empreitadas de ampliação do Centro Escolar de São Luis, no valor de quase 2,2 milhões de euros, e do espaço exterior da EB1 de Relíquias, avaliadas em cerca de 166 mil euros, que serão concluídas ate ao final do presente ano letivo.
06h00 - segunda, 22/04/2024
Cineteatro de
Ermidas-Sado já
reabriu ao público
O Cineteatro Vitória, em Ermidas-Sado, no concelho de Santiago do Cacém, reabriu ao público neste sábado, 20, após obras de requalificação em que foram investidos 1,4 milhões de euros.
07h00 - domingo, 21/04/2024
Performance artísticas vai construir
"atlas" do concelho de Odemira
Uma performance artística, criada por Ana Borralho e João Galante, vai juntar, no domingo, cerca de uma centena de pessoas em palco na vila de Odemira, para "construir um atlas da organização social humana" deste concelho.
07h00 - sexta, 19/04/2024
Almograve vai ter novo centro escolar
A Câmara de Odemira vai avançar com a construção de um novo Centro Escolar em Almograve, num investimento avaliado em pouco mais de 2,3 milhões de euros para dar resposta a uma necessidade sentida nesta freguesia do litoral do concelho.

Data: 19/04/2024
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial