07h00 - quarta, 11/07/2018

Sines recebe seminário
sobre empreendedorismo

Sines recebe seminário sobre empreendedorismo

O Sines Tecnopólo recebe nesta quarta-feira, 11 de Julho, o seminário "Empreender e Investir: que estratégias para o Alentejo", que juntará empresários, empreendedores e outros agentes locais. A iniciativa vai decorrer ao longo de toda a tarde e em destaque vão estar dois projectos que contam com financiamento comunitário: o "Platicemar" e o "Espoban".
"Podemos dizer que o grande objectivo deste seminário é colocar na mesma mesa empreendedores, investidores e outros participantes no eco-sistema empreendedor da região e mostrar que neste eco-sistema todos são actores principais e dinamizadores da economia regional", explica ao "SW" a directora-executiva do Sines Tecnopólo, Mónica Morais de Brito.
O seminário arranca às 14h00 e depois da sessão de abertura terá lugar um painel sobre a economia do mar e o projecto "Platicemar", que, segundo Mónica Morais de Brito, "tem neste momento a decorrer um concurso de ideias que visa promover o empreendedorismo e a inovação e estimular o desenvolvimento de conceitos de negócio com base nas Tecnologias de Informação, Comunicação e Electrónica (TICE)".
De acordo com a directora-executiva do Sines Tecnopólo, o "Platicemar" tem como objectivo central "potenciar o apoio ao empreendedorismo, para que seja alcançado um modelo de desenvolvimento sustentável na fileira da economia do mar, tendo como base o incremento da cooperação e inovação no sector, decorrente da aplicabilidade das TICE nos processos produtivos".
O projecto, dinamizado pela Inova-Ria conjuntamente com outras entidades (entre as quais o Sines Tecnopólo), é financiado pelo programa Compete 2020 em quase 600 mil euros e arrancou em Setembro de 2017, terminando dentro de um ano. Destina-se a empreendedores, start ups e empresas focadas na fileira da economia do mar.
A partir das 16h30 o seminário promove o painel "Que empreendedores? Que investidores", onde será apresentada a Espoban – Rede de Business Angels Espanha-Portugal, projecto que começou em Janeiro deste ano e tem um financiamento de 1,6 milhões de euros no âmbito do INTERREG V-A España – Portugal.
"O principal objectivo do projecto 'Espoban' é originar e promover o acesso ao investimento privado de projectos de negócios espanhóis e portugueses, para que essas iniciativas tenham a possibilidade de obter financiamento privado através de investidores nacionais e internacionais, incentivando o empreendedorismo, a consolidação dos projectos empresariais, o aumento da competitividade destas iniciativas empresariais e, portanto, a redução do desemprego", vinca Mónica Morais de Brito.
De acordo com esta responsável, o projecto assenta numa parceria constituída pelo Sines Tecnopólo, Associação Nacional de Jovens Empresários e entidades espanholas. São beneficiários, "por um lado, empresas e empreendedores com potencial de crescimento e que necessitem de investimento e, por outro lado, investidores que pretendem encontrar projectos empresariais com potencial de crescimento e retorno de investimento, onde possam realizar os seus investimentos", explica.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h01 - sexta, 21/09/2018
Normalidade no arranque das aulas em Odemira
Normalidade! É com esta expressão que a vereadora Telma Guerreiro descreve o arranque do novo ano lectivo de 2018-2019 no concelho de Odemira, destacando o facto de o número total de alunos, do pré-escolar ao ensino secundário, se manter estabilizado face ao ano anterior e haver aumento de estudantes nos agrupamentos de Odemira e de São Teotónio.
07h00 - sexta, 21/09/2018
Rácio para o pessoal
auxiliar é insuficiente
O novo ano escolar no concelho de Odemira começa com todos os agrupamentos a cumprirem o rácio legal em matéria de pessoal auxiliar, mas este acaba por ser insuficiente para as necessidades do território, reconhece a vereadora Telma Guerreiro.
07h00 - sexta, 21/09/2018
Craques da orientação
"à prova" em Odemira
Neste fim-de-semana Odemira vai ser a "capital mundial" da orientação em BTT! Tudo porque o concelho recebe, entre sexta-feira e sábado, dias 21 a 23 de Setembro, a ronda final da Taça do Mundo (WMTBO), que juntará cerca de duas centenas de atletas vindos de 15 países de várias latitudes, entre os quais perto de meia centena de portugueses.
07h00 - sexta, 21/09/2018
Festival do Polvo na
Zambujeira do Mar
"Prove aqui o melhor polvo do mundo": é este o desafio lançado a todos os que neste fim-de-semana, 21 a 23 de Setembro, visitem a Zambujeira do Mar, no concelho de Odemira.
07h00 - quinta, 20/09/2018
Taça do Mundo de Orientação em BTT em Odemira
A vila de Odemira recebe a partir desta quinta-feira, 20 de Setembro, os cerca de 200 participantes, provenientes de 15 países, na final da Taça do Mundo de Orientação em BTT, prova que se prolonga até domingo.

Data: 21/09/2018
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial