07h00 - quarta, 08/08/2018

Igreja Matriz de
Santiago reaberta

Igreja Matriz de Santiago reaberta

A Igreja Matriz de Santiago do Cacém recebeu mais de um milhar de visitantes desde a sua abertura, há cerca de um mês, depois de ter estado quase dois anos encerrada ao público.
Fonte municipal adianta que a autarquia assegura as despesas com uma funcionária que garante a abertura e fecho ao público, assim como a limpeza, parceria que para o padre Paulo Carmo "torna possível" abrir a igreja aos crentes e aos turistas.
De acordo com o padre Paulo Carmo, é objectivo da paróquia abrir a Igreja Matriz todos os dias da semana, sendo que para isso vão recorrer a um projecto de voluntariado. O pároco avança que outro dos intuitos é "criar um roteiro turístico que ligue a Igreja Matriz à Igreja da Misericórdia e à Capela das Almas".
Já o Museu do Tesouro da Colegiada, que se encontra no interior do edifício da Igreja Matriz, "por enquanto continuará encerrado ao público, uma vez que estamos num processo de restruturação, porque passou para as mãos da Comissão Fabriqueira a gestão do espaço e do seu espólio", adianta ainda o padre Paulo do Carmo.
Recorde-se que a Igreja Matriz de Santiago do Cacém foi classificada como momento nacional em 1922, sendo que a sua origem remonta ao século XIII, reazando a história que terá encomendada pela princesa bizantina D. Vataça Lescaris.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

08h00 - sábado, 22/02/2020
Mascarados nas
ruas de São Luís
A aldeia de São Luís, no concelho de Odemira, vai voltar a "brincar ao Carnaval" neste domingo e terça-feira, dias 23 e 25 de Fevereiro, com dois desfiles (ambos às 15h00) que prometem uma enchente nas ruas da localidade.
07h00 - sexta, 21/02/2020
Presidente da MS Odemira quer
"mais vozes femininas na política"
Ana Sofia Soares foi eleita, no final de Janeiro, como coordenadora da recém-criada Concelhia de Odemira das Mulheres Socialistas (MS) e em entrevista ao "SW" revela as suas prioridades para os próximos dois anos.
07h00 - quarta, 19/02/2020
Ricardo Cardoso
lidera PS Odemira
O autarca Ricardo Cardoso é o novo presidente da Comissão Política Concelhia de Odemira do PS, sucedendo no cargo a Dário Guerreiro após as eleições realizadas no passado dia 31 de Janeiro.
07h00 - quarta, 19/02/2020
"Terras Sem Sombra"
no Litoral Alentejano
A edição de 2020 do festival "Terras Sem Sombra", que concilia música clássica com acções de salvaguarda do património e da biodiversidade, volta a passar pelo Alentejo Litoral, com iniciativas previstas, entre os meses de Maio e Julho, nos concelhos de Sines, Santiago do Cacém e Odemira.
07h00 - terça, 18/02/2020
Câmara de Odemira
apoia alunos do concelho
A Câmara de Odemira vai atribuir, neste ano lectivo de 2019-2020, um total de 61 bolsas de estudo a alunos do concelho que frequentam o ensino superior e três prémios de mérito para alunos do ensino secundário, num investimento de quase 75 mil euros.

Data: 14/02/2020
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial