07h01 - sexta, 21/09/2018

Normalidade no arranque das aulas em Odemira

Normalidade no arranque das aulas em Odemira

Normalidade! É com esta expressão que a vereadora Telma Guerreiro descreve o arranque do novo ano lectivo de 2018-2019 no concelho de Odemira, destacando o facto de o número total de alunos, do pré-escolar ao ensino secundário, se manter estabilizado face ao ano anterior e haver aumento de estudantes nos agrupamentos de Odemira e de São Teotónio.
"As coisas estão a correr com normalidade e quando os desafios que se colocam em alguns lugares têm que ver com o aumento do número de alunos, como em São Teotónio ou Odemira, isso só nos deixa felizes. Porque aumentar o número de alunos significa que temos crianças e que temos vida no território", sublinha ao "SW" a vereadora responsável pela área da Educação na Câmara de Odemira, destacando ainda o facto de haver "muitos meninos a entrar para o pré-escolar em Luzianes-Gare e em São Martinho das Amoreiras".
De acordo com Telma Guerreiro, em 2018-2019 a Câmara de Odemira vai continuar com a sua "missão" de "apoiar a Educação". "O nosso investimento na Educação é enorme e todas as nossas ofertas educativas às escolas mantêm-se", garante a vereadora, afiançando que também o programa ODETE – Odemira Território Educativo vai ter "um impulso até maior", fruto do financiamento assegurado junto do Alentejo 2020.
"Vamos começar a ver as coisas a acontecer", nota Telma Guerreiro, dando como exemplo o novo projecto "Atelier da Fala", que colocará terapeutas da fala a trabalhar com a comunidade pré-escolar. "As educadoras sentem esta necessidade, pois os miúdos adquirem a linguagem de uma forma cada vez mais lenta e com mais dificuldade e isso faz-nos responder a esse apelo, no sentido de trabalharmos esta questão", explica.
Em paralelo, a autarquia odemirense vai manter as actividades ligadas às artes e ao desporto, assim como o apoio ao projecto "Era uma vez". "E este ano vamos também ter um desafio importante, que é fazer um rastreio do daltonismo nas escolas, no âmbito de um projecto a nível nacional", anuncia Telma Guerreiro.
A tudo isto a Câmara de Odemira junta a componente da Acção Social, com a oferta dos livros de actividades para o primeiro ciclo, as bolsas de estudo para os alunos do secundário e do ensino superior e a componente de apoio à família no pré-escolar, além do transporte escolar, do pagamento dos passes escolares e do apoio nas refeições escolares.
Além do mais, "os pais sabem que quando necessitam podem falar com o Município de Odemira, com os presidentes de junta ou com os directores dos agrupamentos, que os problemas vão-nos chegando e nós vamos conseguindo ajudar todas as famílias", acrescenta Telma Guerreiro.
Tudo isto, continua a vereadora, visa contribuir para o aumento da taxa de sucesso escolar no concelho e para a formação de cidadãos com competências formativas e sociais.
"Temos o orgulho de poder dizer que trabalhamos com uma proximidade muito grande com os directores e com todos os agentes educativos do nosso território, para os nossos alunos poderem de facto chegarem ao final dos seus percursos com as competências adquiridas. Não é só o sucesso que nos interessa, interessa-nos ter aqui e contribuir para termos cidadãos participativos, atentos, que se preocupam e que sabem estar na vida", conclui.


Notícias Relacionadas

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - sexta, 19/04/2024
Almograve vai ter novo centro escolar
A Câmara de Odemira vai avançar com a construção de um novo Centro Escolar em Almograve, num investimento avaliado em pouco mais de 2,3 milhões de euros para dar resposta a uma necessidade sentida nesta freguesia do litoral do concelho.
07h00 - sexta, 19/04/2024
Prova de orientação
no concelho de Odemira
até domingo
O concelho de Odemira recebe neste fim de semana, dias 20 e 21 de abril, a sexta edição do Rogaine da Costa Alentejana e o Sprint de Odemira, provas organizadas pelo COALA – Clube de Orientação e Aventura do Litoral Alentejano.
07h00 - quinta, 18/04/2024
Circuito de bodyboard
arrancou na praia da
Zambujeira do Mar
Matias Baço, João Mendes e João Pinheiro foram os vencedores da primeira etapa da edição deste ano do Circuito de Bodyboard/Restaurante O Sacas, organizado pelo Núcleo de Bodyboard da Zambujeira do Mar.
07h00 - quarta, 17/04/2024
Câmara de Odemira promove nova
edição do "Orçamento Participativo"
A Câmara de Odemira tem a decorrer a fase de apresentação de propostas ao seu "Orçamento Participativo" (OP), que em 2024 volta a contar com uma dotação total de 300 mil euros para investimentos públicos candidatados pela população.
07h00 - quarta, 17/04/2024
Turismo do Alentejo
e estações náuticas
presentes na Nauticampo
A Entidade Regional de Turismo (ERT) do Alentejo e Ribatejo e as sete estações náuticas do território alentejano participam, pela primeira vez, na Nauticampo, certame que vai decorrer em Lisboa a partir desta quarta-feira, 17.

Data: 19/04/2024
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial