07h01 - sexta, 21/09/2018

Normalidade no arranque das aulas em Odemira

Normalidade no arranque das aulas em Odemira

Normalidade! É com esta expressão que a vereadora Telma Guerreiro descreve o arranque do novo ano lectivo de 2018-2019 no concelho de Odemira, destacando o facto de o número total de alunos, do pré-escolar ao ensino secundário, se manter estabilizado face ao ano anterior e haver aumento de estudantes nos agrupamentos de Odemira e de São Teotónio.
"As coisas estão a correr com normalidade e quando os desafios que se colocam em alguns lugares têm que ver com o aumento do número de alunos, como em São Teotónio ou Odemira, isso só nos deixa felizes. Porque aumentar o número de alunos significa que temos crianças e que temos vida no território", sublinha ao "SW" a vereadora responsável pela área da Educação na Câmara de Odemira, destacando ainda o facto de haver "muitos meninos a entrar para o pré-escolar em Luzianes-Gare e em São Martinho das Amoreiras".
De acordo com Telma Guerreiro, em 2018-2019 a Câmara de Odemira vai continuar com a sua "missão" de "apoiar a Educação". "O nosso investimento na Educação é enorme e todas as nossas ofertas educativas às escolas mantêm-se", garante a vereadora, afiançando que também o programa ODETE – Odemira Território Educativo vai ter "um impulso até maior", fruto do financiamento assegurado junto do Alentejo 2020.
"Vamos começar a ver as coisas a acontecer", nota Telma Guerreiro, dando como exemplo o novo projecto "Atelier da Fala", que colocará terapeutas da fala a trabalhar com a comunidade pré-escolar. "As educadoras sentem esta necessidade, pois os miúdos adquirem a linguagem de uma forma cada vez mais lenta e com mais dificuldade e isso faz-nos responder a esse apelo, no sentido de trabalharmos esta questão", explica.
Em paralelo, a autarquia odemirense vai manter as actividades ligadas às artes e ao desporto, assim como o apoio ao projecto "Era uma vez". "E este ano vamos também ter um desafio importante, que é fazer um rastreio do daltonismo nas escolas, no âmbito de um projecto a nível nacional", anuncia Telma Guerreiro.
A tudo isto a Câmara de Odemira junta a componente da Acção Social, com a oferta dos livros de actividades para o primeiro ciclo, as bolsas de estudo para os alunos do secundário e do ensino superior e a componente de apoio à família no pré-escolar, além do transporte escolar, do pagamento dos passes escolares e do apoio nas refeições escolares.
Além do mais, "os pais sabem que quando necessitam podem falar com o Município de Odemira, com os presidentes de junta ou com os directores dos agrupamentos, que os problemas vão-nos chegando e nós vamos conseguindo ajudar todas as famílias", acrescenta Telma Guerreiro.
Tudo isto, continua a vereadora, visa contribuir para o aumento da taxa de sucesso escolar no concelho e para a formação de cidadãos com competências formativas e sociais.
"Temos o orgulho de poder dizer que trabalhamos com uma proximidade muito grande com os directores e com todos os agentes educativos do nosso território, para os nossos alunos poderem de facto chegarem ao final dos seus percursos com as competências adquiridas. Não é só o sucesso que nos interessa, interessa-nos ter aqui e contribuir para termos cidadãos participativos, atentos, que se preocupam e que sabem estar na vida", conclui.


Notícias Relacionadas

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - quinta, 28/03/2024
Festival
Mira Fest na
vila de Odemira
Um total de 11 bandas portuguesas e duas espanholas vão passar pela edição deste ano do Festival Mira Fest, que vai decorrer no Pavilhão dos Bombeiros Voluntários de Odemira nesta sexta-feira e sábado, 29 e 30 de março.
07h00 - segunda, 25/03/2024
População de Odemira
desafiada a celebrar
Abril em palco
A cooperativa artística Lavrar o Mar, sediada em Aljezur, está à procura de 100 pessoas do concelho de Odemira, visando a criação de um espetáculo a apresentar durante as comemorações dos 50 anos do 25 de Abril.
07h00 - domingo, 24/03/2024
Taça Concelhia
de BTT de Odemira
arranca em Santa Clara
A edição deste ano da Taça Concelhia de BTT de Odemira arranca no próximo domingo, 24 de março, mantendo o objetivo de afirmar este concelho do Alentejo Litoral como um "território de excelência para a prática de BTT nas vertentes de turismo, lazer e competição".
10h08 - sexta, 22/03/2024
Três detidos em São Teotónio com
mais de 360 doses de droga
Três homens, com idades entre os 22 e os 36 anos, foram detidos, na terça-feira, 19, pela GNR, por suspeitas da prática do crime de tráfico de estupefacientes em São Teotónio, no concelho de Odemira.
07h00 - sexta, 22/03/2024
Três alunas de
Odemira premiadas
em Itália
As jovens Ana Ramos, Bruna Matos e Mariana Gonçalves, naturais do concelho de Odemira, conquistaram a medalha de prata no Concurso Italiano para Jovens Cientistas "I Giovani e le Scienze", realizado anualmente em Milão (Itália) e onde representaram Portugal com uma investigação sobre o potencial de alguns fungos para a biodegradação de polietileno.

Data: 22/03/2024
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial