07h00 - sexta, 02/11/2018

"Vítimas começam a ter voz"

"Vítimas começam a ter voz"

O GAVA nasceu em 2012 e a sua coordenadora reconhece que o número de pedidos de apoio tem vindo a aumentar de ano para ano, "maioritariamente" através das entidades que constituem a rede de parceria, casos da GNR e da Comissão de Protecção de Crianças e Jovens.
"Devemos olhar para estes indicadores de forma positiva, na medida em que as vítimas começam a ter voz, a deixar de viver no silêncio, a perder a vergonha e a sentirem-se menos sozinhas, sabendo que existe um serviço especializado e de proximidade que as pode apoiar. Para nós, este é o resultado de uma desocultação cada vez maior deste fenómeno, as pessoas estão mais informadas e denunciam mais", argumenta Sara Horta.
Para a psicóloga, os seis anos de trabalho do GAVA permitiram igualmente colocar "as questões da Igualdade de Género a debate no território de Odemira". "Continuamos a trazer para a agenda local a temática da igualdade de género e da violência doméstica e de género e isso é uma conquista e uma aposta diária", sublinha Sara Horta.
A coordenadora do GAVA acrescenta que o facto deste ter conseguido "constituir uma rede de parceria com os agentes locais e de existir um compromisso formal assumido com o Estado e com os municípios de Odemira e Aljezur" também trouxe a este serviço "uma maior visibilidade" e "um maior sentimento de confiança" no serviço prestado à comunidade.


Notícias Relacionadas

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - quarta, 23/01/2019
Câmara de Odemira visita
unidades turístics do concelho
Contactar de perto com os empresários do sector é o grande objectivo do ciclo de visitas a várias unidades turísticas do concelho que a Câmara de Odemira iniciou na passada semana e que vai decorrer até ao próximo mês de Março.
07h00 - terça, 22/01/2019
Praia de Milfontes no
nacional feminino sub-19
Não tem sido um caminho fácil, mas a evolução tem sido constante: assim se pode descrever a participação da equipa de futebol feminino do Praia de Milfontes de sub-19, que nesta temporada de 2018-2019 se estreia no campeonato nacional da categoria.
07h00 - terça, 22/01/2019
"Terras Sem Sombra"
no Alentejo Litoral
A 15ª edição do festival "Terras Sem Sombra", que decorre neste ano de 2019, tem por lema "Sobre a Terra, Sobre o Mar – Viagem e Viagens na Música" e vai voltar a passar pelo Alentejo Litoral, com concertos e outras iniciativas nos concelhos de Odemira, Santiago do Cacém e Sines.
07h00 - segunda, 21/01/2019
APC Odemira dinamiza
projecto "Abranger +"
Ceder temporariamente materiais de apoio a pessoas com incapacidade física é o grande objectivo do projecto "Abranger +", dinamizado pela Associação de Paralisia Cerebral de Odemira (APCO) no âmbito do seu Centro de Apoio à Inclusão (CAI).
17h47 - domingo, 20/01/2019
Domingo de derrotas para
equipas de Odemira
Este foi um domingo para esquecer para as equipas do concelho de Odemira que disputam o campeonato distrital da 1ª divisão da Associação de Futebol de Beja.

Data: 18/01/2019
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial