07h00 - sexta, 16/11/2018

"Caravanismo selvagem" é problema em Milfontes

"Caravanismo selvagem" é problema em Milfontes

O presidente da Junta de Freguesia de Vila Nova de Milfontes exige a tomada de medidas concretas para "combater o actual estado de proliferação de caravanas pela freguesia", que na sua opinião colocam "em causa o bem-estar das populações devido à degradação das condições de salubridade e higiene naqueles locais".
Em declarações ao "SW", Francisco Lampreia afirma que existem na freguesia "três parques de campismo com todas as condições para receber as autocaravanas", daí não se justificar que as caravanas "fiquem espalhadas de uma forma selvagem pela freguesia", sendo que "muitas delas deixam o lixo espalhado no chão e descarregam as cassetes na natureza, com todas as consequências que tem para a saúde pública".
"Temos outro problema que são as carrinhas adaptadas, que as pessoas utilizam como caravana, mas que não têm casa de banho e depois fazem as necessidades ao ar livre", alerta ainda o autarca eleito do PS, para logo acrescentar: "Existem troços da Rota Vicentina, que é um ex-libris da nossa região, onde estão as autocaravanas e onde os caminhantes se deparam com lixo e fezes humanas, o que não é aceitável. Queremos que esta situação seja regulada como acontece noutros países e se acabe de vez com esta desregulação total do auto-caravanismo".
Francisco Lampreia pede, nesse sentido, "mais ações de vigilância e fiscalização e mais poder para que as autoridades possam receber as multas na hora". "Em muitos casos as autoridades actuam, mas porque os proprietários são estrangeiros e a caravanas alugadas, as multas nunca são cobradas", argumenta.
O autarca sublinha ainda que "todas as pessoas são bem-vindas" à freguesia, "mas têm que respeitar o espaço público". "Queremos receber todas as pessoas dignamente, porque vivemos do turismo, mas não podemos permitir que uns prejudiquem o bem-estar dos outros" conclui Lampreia.
Esta situação levou a Assembleia de Freguesia de Vila Nova de Milfontes a aprovar, no final de Outubro, por unanimidade, uma moção que pede o fim do auto-caravanismo e campismo selvagem na Costa Vicentina. Para este órgão autárquico, há "verdadeiros bairros de caravanas" em vários locais da freguesia.
Na moção foi ainda deliberado solicitar ao Governo que altere a Lei 50/2006, de 29 de Agosto, "no sentido desta prever que as coimas sejam efectivas, ou seja, que sejam pagas na hora, sob pena de apreensão dos documentos da viatura".

TEXTO: Joaquim Bernardo


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - quarta, 24/04/2024
Carlos Beato:
"O 25 de Abril
valeu a pena!"
Antigo presidente da Câmara de Grândola, Carlos Beato esteve ao lado de Salgueiro Maia na madrugada libertadora de 25 de Abril de 1974.
07h00 - segunda, 22/04/2024
Moradores de Melides
exigem obras na
Estrada Nacional 261
Moradores da freguesia de Melides, concelho de Grândola, queixam-se da degradação da Estrada Nacional 261 (EN 261) e vão protestar, nesta segunda-feira, 22, para exigir obras nesta via de acesso ao vizinho concelho de Santiago do Cacém.
07h00 - sábado, 20/04/2024
Grândola cria museu sobre
a senha do 25 de Abril
Um núcleo museológico interativo e imersivo dedicado à canção que se tornou senha da revolução do 25 de Abril vai abrir ao público neste sábado, 20, pelas 15h00, em Grândola, após um investimento de 1,5 milhões de euros.
07h00 - domingo, 14/04/2024
Secretário-geral do
PCP almoça em Grândola
com militantes
O Pavilhão de Feiras de Grândola recebe neste domingo, 14, o almoço comemorativo dos 103 anos do PCP, que contará com a participação do secretário-geral do partido, Paulo Raimundo.
07h00 - quarta, 10/04/2024
Exposição em
Grândola evoca
central elétrica
"Central Elétrica de Grândola: História, Eletricidade e Tempo" é o título da exposição que está patente no Núcleo Museológico de São Pedro, na "vila morena".

Data: 19/04/2024
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial