07h00 - terça, 22/01/2019

"Terras Sem Sombra"
no Alentejo Litoral

"Terras Sem Sombra" no Alentejo Litoral

A 15ª edição do festival "Terras Sem Sombra", que decorre neste ano de 2019, tem por lema "Sobre a Terra, Sobre o Mar – Viagem e Viagens na Música" e vai voltar a passar pelo Alentejo Litoral, com concertos e outras iniciativas nos concelhos de Odemira, Santiago do Cacém e Sines.
O festival, organizado pela Associação Pedra Angular em parceria com diversas entidades, entre as quais as câmaras de Odemira, Sines e Santiago do Cacém, tem este ano os EUA como "país convidado" e celebra os 550 anos do nascimento de Vasco da Gama, em Sines, e o quinto centenário da viagem de circum-navegação de Fernão de Magalhães.
O "Terras Sem Sombra 2019" abre no próximo sábado, 26 de Janeiro, em Vila de Frades (Vidigueira), com a actuação do coro norte-americano "Spelman College Glee Club", sob a direcção musical de Kevin Johnson e acompanhado ao piano por Brittney E. Boykin.
O festival vai chegar ao Alentejo Litoral no mês de Maio, com a Igreja Paroquial de São Martinho das Amoreiras a receber na noite de 25 de maio o concerto "Noutras Margens: Obras americanas e europeias para flauta", pelo ensemble espanhol Quartetazzo. O programa do festival no concelho de Odemira inclui ainda uma viagem pela história e histórias da serra de São Martinho, guiada pelo arqueólogo Jorge Vilhena e pelo historiador António Martins Quaresma (na tarde de 25 de Maio). E na manhã de 26 de Maio terá lugar uma expedição à serra da Vigia, onde decorre o interflúvio entre as bacias hidrográficas dos rios Sado e Mira, com António Martins Quaresma, Rudolf Muller (da Rota Vicentina), Rui Dias e Isabel machado (geólogos).
No fim-de-semana de 22 e 23 de Junho o "Terras Sem Sombra" chega ao concelho de Santiago do Cacém. No primeira dia, pela tarde, realiza-se uma visita guiada ao Palácio da Carreira, em Santiago do Cacém, enquanto de noite tem lugar, na Igreja Matriz, o concerto "Onde está a minha casa? Tradição e Vanguarda na Música Checa (Séculos XIX-XX), com o Duo de Câmara Checolosvaco (da República Checa). Na manhã de 23 de Junho é proposta uma acção de "descoberta" de segmento do rio Sado junto a Ermidas-Sado.
O festival "Terras Sem Sombra" de 2019 termina em Sines no fim-de-semana de 6 e 7 de Julho. O programa no concelho começa na tarde de 6 de Julho, com uma visita ao farol do cabo de Sines. Nessa noite haverá também música no castelo da cidade, com o conceituado Kronos Quartet a interpretar o espectáculo "Longe mas perto: Identidades musicais contemporâneas nos EUA". No dia seguinte, 7 de Julho, pela manhã, decorrerá uma acção de monitorização e avaliação da qualidade dos ambientes marinhos no Porto de Sines.
Além de São Martinho das Amoreiras (Odemira), Santiago do Cacém e Sines, o "Terras Sem Sombra 2019" vai ainda passar por, entre os meses de Fevereiro e Junho, por Serpa (9 e 10 de Fevereiro), Olivença (23 e 24 de Fevereiro), Monsaraz (9 e 10 de Março), Valência de Alcântara/ Espanha (23 e 24 de Março), Beja (6 e 7 de Abril), Elvas (27 e 28 de Abril), Cuba (4 e 5 de Maio), Ferreira do Alentejo (11 e 12 de Maio) e Barrancos (8 e 9 de Junho).


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - sexta, 19/04/2024
Almograve vai ter novo centro escolar
A Câmara de Odemira vai avançar com a construção de um novo Centro Escolar em Almograve, num investimento avaliado em pouco mais de 2,3 milhões de euros para dar resposta a uma necessidade sentida nesta freguesia do litoral do concelho.
07h00 - sexta, 19/04/2024
Prova de orientação
no concelho de Odemira
até domingo
O concelho de Odemira recebe neste fim de semana, dias 20 e 21 de abril, a sexta edição do Rogaine da Costa Alentejana e o Sprint de Odemira, provas organizadas pelo COALA – Clube de Orientação e Aventura do Litoral Alentejano.
07h00 - quinta, 18/04/2024
Circuito de bodyboard
arrancou na praia da
Zambujeira do Mar
Matias Baço, João Mendes e João Pinheiro foram os vencedores da primeira etapa da edição deste ano do Circuito de Bodyboard/Restaurante O Sacas, organizado pelo Núcleo de Bodyboard da Zambujeira do Mar.
07h00 - quarta, 17/04/2024
Câmara de Odemira promove nova
edição do "Orçamento Participativo"
A Câmara de Odemira tem a decorrer a fase de apresentação de propostas ao seu "Orçamento Participativo" (OP), que em 2024 volta a contar com uma dotação total de 300 mil euros para investimentos públicos candidatados pela população.
07h00 - quarta, 17/04/2024
Turismo do Alentejo
e estações náuticas
presentes na Nauticampo
A Entidade Regional de Turismo (ERT) do Alentejo e Ribatejo e as sete estações náuticas do território alentejano participam, pela primeira vez, na Nauticampo, certame que vai decorrer em Lisboa a partir desta quarta-feira, 17.

Data: 19/04/2024
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial