07h00 - terça, 29/01/2019

População do Lousal
escolhe monumento

População do Lousal escolhe monumento

A população da aldeia mineira do Lousal, no concelho de Grândola, elegeu no passado sábado, 26, o monumento que será implantado na localidade no âmbito do projecto participativo de arte pública.
A iniciativa, dinamizada pela autarquia juntamente com diversas entidades, teve por objectivo "criar arte com a comunidade, visando a concepção de uma obra de criação artística para homenagear o movimento operário mineiro".
Nesse sentido, a população escolheu de entre três propostas de módulos construtivos desenvolvidos a partir da maqueta vencedora o monumento que quer na povoação, "reflector das memórias e tradições de um povo".
De acordo com o escultor Sérgio Vicente, professor da Faculdade de Belas Artes de Lisboa, "a proposta escultórica vencedora representa a relação metafórica e poética da descida e subida à mina e as formas de comunicação entre túneis no seu interior, simbolizada por dois elementos: a escada e o carril".
Para o presidente da Câmara de Grândola é um "privilégio" para a autarquia e para a população do Lousal "receber este projecto de arte inovador que vai ao encontro da estratégia do Município em termos culturais". "Este é um processo criativo bastante interessante e genuíno do ponto de vista democrático, com a democracia a funcionar no seu mais amplo campo, ao dar voz às pessoas", acrescenta António Figueira Mendes.


Notícias Relacionadas

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - segunda, 22/04/2024
Moradores de Melides
exigem obras na
Estrada Nacional 261
Moradores da freguesia de Melides, concelho de Grândola, queixam-se da degradação da Estrada Nacional 261 (EN 261) e vão protestar, nesta segunda-feira, 22, para exigir obras nesta via de acesso ao vizinho concelho de Santiago do Cacém.
07h00 - sábado, 20/04/2024
Grândola cria museu sobre
a senha do 25 de Abril
Um núcleo museológico interativo e imersivo dedicado à canção que se tornou senha da revolução do 25 de Abril vai abrir ao público neste sábado, 20, pelas 15h00, em Grândola, após um investimento de 1,5 milhões de euros.
07h00 - domingo, 14/04/2024
Secretário-geral do
PCP almoça em Grândola
com militantes
O Pavilhão de Feiras de Grândola recebe neste domingo, 14, o almoço comemorativo dos 103 anos do PCP, que contará com a participação do secretário-geral do partido, Paulo Raimundo.
07h00 - quarta, 10/04/2024
Exposição em
Grândola evoca
central elétrica
"Central Elétrica de Grândola: História, Eletricidade e Tempo" é o título da exposição que está patente no Núcleo Museológico de São Pedro, na "vila morena".
15h58 - domingo, 07/04/2024
Quatro desaparecidos
em naufrágio na
zona de Tróia
Uma pessoa foi resgatada e quatro estão desaparecidas depois de a embarcação em que seguiam ter naufragado neste domingo, 7, na zona de Tróia, no concelho de Grândola.

Data: 19/04/2024
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial