07h00 - terça, 14/05/2019

Barragem de Santa Clara
tem "enorme" potencial turístico

Barragem de Santa Clara tem "enorme" potencial turístico

O presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo não tem dúvidas: o potencial turístico da barragem de Santa Clara "é enorme", complementando a oferta de "sol e mar" disponível em todo o Alentejo Litoral.
Em declarações ao "SW", António Ceia da Silva sublinha que a grande albufeira situada junta à aldeia de Santa Clara-a-Velha, no interior do concelho de Odemira, é "um espaço fantástico, com enormes potencialidades para a prática do turismo náutico".
Além do mais, acrescenta, a barragem "está muito bem rodeada nas margens por excelentes unidades de alojamento, quer seja alojamento tradicional quer seja turismo em espaço rural. E é uma oferta complementar, preciosíssima, para o território do Litoral Alentejano, uma vez que complementa aquilo que é a oferta de sol e mar".
É seguindo esta linha de raciocínio que o presidente da Turismo do Alentejo elogia o "investimento muito significativo e muito bem realizado" pela Câmara Municipal de Odemira "ao nível da barragem de Santa Clara". "Um destino turístico não é formado apenas por uma peça do puzzle, mas sim por várias. E, de facto, Santa Clara é uma das peças desse puzzle com muito significado", acrescenta Ceia da Silva.
A albufeira de Santa Clara tem condições para ser cada vez mais atractiva em termos de turismo de natureza e de aventura, sector que, afirma o presidente da Turismo do Alentejo, regista "cada vez mais procura".
"Basta atentar às estatísticas da Organização Mundial de Turismo para nos apercebermos que, hoje em dia, o turismo de natureza tem cada vez mais níveis de procura e são segmentos de procura A e B+, ou seja, com alto nível cultural, com poder de compra, com disponibilidade de tempo… É um tipo de segmento de mercado que até do ponto de vista da internacionalização tem muito interesse", observa Ceia da Silva.
Segundo este responsável, a confirmar esta tendência do mercado estão os resultados obtidos pelo projecto da Rota Vicentina, assim como novas iniciativas da Turismo do Alentejo, caso dos Caminhos de Santiago, da rede de percursos pedestres Transalentejo ou das redes de cycling que estão a ser montadas. "É realmente um produto com bastante procura", conclui Ceia da Silva.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - terça, 26/05/2020
500 portáteis distribuídos
por alunos de Odemira
São 500 computadores portáteis e 280 routers que permitem o acesso à Internet: é este equipamento informático que a Câmara de Odemira vai distribuir pelos alunos do concelho, no sentido de assegurar que todos os jovens estudantes tenham à disposição as ferramentas necessárias para o ensino à distância.
09h00 - segunda, 25/05/2020
Freguesia
de São Luís sem
médico há meses
A Junta de Freguesia de São Luís, no concelho de Odemira, está indignada pela falta de profissionais de saúde na Extensão de Saúde local, sendo que de momento a freguesia não conta com médico, enfermeiros ou sequer serviços administrativos.
07h00 - segunda, 25/05/2020
Plataforma pelas Artes
nasce no concelho de Odemira
A vila de Odemira foi um dos "palcos", na passada quinta-feira, 21, da vigília pelas artes e cultura em Portugal, numa iniciativa da qual acabou por nascer a Plataforma Cultura e Artes Odemira, que junta diversos artistas residentes no concelho.
08h00 - sexta, 22/05/2020
Vereadora Deolinda Seno Luís: "Era incompreensível Odemira não ter CLDS"
Em entrevista ao "SW" a vereadora Deolinda Seno Luís, responsável pelo pelouro da Intervenção Social na Câmara de Odemira, explica a importância de o concelho ter, pela primeira vez, um Contrato Local de Desenvolvimento Social no seu território.
08h00 - sexta, 22/05/2020
Odemira quer ter
idosos "mais activos"
Promover o "envelhecimento activo" e a "autonomia das pessoas idosas", assim como combater a solidão e o isolamento, são algumas das metas do "Geração Activa", projecto que arrancou no passado mês de Outubro e que é o primeiro Contrato Local de Desenvolvimento Social (CLDS) desenvolvido no concelho de Odemira.

Data: 22/05/2020
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial