07h00 - terça, 11/06/2019

Autarca de Santiago alerta
para problemas POOC

Autarca de Santiago alerta para problemas POOC

O presidente da Câmara de Santiago do Cacém, Álvaro Beijinha, "exige mais" da revisão do Plano de Ordenamento da Orla Costeira (POOC), sobretudo no que diz respeito à criação de condições para receber os banhistas na zona de costa do concelho.
A matéria esteve em discussão na passada semana, durante a reunião que juntou os autarcas do Alentejo Litoral, através da Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral (CIMAL), com a secretária de Estado do Ordenamento do Território e Conservação da Natureza, Célia Ramos.
Segundo Álvaro Beijinha, "o actual POOC está completamente desactualizado" relativamente à realidade que hoje se vive no concelho de Santiago do Cacém "em termos turísticos e tendo em consideração a procura da costa para férias".
O autarca diz ainda que proposta de delimitação do POOC o está a deixar "muito preocupado", dado entrar "no perímetro urbano da cidade de Vila Nova de Santo André, que está a dois quilómetros da praia", situação que a própria secretária de Estado reconheceu dever tratar-se de um erro.
"Esta situação estende-se igualmente à área da Costa de Santo André entrando em zona de Plano de Pormenor onde está prevista construção e em zonas já consolidadas, e que no nosso entender não parece representar qualquer tipo de risco pela distância a que se encontra do mar", sublinha Álvaro Beijinha.
Também a situação das praias do Monte Velho e da Fonte do Cortiço estiveram em discussão com a governante, tendo a secretária de Estado do Ordenamento do Território e Conservação da Natureza mostrado disponibilidade para avaliar todas estas situações.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - sábado, 21/09/2019
Artesãos abrem
CRIAR em Odemira
Valorizar as artes tradicionais e, sobretudo, promover o artesanato produzido no concelho de Odemira: são estes os grandes propósitos do novo Centro em Rede de Inovação do Artesanato Regional (CRIAR), que é inaugurado neste sábado, 21, em Odemira.
07h00 - sábado, 21/09/2019
Andar de bicicleta em
Vila Nova de Milfontes
Os habitantes e visitantes de Vila Nova de Milfontes, no concelho de Odemira, vão ser desafiados, neste sábado, 21 de Setembro, a trocarem o automóvel pela bicicleta.
07h00 - sábado, 21/09/2019
"Gentes do Alto Mira"
apresenta novo DVD
O Grupo Etnográfico "Gentes do Alto Mira", de Santa Clara-a-Velha (Odemira), apresenta neste fim-de-semana, dias 21 e 22 de Setembro, o seu DVD.
07h00 - sexta, 20/09/2019
Melhor polvo do mundo
"à prova" na Zambujeira
A Zambujeira do Mar (Odemira) recebe entre esta sexta-feira e domingo, dias 20 a 22, o VII Festival do Polvo, iniciativa da Associação Cultural Recreativa e Desportiva Zambujeirense que visa "promover a qualidade e as potencialidades gastronómicas do polvo do Sudoeste".
07h00 - sexta, 20/09/2019
Canoístas de Milfontes
"brilham" na Selecção
Três canoístas do Clube Náutico do Litoral Alentejano (CNLA), de Vila Nova de Milfontes, estiveram em excelente plano durante a sua participação em duas provas internacionais ao serviço da Selecção Nacional, com destaque para a jovem Maria Fonseca Santos, que regressou a casa com uma medalha de bronze.

Data: 20/09/2019
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial