07h00 - quarta, 12/06/2019

Festival de Mastros anima
São Teotónio ao longo de Junho

Festival de Mastros anima São Teotónio ao longo de Junho

A vila de São Teotónio, no concelho de Odemira, recebe ao longo das próximas três semanas mais uma edição do Festival de Mastros, iniciativa da associação São Teotónio Nã Drome, em parceria com a Junta de Freguesia local, que pretende valorizar a tradição popular dos bailes de mastro.
A festa conta com a colaboração da população e de diversas colectividades, arrancando nesta quarta-feira, 12 de Junho, pelas 21h30, com a abertura solene do festival, a apresentação do filme "Da Terra ao Céu" (produzido pela PédeXumbo) e um concerto com Eurico Silva.
Na quinta-feira, 13, realiza-se uma oficina de danças tradicionais dinamizada por Marta Guerreiro, da associação PédeXumbo (21h30), e às 10 da noite tem lugar o mastro do Coração da Vila, animado por Cláudio Rosário. E na sexta-feira, 14, às 21h30, será a vez do mastro da rua José Estêvão e Palmeira, com Rui Chora.
Para o sábado, 15, está prevista uma noite bem animada, sendo que a partir das 21h30 haverá baile com Marco Filipe e a actuação do grupo "Atar e Pôr ao Fumeiro" e da artista Micaela. No domingo, 16, está prevista uma missa para as 15h00, seguida de procissão acompanhada pela banda filarmónica de Odemira.
No dia 19 de Junho tem lugar o mastro do lar, com Humberto Silva, seguindo-se um concerto do Trio de Guitarras (na quinta-feira, 20), e os mastros da Creche "Os Calculinhos" (sexta-feira, 21) e da rua Alexandre Herculano (sábado, 22), animados por, respectivamente, Ricardo Glória e Ricardo Laginha.
Para o dia 23 de Junho (domingo), véspera de São João, pelas 21h00, está agendado para a zona da fonte um concerto com o grupo "Vint'Veri" e o lançamento do CD da fadista Joana Rita, cumprindo-se depois as tradições de saltar a figueira e ir à fonte.
Na última semana de Junho há baile no Quintalão (dia 26 com Rita Melo) e o mastro da rua 25 de Abril (no dia 28 com Rui Soares & Lau). E na noite de 29 de Junho tem lugar, pelas 21h00, o Grande Encontro de Marchas Populares, sendo que pela Alameda dos Combatentes vão desfilar as marchas de Zambujeira do Mar, Boavista dos Pinheiros, São Teotónio, São Luís, Odemira, Sabóia, Longueira e Quarteira. Depois há mastro no Quintalão com Fernando Pereira.
O Festival de Mastros de São Teotónio termina no dia 30 de Junho (domingo), com as actuações dos grupos "Soul Beat" (16h30) e "Trip Rock" (17h00), dos ranchos folclóricos de Odiáxere e de Vila Nova de Milfontes (a partir das 18h00), e um concerto com os "De Moda em Moda" (21h30).


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - sábado, 21/09/2019
Artesãos abrem
CRIAR em Odemira
Valorizar as artes tradicionais e, sobretudo, promover o artesanato produzido no concelho de Odemira: são estes os grandes propósitos do novo Centro em Rede de Inovação do Artesanato Regional (CRIAR), que é inaugurado neste sábado, 21, em Odemira.
07h00 - sábado, 21/09/2019
Andar de bicicleta em
Vila Nova de Milfontes
Os habitantes e visitantes de Vila Nova de Milfontes, no concelho de Odemira, vão ser desafiados, neste sábado, 21 de Setembro, a trocarem o automóvel pela bicicleta.
07h00 - sábado, 21/09/2019
"Gentes do Alto Mira"
apresenta novo DVD
O Grupo Etnográfico "Gentes do Alto Mira", de Santa Clara-a-Velha (Odemira), apresenta neste fim-de-semana, dias 21 e 22 de Setembro, o seu DVD.
07h00 - sexta, 20/09/2019
Melhor polvo do mundo
"à prova" na Zambujeira
A Zambujeira do Mar (Odemira) recebe entre esta sexta-feira e domingo, dias 20 a 22, o VII Festival do Polvo, iniciativa da Associação Cultural Recreativa e Desportiva Zambujeirense que visa "promover a qualidade e as potencialidades gastronómicas do polvo do Sudoeste".
07h00 - sexta, 20/09/2019
Canoístas de Milfontes
"brilham" na Selecção
Três canoístas do Clube Náutico do Litoral Alentejano (CNLA), de Vila Nova de Milfontes, estiveram em excelente plano durante a sua participação em duas provas internacionais ao serviço da Selecção Nacional, com destaque para a jovem Maria Fonseca Santos, que regressou a casa com uma medalha de bronze.

Data: 20/09/2019
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial