07h00 - sexta, 09/08/2019

Montras com arte
na aldeia de São Luís

Montras com arte na aldeia de São Luís

As artes vão encher as ruas e as montras da aldeia de São Luís (Odmeira), que a partir deste sábado, 10, acolhe a quinta edição da MONTRAS-Mostra de Artistas e Artesãos de São Luís.
Ao longo de quase um mês esta iniciativa "transforma" a localidade num centro de artes e convívio, dando a conhecer a criatividade local e reabilitando alguns dos locais emblemáticos da terra.
"A MONTRAS 2019 é um convite aberto para viver a aldeia de uma forma diferente, experimentar o potencial de uma pequena comunidade e participar neste evento colaborativo, criado por todos e para todos", explicam ao "SW" Filomena Patrício e Carmen Maraschin, da organização.
"Pretendemos assim estimular a valorização da comunidade de São Luís, a coesão comunitária e espírito de entreajuda, bem como o fortalecimento da resiliência e sustentabilidade local e regional", acrescentam.
A MONTRAS 2019 é organizada pela Transição São Luís e pela comunidade local, com o apoio da Câmara de Odemira, da Junta de Freguesia de São Luís, da Casa do Povo de São Luís e da Sociedade Musical e Recreativa Sanluizense, e arranca neste fim-de-semana, 10 e 11 de Agosto, dias em que estão previstas muitas actividades.
Nesse sentido, entre as 17h00 e as 2h00 as ruas do Comércio e da Igreja vão estar fechadas ao trânsito, para serem locais de apresentações artísticas e ao convívio comunitário. No primeiro dia haverá música com Sérgio Guri & Humberto Tomás (18h45) e Marco Campaniça (23h00), além de teatro com os "3 em Pipa" (19h45) e uma performance de Alan Tod (21h45).
Para o domingo, 11, estão previstos concertos do acordeonista Jorge Brito (17h00) e do colectivo "Orquídea de Chumbo" (17h45), um espectáculo de música dos anos 80 (20h45), uma jam session de fado (23h00) e a actuação dos DJs "Rebel Up" (23h30). Neste dia terá ainda lugar uma demonstração de capoeira com Pedro Marques (18h30) e a apresentação da peça de teatro "Reservado", de Leonor Alcácer (19h30).
Exposições e uma feira de artesanato e de produtos locais marcam igualmente o programa dos primeiros dois dias da Montras 2019, que contará ainda com as mostras de artistas nas montras de São Luís, que podem ser vistas até 7 de Setembro.
Participam nestas mostras os artistas Herberto Figueiredo (escultura), Frank Philip Steinhoff (pintura), Rita Teles (ilustração infantil), Raquel Raposo (pintura), Dominik Jasinski (pintura), Radka Valová (fotografia), Philipe Peseaux (banda desenhada), Flávia Germano Barra (escultura e desenho), Joana Silva (poesia e fotografia), Flora Dolores (instalação), Ana Zorrinho (literatura), Humberto Tomás (exposição sobre música), Joana Gregório & Tiago Ferreira (fotografia), Sven Ahlborn (fotografia), Larissa Ohl (pintura), Hakim Caseirito (pintura), Alan Tod (pintura) e o projecto "Escalabardo" (design), além dos artistas residentes do colectivo Ateneu do 14.
A Montras 2019 termina a 7 de Setembro, com a já tradicional "Festa da adiafa".


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

06h00 - segunda, 22/04/2024
Cineteatro de
Ermidas-Sado já
reabriu ao público
O Cineteatro Vitória, em Ermidas-Sado, no concelho de Santiago do Cacém, reabriu ao público neste sábado, 20, após obras de requalificação em que foram investidos 1,4 milhões de euros.
07h00 - sexta, 19/04/2024
Agricultores de Campilhas e
Alto Sado apostam no regadio
A Associação de Regantes e Beneficiários de Campilhas e Alto Sado (ARBCAS), com sede em Alvalade, no concelho de Santiago do Cacém, vai avançar com dois projetos, no valor de quase 837 mil euros, para aumentar a resiliência e melhorar a eficiência dos sistemas de distribuição de água existentes.
07h00 - quinta, 18/04/2024
Concelho de Odemira
recebeu Troféu de
Ciclismo José Poeira
O jovem ciclista Gonçalo Rodrigues, da equipa portuguesa Landeiro/KTM/Matias & Araújo, assumiu a liderança da Taça de Portugal de Juniores da modalidade, cumpridas as duas primeiras etapas da competição, que tiveram lugar, a 13 e 14 de abril, no concelho de Odemira.
07h00 - sexta, 12/04/2024
Dia da Hungria
celebrado em
Santiago do Cacém
O edifício da Câmara de Santiago do Cacém recebe nesta sexta-feira, 12, a iniciativa "Dias de Hungarikums" (Dia da Hungria), no âmbito do 50º aniversário do restabelecimento das relações diplomáticas entre Portugal e a Hungria.
07h00 - segunda, 08/04/2024
Lagoa de Santo André
aberta ao mar nesta segunda-feira
A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) vai proceder à abertura da Lagoa de Santo André, no concelho de Santiago do Cacém, ao mar nesta segunda-feira, 8, a partir das 16h00.

Data: 19/04/2024
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial