07h00 - terça, 10/09/2019

Autarca de Alcácer
alerta para condições
de manuais reutilizados

Autarca de Alcácer alerta para condições de manuais reutilizados

O presidente da Câmara de Alcácer do Sal alertou o Governo para as condições de reutilização dos manuais escolares "e as consequências que as mesmas acarretam", frisando que os manuais gratuitos até ao 12º ano foram um grande avanço "que o Governo está a colocar em causa".
Numa carta enviada ao secretário de Estado da Educação, Vítor Proença atenta no caso do município alcacerense para salientar que "os manuais dos alunos do primeiro ciclo do ensino básico não se encontravam em condições de serem reutilizados, de acordo com informações dos respectivos agrupamentos".
Tal situação decorre, "em larga medida, da desarticulação entre o Governo e os livreiros, uma vez que os manuais não foram concebidos e não estão preparados para a medida que está a ser aplicada", argumenta o edil de Alcácer do Sal.
Para Vítor Proença, além de não produzir o efeito desejado, "esta medida acaba por penalizar os agregados familiares que não entreguem os manuais em condições de reutilização, com a sua exclusão do programa no ano seguinte", o que afecta particularmente as famílias mais desfavorecidas.
"O Estado não deve recuar num avanço tão importante, devendo assumir manuais novos para todos", uma vez que "a Escola Pública não se defende apenas com boas intenções: defende-se com investimento", remata Vítor Proença na missiva.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - quarta, 22/01/2020
CM Odemira distingue
"espírito empreendedor"
Potenciar o reconhecimento público, a dignificação, a valorização e o prestígio da actividade empresarial no concelho é uma das principais metas dos prémios "Espírito Empreendedor", promovidos pela Câmara de Odemira.
07h00 - terça, 21/01/2020
Odemira recebe
palestra de tecelagem
O novo espaço CRIAR, em Odemira, recebe nesta terça-feira, 21 de Janeiro, a palestra "Decifrando Telas Históricas", pela artesã Helena Loermans, que dinamiza o LAB O.
07h00 - terça, 21/01/2020
"Missão País" na
freguesia de S. Teotónio
A freguesia de São Teotónio (Odemira) recebe até final desta semana, 24 de Janeiro, meia centena de jovens voluntários de todo o país, que no âmbito da iniciativa "Missão País" vão colaborar com várias instituições sociais locais.
07h00 - segunda, 20/01/2020
José Francisco Silva
faleceu neste domingo, 19
O empresário agrícola e dirigente associativo José Francisco Silva, natural de Odemira, faleceu na madrugada deste domingo, 19 de Janeiro, vítima de doença prolongada.
07h00 - segunda, 20/01/2020
Odemirense desiste
do Distrital de sub-23
A Direcção do Odemirense anunciou, na sua página oficial da rede Facebook, que o clube desistiu de participar no campeonato distrital de Beja de sub-23, que tem apenas duas jornadas cumpridas.

Data: 17/01/2020
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial