07h00 - sexta, 04/10/2019

Verão excelente para
o turismo em Odemira

Verão excelente para o turismo em Odemira

"Muito trabalhoso", "muito satisfatório", o "melhor de sempre": é desta forma que os responsáveis por unidades hoteleiras e restaurantes do concelho de Odemira classificam o Verão de 2019. Os meses de calor voltaram a trazer milhares de turistas ao concelho e as empresas locais que trabalham no sector não escondem que, depois de semanas de "casa cheia", o balanço a fazer só pode ser excelente.
"Foi um Verão muito, muito trabalhoso, mas que superou as nossas expectativas", afiança ao "SW" Tânia Reis, da direcção comercial do grupo Duna Parque Hotel, que tem seis unidades (todas de diferentes características) na zona de Vila Nova de Milfontes. De acordo com esta responsável, a maior procura foi por parte de portugueses e a taxa média de ocupação rondou os "85%/ 90%", sendo que a grande diferença sentida de 2018 para 2019 "foi o aumento das reservas de última hora". "Daí ter sido um Verão muito trabalhoso para nós", diz.
Perto de Vila Nova Milfontes, o mesmo cenário no Hotel Rural Moita Mar. "Foi um Verão muito satisfatório", em que tivemos "uma taxa média de ocupação de 90%, sobretudo com portugueses", revela Vânia Anico, directora-geral da unidade.
Descendo no mapa, na freguesia de São Teotónio, o Verão de 2019 foi igualmente bastante positivo. No Enigma Nature & Water Hotel a taxa média de ocupação andou muitas vezes "nos 100%", muito pela procura por parte de turistas provenientes de França, Espanha e Reino Unido. "Foi o nosso melhor Verão em termos de ocupação e acabou por ser um ano que correspondeu às nossas expectativas, depois de em 2018 termos ficado aquém do que esperávamos", conta Diogo Marques, assessor da direcção da unidade.
Nem só as unidades hoteleiras ficaram satisfeitas com a época alta no concelho de Odemira. À mesa o aumento de turistas também se fez sentir, como garante Daniel Correia, gerente do restaurante "Costa Alentejana", mesmo no centro da Zambujeira do Mar. "Foi um Verão que nos correu muito, muito bem. Superou aquilo que tínhamos tido em 2018 e tivemos quase sempre filas à porta. E o mês de Setembro foi bom até ao fim, o que não é habitual. Ou seja, não podia ter sido [um Verão] melhor!", vinca com satisfação este empresário.
Daniel Correia observa ainda que este ano, apesar dos portugueses terem estado em maioria, já teve mais turistas estrangeiros que o normal na época alta. Mudanças que, na sua opinião, se devem ao trabalho desenvolvido pelo seu restaurante ao longo do ano. "Temos sempre as portas abertas e isso faz diferença", diz o empresário.
Apesar do Verão já ter chegado ao fim os empresários do sector do turismo em Odemira ainda continuam atarefados, mas nem por isso deixam de se preparar para a próxima época alta. E se uns esperam que 2020 traga ainda mais turistas à região, outros não deixam de apontar alguns problemas que começam a surgir no sector.
Na opinião de Daniel Correia, do restaurante "Costa Alentejana", a região "continua a ser atractiva para muita gente pela sua tranquilidade e pelas praias". Ainda assim, continua, "há muito por fazer no concelho" em termos turísticos, sem especificar.
Por seu lado, Diogo Marques, do Enigma Nature & Water Hotel, afiança que a região tem, em termos turísticos, "muito potencial e muito para crescer". Contudo, não esconde uma preocupação – "É uma opinião pessoal, mas há turistas que ficam apreensivos quando chegam e vêm tantos cidadãos indianos, nepaleses e outros, pessoas que trabalham na agricultura e têm hábitos e costumes diferentes dos nossos. Por exemplo, queixam-se de falta de privacidade nas praias".
Já Tânia Reis, do grupo Duna Parque Hotel, mostra-se optimista quanto ao futuro do turismo no concelho, mas alerta para a possibilidade de, "a longo prazo", a oferta superar a procura. "Surgiram muitas novas unidades, sobretudo de alojamento local, nos últimos tempos e existe algum receio que isso venha a acontecer", conclui.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - segunda, 22/04/2024
Moradores de Melides
exigem obras na
Estrada Nacional 261
Moradores da freguesia de Melides, concelho de Grândola, queixam-se da degradação da Estrada Nacional 261 (EN 261) e vão protestar, nesta segunda-feira, 22, para exigir obras nesta via de acesso ao vizinho concelho de Santiago do Cacém.
07h00 - segunda, 22/04/2024
Câmara de Odemira faz
investimento na Educação
A Câmara de Odemira tem a decorrer as empreitadas de ampliação do Centro Escolar de São Luis, no valor de quase 2,2 milhões de euros, e do espaço exterior da EB1 de Relíquias, avaliadas em cerca de 166 mil euros, que serão concluídas ate ao final do presente ano letivo.
06h00 - segunda, 22/04/2024
Cineteatro de
Ermidas-Sado já
reabriu ao público
O Cineteatro Vitória, em Ermidas-Sado, no concelho de Santiago do Cacém, reabriu ao público neste sábado, 20, após obras de requalificação em que foram investidos 1,4 milhões de euros.
07h00 - domingo, 21/04/2024
Performance artísticas vai construir
"atlas" do concelho de Odemira
Uma performance artística, criada por Ana Borralho e João Galante, vai juntar, no domingo, cerca de uma centena de pessoas em palco na vila de Odemira, para "construir um atlas da organização social humana" deste concelho.
07h00 - sexta, 19/04/2024
Almograve vai ter novo centro escolar
A Câmara de Odemira vai avançar com a construção de um novo Centro Escolar em Almograve, num investimento avaliado em pouco mais de 2,3 milhões de euros para dar resposta a uma necessidade sentida nesta freguesia do litoral do concelho.

Data: 19/04/2024
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial