07h00 - sexta, 31/07/2020

Sines pode receber
"cluster" de hidrogénio

Sines pode receber "cluster" de hidrogénio

As portuguesas EDP, Galp, Martifer e REN e a dinamarquesa Vestas criaram um consórcio para avaliar a viabilidade do projecto "H2 Sines", que visa implementar um cluster industrial de produção de hidrogénio verde com base em Sines.
Em comunicado, a Galp explica que o projecto "compreende uma importante dimensão internacional, tanto pela sua vocação exportadora, como pela mobilização de parceiros com vasta experiência na cadeia de valor do hidrogénio".
"O projecto pretende alavancar as vantagens competitivas dos recursos naturais endógenos renováveis, contribuindo para a re-industrialização das economias portuguesa e europeia numa base mais sustentável, bem como para o equilíbrio da balança comercial", acrescenta a mesma fonte.
Nesse sentido, continua a Galp, "a produção de hidrogénio verde contemplada pelo projecto 'H2 Sines' integra e optimiza toda a cadeia de valor, incluindo a geração de electricidade renovável, a produção de hidrogénio e a sua distribuição, transporte, armazenamento, comercialização e exportação".
A Galp acrescenta ainda que, "garantindo o equilíbrio financeiro do projecto, este deverá desenvolver-se de forma progressiva, procurando optimizar a adequação dos volumes de produção de hidrogénio e do respectivo consumo, bem como a competitividade dos custos das tecnologias envolvidas".
A mesma fonte adianta que "numa primeira fase, prevê-se a instalação de um projeto-piloto de 10MW de electrólise que, ao longo da corrente década, possa, em
função de critérios económicos e tecnológicos, evoluir até 1GW de capacidade de electrólise, suportada, a prazo, por cerca de 1,5GW de capacidade de geração de energia eléctrica renovável para alimentação dos electrolisadores".


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - quarta, 05/08/2020
Boavista dos Pinheiros
melhora campo de futebol
O Juventude Clube Boavista, de Boavista dos Pinheiros (concelho de Odemira), já concluiu a obra de cobertura da bancada e iniciou agora a colocação de um relvado sintético no Campo da Boa Esperança.
07h00 - terça, 04/08/2020
Bispo de Beja altera nomeações
para 20-21 no Alentejo Litoral
Depois de alguma contestação, nomeadamente na paróquia de São Teotónio, onde os paroquianos locais se manifestaram publicamente contra a saída do padre Júlio Lemos, o bispo de Beja decidiu reformular algumas das nomeações do clero para o ano pastoral de 2020-2021.
07h00 - terça, 04/08/2020
Resposta à Covid-19
em Odemira elogiada
A Assembleia Municipal de Odemira aprovou, por maioria, na sessão realizada a 15 de Junho, uma moção apresentada pelos eleitos do PS, onde se e elogia congratula a resposta que o Município local, as juntas de freguesia e as instituições sociais (IPSS) do concelho e os profissionais de saúde deram na resposta à pandemia da Covid-19.
07h00 - segunda, 03/08/2020
Milfontes vai receber
"Bandeira da Ética"
O Clube Desportivo Praia Milfontes recebe nesta segunda-feira, 3 de Agosto, a "Bandeira da Ética", atribuída pelo Instituto Português da Juventude e do Desporto (IPDJ).
07h00 - segunda, 03/08/2020
Odemira exige obras
nas estradas do concelho
A Assembleia Municipal de Odemira aprovou, por unanimidade, uma recordatória apresentada pelos eleitos do PS sobre o mau estado das estradas nacionais no concelho, exigindo uma intervenção na mesma.

Data: 31/07/2020
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial