07h00 - quinta, 06/08/2020

Vestígios arqueológicos
descobertos em Alvalade

Vestígios arqueológicos descobertos em Alvalade

A Câmara de Santiago do Cacém vai estudar os vestígios arqueológicos que foram encontrados e colocados a descoberto em várias ruas de Alvalade, no decorrer das obras de requalificação do centro histórico daquela vila.
Fonte da autarquia revela que, perante o achado, os trabalhos foram interrompidos "para que possam ser realizadas as escavações arqueológicas e a posterior exumação e estudo antropológico das ossadas".
"Estas situações são normais quando se intervém em zonas com um passado tão antigo. Alvalade é uma localidade que tem muita história e um património arqueológico rico, e é precisamente por essa razão que a Câmara Municipal está a criar um museu de arqueologia naquela freguesia", revela o presidente da autarquia.
De acordo com Álvaro Beijinha, por agora a Câmara Municipal vai "aguardar pelos resultados dos trabalhos de arqueologia e análise" para saber "do que se trata efectivamente".
"Mas suspeitamos que será um cemitério, tendo em conta o número de ossadas que foram descobertas, havendo ainda a particularidade de estarem enterradas a pouca profundidade", diz.
O autarca adianta ainda que, tendo em conta os vestígios encontrados, a Câmara de Santiago do Cacém vai reforçar a sua equipa de arqueólogos, "para que as obras, no Largo 25 de Abril, possam decorrer".
"Mas não queremos que se perca a oportunidade de estudar o que foi descoberto, porque os achados fazem parte da história da freguesia e do concelho", continua Beijinha, acrescentando que a intenção é "apurar se esta descoberta merece um estudo mais aprofundado e inclusivamente ser exposta".
De momento, a Câmara de Santiago do Cacém promove o acompanhamento científico das descobertas através de uma equipa de investigadores, que foi reforçada com mais dois arqueólogos e um antropólogo, que será o responsável por escavar e estudar os esqueletos humanos.
O acompanhamento arqueológico das obras está a cargo da arqueóloga Lídia Vírseda, da empresa ArqueoHoje.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - quinta, 28/03/2024
Festival
Mira Fest na
vila de Odemira
Um total de 11 bandas portuguesas e duas espanholas vão passar pela edição deste ano do Festival Mira Fest, que vai decorrer no Pavilhão dos Bombeiros Voluntários de Odemira nesta sexta-feira e sábado, 29 e 30 de março.
07h00 - segunda, 25/03/2024
População de Odemira
desafiada a celebrar
Abril em palco
A cooperativa artística Lavrar o Mar, sediada em Aljezur, está à procura de 100 pessoas do concelho de Odemira, visando a criação de um espetáculo a apresentar durante as comemorações dos 50 anos do 25 de Abril.
07h00 - domingo, 24/03/2024
Taça Concelhia
de BTT de Odemira
arranca em Santa Clara
A edição deste ano da Taça Concelhia de BTT de Odemira arranca no próximo domingo, 24 de março, mantendo o objetivo de afirmar este concelho do Alentejo Litoral como um "território de excelência para a prática de BTT nas vertentes de turismo, lazer e competição".
10h08 - sexta, 22/03/2024
Três detidos em São Teotónio com
mais de 360 doses de droga
Três homens, com idades entre os 22 e os 36 anos, foram detidos, na terça-feira, 19, pela GNR, por suspeitas da prática do crime de tráfico de estupefacientes em São Teotónio, no concelho de Odemira.
07h00 - sexta, 22/03/2024
Três alunas de
Odemira premiadas
em Itália
As jovens Ana Ramos, Bruna Matos e Mariana Gonçalves, naturais do concelho de Odemira, conquistaram a medalha de prata no Concurso Italiano para Jovens Cientistas "I Giovani e le Scienze", realizado anualmente em Milão (Itália) e onde representaram Portugal com uma investigação sobre o potencial de alguns fungos para a biodegradação de polietileno.

Data: 22/03/2024
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial