07h00 - segunda, 25/01/2021

Obras concluídas
no centro histórico
de Alvalade

Obras concluídas no centro histórico de Alvalade

A Câmara de Santiago do Cacém já concluiu as obras de requalificação do centro histórico de Alvalade, que abrem ao trânsito nesta segunda-feira, 25, depois dum investimento superior a 800 mil euros que "privilegiou a humanização dos espaços", dando "prioridade à circulação de peões".
O centro histórico de Alvalade "necessitava desta intervenção de mobilidade, regeneração e requalificação urbana", sublinha o presidente da autarquia.
"Um investimento que consideramos absolutamente estruturante para o desenvolvimento da freguesia, para quem lá vive e para quem a visita", acrescenta Álvaro Beijinha.
De acordo com o edil, a intervenção "foi complexa" e implicou responder ao nível da rede de águas, de pluviais e de esgotos, acrescendo o facto de ter sido "levada a cabo num quadro de pandemia que, em alguns momentos, condicionou o normal decorrer dos trabalhos".
O presidente da Câmara de Santiago do Cacém refere que com a requalificação foram introduzidas algumas alterações à circulação do trânsito na Praça D. Manuel I e na Rua de São Pedro, que passa a ter sentido único.
"O ganho de mobilidade é, para além das questões estéticas, a grande mais-valia que esta obra traz, e as pessoas mostram-se agradadas", diz Beijinha, assumindo que os objectivos definidos pela Câmara Municipal com esta requalificação "foram claramente alcançados".
"Hoje Alvalade tem uma cara nova, quem ali vive e tem os seus estabelecimentos comerciais consegue sentir os ganhos desta intervenção", sublinha o autarca, acrescentando que "todo o esforço financeiro que a autarquia fez seguramente irá marcar esta vila com um antes e um depois desta intervenção".
Recorde-se que a intervenção contemplou a Praça D. Manuel I, as ruas 31 de Maio de 1834, Duque da Terceira e de São Pedro, e a rua e o Largo 25 de Abril.
Nestas vias foi dada prioridade à circulação de peões, tendo sido colocado mobiliário urbano e criadas zonas de esplanada na Praça D. Manuel I, reestruturado o estacionamento e a circulação automóvel, plantadas de árvores, realizados trabalhos de pavimentação e colocada sinalização rodoviária.
A obra teve comparticipação comunitária, sendo que "praticamente em simultâneo" com esta requalificação a autarquia tem vindo a desenvolver o projecto do Museu de Arqueologia de Alvalade.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - quinta, 18/04/2024
Concelho de Odemira
recebeu Troféu de
Ciclismo José Poeira
O jovem ciclista Gonçalo Rodrigues, da equipa portuguesa Landeiro/KTM/Matias & Araújo, assumiu a liderança da Taça de Portugal de Juniores da modalidade, cumpridas as duas primeiras etapas da competição, que tiveram lugar, a 13 e 14 de abril, no concelho de Odemira.
07h00 - sexta, 12/04/2024
Dia da Hungria
celebrado em
Santiago do Cacém
O edifício da Câmara de Santiago do Cacém recebe nesta sexta-feira, 12, a iniciativa "Dias de Hungarikums" (Dia da Hungria), no âmbito do 50º aniversário do restabelecimento das relações diplomáticas entre Portugal e a Hungria.
07h00 - segunda, 08/04/2024
Lagoa de Santo André
aberta ao mar nesta segunda-feira
A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) vai proceder à abertura da Lagoa de Santo André, no concelho de Santiago do Cacém, ao mar nesta segunda-feira, 8, a partir das 16h00.
07h00 - sábado, 06/04/2024
Auditório Municipal
inaugurado este sábado
em Alvalade
O novo Auditório Municipal de Alvalade, no concelho de Santiago do Cacém, é inaugurado neste sábado, 6, numa cerimónia agendada para as 16h30.
07h00 - quinta, 04/04/2024
Recolha de resíduos
porta-a-porta arrancou
em Santiago do Cacém
A Câmara de Santiago do Cacém iniciou, neste mês de abril, um projeto-piloto de separação e recolha porta-a-porta de resíduos domésticos, que abrange 122 habitações da zona histórica da cidade.

Data: 05/04/2024
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial