07h00 - quarta, 10/03/2021

Santiago do Cacém pode receber
parque de baterias da Tesla

Santiago do Cacém pode receber parque de baterias da Tesla

A empresa Sunshining, propriedade do grupo luso-espanhol Prosolia, pretende criar no concelho de Santiago do Cacém a maior central fotovoltaica de Portugal e um dos maiores parques de baterias da Europa, num investimento que pode chegar aos 1.000 milhões de euros.
Segundo adiantou o semanário "Expresso", trata-se do "maior e mais ambicioso" projecto solar fotovoltaico a entrar em licenciamento em Portugal e que poderá, inclusive, "revolucionar o sistema eléctrico nacional".
Nesse sentido, a central "The Happy Sun is Shining" (THSiS), a instalar numa herdade com 1.200 hectares arrendada pela empresa no concelho de Santiago do Cacém, terá1.008 megawatts (MW) de potência, quase tantos como a central termoeléctrica a carvão da EDP de Sines, que deixou de laborar no passado mês de Janeiro.
O "Expresso" adiantou que a futura central deverá operar "sem qualquer subsídio nem tarifas garantidas".
A par disto, o projecto da Sunshining inclui também a criação de um parque de baterias de iões de lítio com 257 MW, que ocupará cinco hectares e que poderá vir a fornecer a marca norte-americana Tesla, "gigante mundial" na produção e venda de automóveis eléctricos.
Apesar da vontade dos investidores, o "Expresso" sublinhou que o projecto poderá demorar cerca de cinco anos até ser realidade, uma vez que são muitos os licenciamentos necessários.
Além do licenciamento ambiental, os promotores da iniciativa terão igualmente de concretizar o acordo com a REN, por forma a garantir o ponto de ligação à rede, assim como encontrar parceiros para "o avultado investimento" e contratar os fornecedores dos painéis solares e das baterias.


Notícias Relacionadas

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

11h01 - sexta, 16/04/2021
Covid-19. CM Odemira considera "injustas" medidas aplicadas ao concelho
A Câmara de Odemira "discorda das medidas adotadas" pelo Governo relativamente à pandemia da Covid-19, que farão o concelho regredir, a partir de segunda-feira, 19, no plano de desconfinamento em curso no país, exigindo que seja revista "imediatamente a metodologia de cálculo dos indicadores que serviram de base à decisão".
07h00 - sexta, 16/04/2021
Odemira regressa à primeira fase de desconfinamento
O concelho de Odemira vai voltar às regras da primeira fase de desconfinamento a partir de segunda-feira, 19, enquanto os restantes quatro municípios do Alentejo Litoral avançam para a terceira fase, anunciou ontem o primeiro-ministro.
07h00 - quinta, 15/04/2021
Junta de São Teotónio defende
sustentabilidade da caça
A Junta de São Teotónio está a preparar um conjunto de medidas de apoio para permitir a sustentabilidade da atividade cinegética nesta freguesia do concelho de Odemira.
07h00 - quarta, 14/04/2021
Dona do Zmar está insolvente,
mas unidade turística vai reabrir
A declaração de insolvência da empresa responsável pelo Zmar – Eco Camping Resort não coloca em risco de encerramento este complexo turístico em Odemira (Beja), que prevê reabrir "muito em breve", disse fonte do empreendimento.
07h00 - terça, 13/04/2021
AFBeja retoma
campeonatos distritais
no mês de maio
A Associação de Futebol de Beja (AFBeja) já tem preparada a retoma dos campeonatos distritais da 1ª e da 2ª divisão, assim como de sub-23 e de futsal, para concluir a época desportiva de 2020-2021.

Data: 09/04/2021
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial