07h00 - terça, 06/04/2021

Covid-19: Testagem "massiva" avança no concelho de Odemira

Covid-19: Testagem "massiva" avança no concelho de Odemira

As autoridades de saúde vão realizar durante esta semana a "testagem massiva" à Covid-19 de cerca de 4.000 trabalhadores migrantes do setor agrícola no concelho de Odemira, anunciou nesta segunda-feira, 5, o presidente da Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo.
Em Odemira "há muitos migrantes que são uma preocupação" e "esta semana estamos a pensar fazer entre 3.000 e 4.000 testes em profissionais migrantes que estão nas empresas, particularmente agrícolas", disse José Robalo em declarações à rádio Antena 1.
O presidente da ARS do Alentejo disse ainda que "a testagem, o isolamento dos casos positivos e a identificação dos contactos tem que ser muito acompanhada de perto, para que eventualmente não tenhamos dimensões maiores de infeções" por Covid-19.
Segundo a Câmara de Odemira, em comunicado enviado ao "SW", a testagem será concretizada "através de um centro móvel" e, nesta primeira fase, "está a decorrer nas empresas de atividade agrícola".
"A realização dos testes estará a cargo da Cruz Vermelha Portuguesa, que disponibilizou várias equipas no terreno", e terá lugar nas empresas associadas na Associação de Horticultores, Fruticultores e Floricultores (AHSA) e na Lusomorango, complementa, também em comunicado, a Unidade Local de Saúde do Alentejo Litoral (ULSLA).
A Câmara de Odemira adianta ainda que, depois, a testagem "prosseguirá para os serviços municipais essenciais, designadamente os serviços de abastecimento de água e de águas residuais, de recolha e gestão de resíduos, de transportes e protecção civil e depois para outros serviços e à população em geral", explicando que "ainda esta semana será instalado um centro de testagem fixo em Odemira, onde a população poderá deslocar-se para realizar, de forma gratuita, o teste à Covid-19".
A autarquia frisa que "a operacionalização da testagem resulta de uma estreita articulação entre a Autoridade Local de Saúde, Unidade de Saúde Pública/ULSLA, ARS do Alentejo, Município de Odemira e Serviço Municipal de Proteção Civil, Cruz Vermelha Portuguesa, entidades locais e regionais", numa iniciativa que contou "com o envolvimento direto" do secretário de Estado Adjunto e da Defesa Nacional, Jorge Seguro Sanches, e do secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Sales.
Recorde-se que Odemira é, a par de Moura, um dos 19 concelhos de Portugal continental que estão acima do limiar de risco definido pelo Governo, ambos com mais de 300 novos casos de Covid-19 por 100 mil habitantes entre 17 e 30 de março.
É nestes 19 concelhos que deve haver maior "cautela" nas duas próximas semanas, sob pena de, a 19 de abril, não avançarem da segunda para a terceira fase de desconfinamento.

Notícia atualizada na terça-feira, 6, pelas 12h00, com as informações adiantadas pela Câmara de Odemira e pela ULSLA em comunicados


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - quarta, 24/04/2024
Festejar 50 anos de Abril
no Alentejo Litoral
O "SW" dá-lhe a conhecer as propostas para festejar os 50 anos do 25 de Abril nos con-celhos de Odemira, Sines, Santiago do Cacém, Grândola e Alcácer do Sal.
07h00 - terça, 23/04/2024
Concurso de BD em Odemira sobre
travessia aérea Portugal-Macau
A Câmara de Odemira tem a decorrer, até junho, um concurso de banda desenhada (BD) para assinalar o centenário da primeira travessia aérea entre Portugal e Macau, que partiu de Vila Nova de Milfontes em 1924.
07h00 - segunda, 22/04/2024
Câmara de Odemira faz
investimento na Educação
A Câmara de Odemira tem a decorrer as empreitadas de ampliação do Centro Escolar de São Luis, no valor de quase 2,2 milhões de euros, e do espaço exterior da EB1 de Relíquias, avaliadas em cerca de 166 mil euros, que serão concluídas ate ao final do presente ano letivo.
07h00 - domingo, 21/04/2024
Performance artísticas vai construir
"atlas" do concelho de Odemira
Uma performance artística, criada por Ana Borralho e João Galante, vai juntar, no domingo, cerca de uma centena de pessoas em palco na vila de Odemira, para "construir um atlas da organização social humana" deste concelho.
07h00 - sexta, 19/04/2024
Almograve vai ter novo centro escolar
A Câmara de Odemira vai avançar com a construção de um novo Centro Escolar em Almograve, num investimento avaliado em pouco mais de 2,3 milhões de euros para dar resposta a uma necessidade sentida nesta freguesia do litoral do concelho.

Data: 19/04/2024
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial