07h00 - terça, 06/04/2021

Covid-19: Testagem "massiva" avança no concelho de Odemira

Covid-19: Testagem "massiva" avança no concelho de Odemira

As autoridades de saúde vão realizar durante esta semana a "testagem massiva" à Covid-19 de cerca de 4.000 trabalhadores migrantes do setor agrícola no concelho de Odemira, anunciou nesta segunda-feira, 5, o presidente da Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo.
Em Odemira "há muitos migrantes que são uma preocupação" e "esta semana estamos a pensar fazer entre 3.000 e 4.000 testes em profissionais migrantes que estão nas empresas, particularmente agrícolas", disse José Robalo em declarações à rádio Antena 1.
O presidente da ARS do Alentejo disse ainda que "a testagem, o isolamento dos casos positivos e a identificação dos contactos tem que ser muito acompanhada de perto, para que eventualmente não tenhamos dimensões maiores de infeções" por Covid-19.
Segundo a Câmara de Odemira, em comunicado enviado ao "SW", a testagem será concretizada "através de um centro móvel" e, nesta primeira fase, "está a decorrer nas empresas de atividade agrícola".
"A realização dos testes estará a cargo da Cruz Vermelha Portuguesa, que disponibilizou várias equipas no terreno", e terá lugar nas empresas associadas na Associação de Horticultores, Fruticultores e Floricultores (AHSA) e na Lusomorango, complementa, também em comunicado, a Unidade Local de Saúde do Alentejo Litoral (ULSLA).
A Câmara de Odemira adianta ainda que, depois, a testagem "prosseguirá para os serviços municipais essenciais, designadamente os serviços de abastecimento de água e de águas residuais, de recolha e gestão de resíduos, de transportes e protecção civil e depois para outros serviços e à população em geral", explicando que "ainda esta semana será instalado um centro de testagem fixo em Odemira, onde a população poderá deslocar-se para realizar, de forma gratuita, o teste à Covid-19".
A autarquia frisa que "a operacionalização da testagem resulta de uma estreita articulação entre a Autoridade Local de Saúde, Unidade de Saúde Pública/ULSLA, ARS do Alentejo, Município de Odemira e Serviço Municipal de Proteção Civil, Cruz Vermelha Portuguesa, entidades locais e regionais", numa iniciativa que contou "com o envolvimento direto" do secretário de Estado Adjunto e da Defesa Nacional, Jorge Seguro Sanches, e do secretário de Estado Adjunto e da Saúde, António Sales.
Recorde-se que Odemira é, a par de Moura, um dos 19 concelhos de Portugal continental que estão acima do limiar de risco definido pelo Governo, ambos com mais de 300 novos casos de Covid-19 por 100 mil habitantes entre 17 e 30 de março.
É nestes 19 concelhos que deve haver maior "cautela" nas duas próximas semanas, sob pena de, a 19 de abril, não avançarem da segunda para a terceira fase de desconfinamento.

Notícia atualizada na terça-feira, 6, pelas 12h00, com as informações adiantadas pela Câmara de Odemira e pela ULSLA em comunicados


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - sábado, 20/04/2024
Grândola cria museu sobre
a senha do 25 de Abril
Um núcleo museológico interativo e imersivo dedicado à canção que se tornou senha da revolução do 25 de Abril vai abrir ao público neste sábado, 20, pelas 15h00, em Grândola, após um investimento de 1,5 milhões de euros.
07h00 - domingo, 14/04/2024
Secretário-geral do
PCP almoça em Grândola
com militantes
O Pavilhão de Feiras de Grândola recebe neste domingo, 14, o almoço comemorativo dos 103 anos do PCP, que contará com a participação do secretário-geral do partido, Paulo Raimundo.
07h00 - quarta, 10/04/2024
Exposição em
Grândola evoca
central elétrica
"Central Elétrica de Grândola: História, Eletricidade e Tempo" é o título da exposição que está patente no Núcleo Museológico de São Pedro, na "vila morena".
15h58 - domingo, 07/04/2024
Quatro desaparecidos
em naufrágio na
zona de Tróia
Uma pessoa foi resgatada e quatro estão desaparecidas depois de a embarcação em que seguiam ter naufragado neste domingo, 7, na zona de Tróia, no concelho de Grândola.
07h00 - sexta, 05/04/2024
Pedro Jóia vai
cantar Zeca Afonso
em Grândola
O cineteatro Grandolense recebe esta sexta-feira, 5, pelas 21h30, o espetáculo "Pedro Jóia interpreta Zeca", integrado no programa das comemorações dos 50 Anos do 25 de Abril em Grândola.

Data: 19/04/2024
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial