07h00 - quinta, 08/04/2021

PEV questiona Governo sobre
central solar em Santiago

PEV questiona Governo sobre central solar em Santiago

O partido ecologista "Os Verdes" (PEV) questionou no Parlamento o Governo, através do Ministério do Ambiente e da Ação Climática, a pretensão de instalar uma central fotovoltaica em Vale de Água, no concelho de Santiago do Cacém.
Na pergunta, enviada ao "SW", o PEV exigem a retoma e o alargamento da consulta pública sobre o projeto da cventral "The Happy Sun is Shinnhing" (THSiS), da empresa Prosalia, que vai ocupar uma área de cerca de 1.260 hectares, "tornando-o assim o maior parque solar da Europa".
O PEV quer saber se o Governo não considera "que o período de confinamento contribuiu para que muitas pessoas não tivessem informação sobre a consulta pública que estava a ser realizada, no âmbito da Avaliação de Impacto Ambiental (AIA) relativa ao projeto para a central solar THSiS que o grupo Prosolia pretende instalar no Alentejo Litoral".
Os ecologistas questionam ainda se, "tendo em conta esse facto e a importância de mobilizar os cidadãos para os processos participativos, o Governo pondera retomar e alargar o período de consulta daquele processo de AIA, procedendo à sua mais ampla publicitação".
Relativamente ao projeto, o PEV quer saber qual a sua "dimensão", "quais as características do espaço que vai ocupar" e "que impactos mais significativos foram avaliados".


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

11h01 - sexta, 16/04/2021
Covid-19. CM Odemira considera "injustas" medidas aplicadas ao concelho
A Câmara de Odemira "discorda das medidas adotadas" pelo Governo relativamente à pandemia da Covid-19, que farão o concelho regredir, a partir de segunda-feira, 19, no plano de desconfinamento em curso no país, exigindo que seja revista "imediatamente a metodologia de cálculo dos indicadores que serviram de base à decisão".
07h00 - sexta, 16/04/2021
Odemira regressa à primeira fase de desconfinamento
O concelho de Odemira vai voltar às regras da primeira fase de desconfinamento a partir de segunda-feira, 19, enquanto os restantes quatro municípios do Alentejo Litoral avançam para a terceira fase, anunciou ontem o primeiro-ministro.
07h00 - quinta, 15/04/2021
Junta de São Teotónio defende
sustentabilidade da caça
A Junta de São Teotónio está a preparar um conjunto de medidas de apoio para permitir a sustentabilidade da atividade cinegética nesta freguesia do concelho de Odemira.
07h00 - quarta, 14/04/2021
Dona do Zmar está insolvente,
mas unidade turística vai reabrir
A declaração de insolvência da empresa responsável pelo Zmar – Eco Camping Resort não coloca em risco de encerramento este complexo turístico em Odemira (Beja), que prevê reabrir "muito em breve", disse fonte do empreendimento.
07h00 - terça, 13/04/2021
AFBeja retoma
campeonatos distritais
no mês de maio
A Associação de Futebol de Beja (AFBeja) já tem preparada a retoma dos campeonatos distritais da 1ª e da 2ª divisão, assim como de sub-23 e de futsal, para concluir a época desportiva de 2020-2021.

Data: 09/04/2021
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial