17h21 - quinta, 08/12/2016

A importância do Poder Local


Carlos Pinto
Na próxima segunda-feira, 12 de Dezembro, celebram-se 40 anos de Poder Local Democrático em Portugal. Foi nessa data, no ano de 1976, que os portugueses puderam pela primeira vez eleger os órgãos de governação local em consciência e, sobretudo, em liberdade. Uma conquista para o povo que se traduziu igualmente num período de grande transformação nas nossas terras, que puderam desde então alimentar (e concretizar) a ambição de ter mais e melhores condições de vida para todos.
Portugal não seria o que é hoje sem o Poder Local. E quem como todos nós está mais longe dos grandes centros urbanos sabe bem do que estamos a falar. As nossas pequenas cidades, vilas e aldeias seriam hoje locais bem menos apetrechados e pouco apetecíveis para viver não fosse (e seja) a acção das câmaras municipais e das juntas de freguesia, que muitas vezes vão além das suas competências mais directas para proporcionar o desenvolvimento social e económico dos seus territórios.
Sem Poder Local haveria hoje lugares e montes sem uma estrada de acesso em condições. Teríamos aldeias sem as mais básicas das infra-estruturas, desde o saneamento à electricidade. Ou ainda vilas e cidades sem equipamentos educativos, sociais, culturais e/ou recreativos com o nível de qualidade que se encontra nas grandes urbes.
As eleições Autárquicas de 1976 – e as quatro décadas de Poder Local que se seguiram – são, por tudo isto, um momento histórico para os portugueses que não se pode perder nos confins da memória. É que para entender o presente e melhor desenhar o futuro, há que saber o que foi o passado. Daí que se saúde a decisão da Câmara Municipal de Odemira de promover por estes dias um programa comemorativo que assinala com dignidade esta data histórica no Portugal pós-25 de Abril. É assim que se promove a cidadania e valoriza a Liberdade.



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - terça, 23/04/2024
Concurso de BD em Odemira sobre
travessia aérea Portugal-Macau
A Câmara de Odemira tem a decorrer, até junho, um concurso de banda desenhada (BD) para assinalar o centenário da primeira travessia aérea entre Portugal e Macau, que partiu de Vila Nova de Milfontes em 1924.
07h00 - segunda, 22/04/2024
Moradores de Melides
exigem obras na
Estrada Nacional 261
Moradores da freguesia de Melides, concelho de Grândola, queixam-se da degradação da Estrada Nacional 261 (EN 261) e vão protestar, nesta segunda-feira, 22, para exigir obras nesta via de acesso ao vizinho concelho de Santiago do Cacém.
07h00 - segunda, 22/04/2024
Câmara de Odemira faz
investimento na Educação
A Câmara de Odemira tem a decorrer as empreitadas de ampliação do Centro Escolar de São Luis, no valor de quase 2,2 milhões de euros, e do espaço exterior da EB1 de Relíquias, avaliadas em cerca de 166 mil euros, que serão concluídas ate ao final do presente ano letivo.
06h00 - segunda, 22/04/2024
Cineteatro de
Ermidas-Sado já
reabriu ao público
O Cineteatro Vitória, em Ermidas-Sado, no concelho de Santiago do Cacém, reabriu ao público neste sábado, 20, após obras de requalificação em que foram investidos 1,4 milhões de euros.
07h00 - domingo, 21/04/2024
Performance artísticas vai construir
"atlas" do concelho de Odemira
Uma performance artística, criada por Ana Borralho e João Galante, vai juntar, no domingo, cerca de uma centena de pessoas em palco na vila de Odemira, para "construir um atlas da organização social humana" deste concelho.

Data: 19/04/2024
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial