15h50 - quinta, 01/03/2018

Pior a emenda que o soneto


Carlos Pinto
Já muito se escreveu e disse sobre o projecto que junta as petrolíferas GALP e ENI na ambição de avançarem com a prospecção de hidrocarbonetos ao largo da costa do Alentejo Litoral, em busca, nomeadamente, de petróleo e de gás natural. Uma operação que está muito longe de ter garantias de sucesso, mas que certamente terá profundas repercussões negativas nas dimensões económica e social de uma das zonas mais belas da Europa. Até porque mesmo que se encontrasse "ouro negro" por estas bandas, quem mais beneficiaria com a descoberta não seria o país, mas sim os accionistas das duas petrolíferas – com a italiana ENI à cabeça, uma vez que tem 70% do capital do consórcio…
Este processo tem sido longo e bastante contestado por quem mais razões tem para o fazer: populações, autarquias, associações ambientalistas e empresários ligados ao sector turístico e outras actividades. Tudo tem esbarrado na burocracia e na legitimidade dos procedimentos administrativos. Mas eis que o Governo teve em mãos a possibilidade de, legalmente, fazer cair o projecto: bastava ter seguido o parecer dos municípios e não autorizar a prorrogação do prazo de execução do furo prospectivo, que expirou no fim de Janeiro… Infelizmente não foi isso que aconteceu, sendo mesmo difícil de compreender os argumentos invocados no despacho assinado pelo secretário de Estado da Energia. É caso para dizer que "foi pior a emenda que o soneto"…
Ainda assim, não devemos baixar os braços. E certamente que os argumentos defendidos na posição pública assumida na passada semana, em Loulé, por mais de 30 entidades públicas e privadas do Alentejo Litoral e Algarve [ver notícia na página 4 desta edição] chegarão com sucesso junto do primeiro-ministro e do Presidente da República. Caso contrário, corremos o risco de ver projecto avançar mesmo. E até se poderá encontrar petróleo e gás natural em abundância. Mas pelo meio assistiremos a um verdadeiro atentado ambiental (e social) sem que haja culpados à luz da lei e com bastantes vítimas.

2. Esta é a centésima edição do "SW". Um número redondo que nos enche de orgulho e serve de estímulo para continuarmos a levar aos nossos leitores um jornal credível e atento, com histórias das nossas gentes e o retrato dos momentos mais importantes deste imenso território. Uma centena de edições que recordamos ao longo destas páginas, num exercício de memória sobre aquilo que fizemos e aquilo que foi acontecendo pelo Sudoeste!



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - sábado, 20/04/2024
Grândola cria museu sobre
a senha do 25 de Abril
Um núcleo museológico interativo e imersivo dedicado à canção que se tornou senha da revolução do 25 de Abril vai abrir ao público neste sábado, 20, pelas 15h00, em Grândola, após um investimento de 1,5 milhões de euros.
07h00 - sexta, 19/04/2024
Almograve vai ter novo centro escolar
A Câmara de Odemira vai avançar com a construção de um novo Centro Escolar em Almograve, num investimento avaliado em pouco mais de 2,3 milhões de euros para dar resposta a uma necessidade sentida nesta freguesia do litoral do concelho.
07h00 - sexta, 19/04/2024
Agricultores de Campilhas e
Alto Sado apostam no regadio
A Associação de Regantes e Beneficiários de Campilhas e Alto Sado (ARBCAS), com sede em Alvalade, no concelho de Santiago do Cacém, vai avançar com dois projetos, no valor de quase 837 mil euros, para aumentar a resiliência e melhorar a eficiência dos sistemas de distribuição de água existentes.
07h00 - sexta, 19/04/2024
Festival de Estátuas
vivas no centro da
vila de Odemira
Mais de uma dezena de artistas portugueses vão marcar presença na primeira edição do Festival de Estátuas Vivas de Odemira, que vai promover esta "arte" no centro da vila durante este fim de semana, dias 20 e 21 de abril, das 14h30 às 18h00.
07h00 - sexta, 19/04/2024
Prova de orientação
no concelho de Odemira
até domingo
O concelho de Odemira recebe neste fim de semana, dias 20 e 21 de abril, a sexta edição do Rogaine da Costa Alentejana e o Sprint de Odemira, provas organizadas pelo COALA – Clube de Orientação e Aventura do Litoral Alentejano.

Data: 19/04/2024
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial