17h49 - quinta, 02/08/2018

Elogio ao empreendedor


Carlos Pinto
Num tempo em que o atavismo por vezes se sobrepõe à vontade de executar, é de louvar aqueles que fazem, que assumem o risco de falhar e que ousam desafiar o que está estabelecido. Daí que apesar de empreender ser um dos verbos mais recentes no nosso léxico diário, nem todos ainda o saibam (ou queiram) conjugar. Porque isto de inovar, de investir, de correr riscos e de ter de recomeçar não é para todos.
Vem isto a propósito de mais uma edição do prémio "Espírito Empreendedor", entregue pela Câmara Municipal de Odemira durante a FACECO 2018 e que ficou marcada pela juventude dos candidatos [ver notícia na página 4]. Novos investidores que assumiram o risco de empreender num território do interior, contrariando os fatalismos do costume. Por isso mesmo, merecem todos os elogios possíveis e inimagináveis.
Mas neste campo há que olhar também para o outro lado e elogiar igualmente quem promove o empreendedorismo. E nesse aspecto o Município de Odemira dá cartas (na região e no país), pois não se limita a ficar confortavelmente à espera que os empresários avancem por sua iniciativa e risco. Pelo contrário, a autarquia odemirense é, também ela, empreendedora, estando ao lado de quem quer investir em projectos que abram novos horizontes ao território. E isso é de louvar!

2. A afirmação é do secretário de Estado da Energia a propósito do projecto da ENI e GALP para prospecção de hidrocarbonetos ao largo do Alentejo Litoral: "O país deve querer conhecer os seus recursos e depois, no momento certo, tomar a decisão se os deve explorar ou não", afirma Jorge Seguro Sanches. Pois parece-nos que esta não é a melhor das argumentações, além de contrariar o espírito do que deve ser uma estratégia de desenvolvimento sustentável e sustentada nas energias renováveis. Por isso mesmo, faz bem a Câmara de Odemira em avançar, junto com as autarquias do Algarve, com uma acção no Tribunal Europeu.



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - sexta, 18/01/2019
Autarca de Odemira esperava mais
da transferência de competências
O presidente da Câmara de Odemira elogia a transferência de competências do Estado para os municípios, mas não deixa de criticar a forma como o processo foi concebido, admitindo mesmo que o actual figurino lhe "sabe a pouco".
07h00 - sexta, 18/01/2019
CM Odemira vai aceitar novas competências
Praias, jogos de fortuna ou azar, justiça, associações de bombeiros, habitação, estruturas de atendimento aos cidadãos, vias de comunicação, património imobiliário público sem utilização e estacionamento público: estas matérias vão passar para a responsabilidade da Câmara de Odemira, que vai aceitar a transferência de competências proposta pelo Governo para estas nove áreas.
07h00 - sexta, 18/01/2019
Alojamento Local em debate em Odemira
O alojamento local vai estar em debate nesta sexta-feira, 18, a partir das 14h30, no auditório da Biblioteca Municipal de Odemira, numa sessão promovida pela autarquia local.
07h00 - sexta, 18/01/2019
Alojamento Local cresce
no concelho de Odemira
A actividade turística é cada vez mais preponderante na economia local do concelho de Odemira e isso não se reflecte apenas no aumento de visitantes no território, mas também o número de unidades de alojamento tem crescido no concelho, com destaque para o Alojamento Local, que em cinco anos passou de cerca de 60 unidades para as actuais 520.
07h00 - sexta, 18/01/2019
Música e teatro pelo
projecto "GiraMundo"
O projecto "Giramundo", dinamizado pela TAIPA, apresenta nas próximas duas sextas-feiras dois espectáculos, um de música e outro de teatro.

Data: 18/01/2019
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial