15h06 - quinta, 03/01/2019

Os melhores do ano 2018


Carlos Pinto
Pelo segundo ano consecutivo, os media do Alentejo Litoral avançaram com a escolha daqueles que foram, na sua modesta opinião, os momentos mais marcantes do passado ano na região, selecionando os principais acontecimentos e elegendo as figuras que mais se destacaram. Trata-se de um processo humilde e sem pretensões de maior, promovido pela jornalista Helga Nobre a que se associaram os jornais, rádios e outros repórteres da região. Mas apesar de ser uma eleição despojada de artifícios, não deixa de ser um exercício interessante para deixar para memória futura um balanço daquilo que foi acontecendo ao longo dos últimos 12 meses.
Ora as escolhas feitas relativamente a 2018 reconhecem a particular importância que esses momentos ou feitos tiveram para a região do Alentejo Litoral. Desde logo a escolha do cancelamento do projecto de prospecção de petróleo ao largo da costa alentejana por parte do consórcio GALP/ ENI como "Acontecimento do Ano". Porque foi-o mesmo! Afinal, a suspensão desta iniciativa por parte das petrolíferas foi a melhor notícia para todo o Alentejo Litoral ao longo de 2018, garantindo um futuro muito mais sustentável (e seguro) para a região.
Depois surge o futebolista siniense Mário Rui como "Personalidade do Ano". Escreve-se e diz-se muitas vezes que se fala demais de futebol em Portugal, mas é preciso reconhecer o alcance social deste desporto, que une estratos sociais, credos e raças em torno da mesma paixão. Um desporto onde o colectivo se sobrepõe ao individual e onde só o talento, trabalho e persistência ajudam a triunfar. É por isso que ter um alentejano do litoral a jogar num dos emblemas históricos de um dos países com mais pergaminhos no futebol mundial (o Nápoles, o eterno clube de Maradona) e a representar com regularidade a Selecção Nacional deve ser motivo de orgulho para todos. E também servir de exemplo aos que aspiram a "vingar" na vida, mesmo sem terem nascido numa grande metrópole…



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado
07h00 - segunda, 21/01/2019
CM Alcácer rejeita
novas competências
A Câmara de Alcácer do Sal decidiu, no final da passada semana em reunião do executivo municipal, não aceitar a transferência de competências do Estado nos anos de 2019 e 2020.
07h00 - segunda, 21/01/2019
APC Odemira dinamiza
projecto "Abranger +"
Ceder temporariamente materiais de apoio a pessoas com incapacidade física é o grande objectivo do projecto "Abranger +", dinamizado pela Associação de Paralisia Cerebral de Odemira (APCO) no âmbito do seu Centro de Apoio à Inclusão (CAI).
17h47 - domingo, 20/01/2019
Domingo de derrotas para
equipas de Odemira
Este foi um domingo para esquecer para as equipas do concelho de Odemira que disputam o campeonato distrital da 1ª divisão da Associação de Futebol de Beja.
07h00 - domingo, 20/01/2019
Equipas de Odemira
em acção na 1ª divisão
A deslocação do Praia de Milfontes ao reduto do Penedo Gordo é um dos grandes destaques da 9ª jornada do campeonato distrital da 1ª divisão de Beja, agendada para as 15h00 deste domingo, 20 de Janeiro.
07h00 - sexta, 18/01/2019
Autarca de Odemira esperava mais
da transferência de competências
O presidente da Câmara de Odemira elogia a transferência de competências do Estado para os municípios, mas não deixa de criticar a forma como o processo foi concebido, admitindo mesmo que o actual figurino lhe "sabe a pouco".

Data: 18/01/2019
Edição n.º:
Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial