16h43 - quinta, 05/09/2019

Lutar contra a desertificação


Carlos Pinto
O Tribunal de Contas (TdC) recomendou, nesta semana, que o Governo reveja o Programa Nacional de Combate à Desertificação (PANCD), concluindo que, por falta de recursos, aquele instrumento não tem assumido "uma verdadeira natureza de programa ou plano de acção".
De acordo com a auditoria realizada (e divulgada) pelo TdC, este programa, criado em 2014, "não identificou as concretas acções a desenvolver, as entidades e as áreas de governação responsáveis pela sua execução, o respectivo calendário, o custo envolvido" e a articulação com os programas ou fundos que poderiam financiá-lo. Em suma, o PANCD foi, ironia das ironias, um verdadeiro "deserto", sem acções e sem efeitos.
Tudo isto leva o TdC a aconselhar o Governo a, por um lado, "rever o PANCD" por forma a poder aproveitar o próximo período de fundos europeus, de 2021 a 2027 e para cumprir a meta de alcançar a neutralidade na degradação do solo em 2030, e, por outro lado, a criar "um sistema de acompanhamento permanente e actualizado da desertificação e da degradação dos solos" em Portugal.
Esta é, sem dúvida alguma, uma questão prioritária para o país, sobretudo para os territórios mais interiores a sul de Portugal, onde se inclui, naturalmente, o Alentejo Litoral. Porque "desertificação" é mais que uma ideia genérica debatida por técnicos e teóricos – ela é, na prática, sinónimo de degradação, de abandono e, sobretudo, de ausência de vida.
Urge, portanto, que esta matéria esteja no topo das prioridades de quem de direito. E numa altura em que estamos já em período de pré-campanha eleitoral para as Legislativas de 6 de Outubro, é essencial que os partidos não percam de vista este assunto em detrimentos de temas que até podem ser muito interessantes do ponto de vista da oralidade e das manchetes, mas que pouco ou nada acrescentam ao bem-estar dos portugueses… nomeadamente daqueles que vivem longe dos grandes centros urbanos de Lisboa, Porto ou Braga!



Outros artigos de Carlos Pinto

COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - quarta, 24/04/2024
Festejar 50 anos de Abril
no Alentejo Litoral
O "SW" dá-lhe a conhecer as propostas para festejar os 50 anos do 25 de Abril nos con-celhos de Odemira, Sines, Santiago do Cacém, Grândola e Alcácer do Sal.
07h00 - quarta, 24/04/2024
Carlos Beato:
"O 25 de Abril
valeu a pena!"
Antigo presidente da Câmara de Grândola, Carlos Beato esteve ao lado de Salgueiro Maia na madrugada libertadora de 25 de Abril de 1974.
07h00 - quarta, 24/04/2024
Alunos de
Mação visitaram
concelho de Sines
Um grupo de alunos de Mação, no distrito de Santarém, visitou na passada semana o concelho de Sines, no âmbito da edição deste ano do programa "Partilha com Energia", da empresa EDP.
07h00 - terça, 23/04/2024
Concurso de BD em Odemira sobre
travessia aérea Portugal-Macau
A Câmara de Odemira tem a decorrer, até junho, um concurso de banda desenhada (BD) para assinalar o centenário da primeira travessia aérea entre Portugal e Macau, que partiu de Vila Nova de Milfontes em 1924.
07h00 - segunda, 22/04/2024
Moradores de Melides
exigem obras na
Estrada Nacional 261
Moradores da freguesia de Melides, concelho de Grândola, queixam-se da degradação da Estrada Nacional 261 (EN 261) e vão protestar, nesta segunda-feira, 22, para exigir obras nesta via de acesso ao vizinho concelho de Santiago do Cacém.

Data: 19/04/2024
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial